segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Resenha: Amanhã você vai entender - Rebecca Stead

Miranda está em meio a um grande enigma, que começa com o bilhete acima, escondido no livro que ela pegara na biblioteca. Um estranho pode ter invadido sua casa; seu melhor amigo foi agredido na rua, e os bilhetes, que ela não compreende nem tampouco sabe quem escreve, continuam a chegar, alertando sobre a morte de alguém. Alguém próximo. Alguém que ela poderá ajudar a salvar. Mas, para isso, a menina precisa descobrir o que está acontecendo. Bilhete após bilhete, as peças do quebra-cabeça se juntam, até que finalmente o cenário se completa e Miranda percebe que a resposta sempre esteve ali, bem na sua frente. Mas o tempo é ardiloso: guarda hoje momentos que só amanhã você vai entender.

Terminei a leitura desse livro em um dia... tinha começado a resenha de A Rosa do Inverno, porém essa passou a frente, não por ter gostado mais do livro, mas sim por ser mais fácil de fazer.
O livro começa com a mãe de Miranda - Chamada muitas vezes de Mira ao longo do livro - recebendo a noticia de que irá participar da Piramide de 20 Mil Dolares no dia 27 de Abril de 1979 - o livro se passa na Nova York dos anos 70, adoraria dizer o porquê, mas é um grande Spoiler... então só digo que você descobrirá - e ela (Miranda) logo se refere a um dos bilhetes recebidos por um alguém que é o grande mistério do livro, juntamente com outros assuntos relcionados.
Na capa do exemplar Brasileiro esta escrito:
"Um mistério diferente e instigante, que vai encantar todo tipo de leitor"
 - School Library Journal
Bem, eu não achei nada de diferente no mistério do livro, só no resultado, o qual - apesar de toda criatividade que Rebecca Stead claramente tem, e apresentar bem os fatos - eu consegui descobrir já na metade do livro, e pelo o que li em alguma resenhas por ai antes de comprar o livro, muita gente também. Instigante, isso sim ele é, mas só até o momento de você resolve-lo, o que como eu já disse acontece antes de Mira nos revela-lo. Que vai encantar todo tipo de leitor, bom, isso é verdade afinal eu não consigo ver alguém que não acabe por gostar dele, pois além do mistério sobre os bilhetes recebidos de um anônimo que sabe muito sobre o que ira acontecer em sua vida há outros assuntos.
Esses outros assuntos que também tem distaque no livro são: Seu melhor amigo desde bebê, Sal - Segundo a própria Miranda e sua mãe, no primeiro dia delas no prédio quando desceram  para a portaria Sal chorava sem parar nos braços da mãe, Louisa, e assim que viu Mira parou de chorar na hora - esta a evitando desde que foi agredido na rua, e ela nem sabe porquê. E no meio disso tudo surge Colin - ah... Colin - Que não é muito importante na trama e me surpreende, eu não sabia da onde saiu aquilo, e nem porque ele fez... só chegou e fez - Ao ler o livro vocês vão entender - após fazer isso ele continuou sem muita importancia na trama, mas mesmo assim não pude deixar de mencionar.
Falei um monte e esqueci de comentar sobre os bilhetes... Ao longo do livro Miranda recebe alguns bilhetes que ela não consegue entender, e diz que ele ira salvar a vida de alguém muito proximo a ela - não digo exatamente como esta escrito, se não vocês já vão matar quem é que esta ameaçado, assim com eu.
Que tal falar sobre a mocinha do livro? Clássica, e bem chorona, tudo dá vontade de chorar nela, até uma bronquinha da diretora - eu queria o que? A garota só tem 12 anos e está na 6ª série, mas mesmo assim eu não era nem um pouco chorona nessa época.
Amanhã você vai entender é um livro que consegue nos prender até a última pagina, mesmo tendo desvendado o mistério no meio, e com uma leitura fácil, boa e agradável. Eu realmente o indico para todos os leitores de mais distintos gostos.
Ficha Técnica:
Autor: Rebecca Stead
País: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Gênero(s): Ficção, mistério, ficção-cientifica
Editora: Wendy Lamb (US)/ Intrínseca (BR)
Data de Publicação: 14 de Julho de 2009 (US)/ 06 de Junho de 2011 (BR)
Páginas: 224
Comprar: Saraiva - Submarino
 Confira abaixo a minha frase favorita do Livro:
Ainda penso na carta que você pediu que eu escrevesse. Isso me incomoda, mesmo sabendo que você se foi, que não tenho mais a quem entrega-la. As vezes a elaboro em minha cabeça, tentando delinear a história que você queria que eu contasse sobre tudo que aconteceu no outono, e no inverno passados. Tudo ainda esta lá como um filme a que eu posso assistir quando quiser. Ou seja, nunca.
 Amanhã você vai entender ganhou a prestigiosa Medalha de Ouro de 2010, entregue atualmente pela American Library Association às mais importantes contribuições norte-americanas à literatura jovem.
Nota:


Beijos; Kah ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário