- Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind - 2005 - Vencedor - Roteiro Original): Pra mim não tem como não pensar em Oscar e se lembrar desse filme, que é o da foto do post. O filme mostra Joel, um homem banal que fica surpreso ao descobrir que a sua namorada Clementine apagou as lembranças do tumultuado relacionamento que tiveram. Desesperado, ele contata o inventor desse processo, o Dr. Howard Mierzwiak, para também remover Clementine de suas lembranças. Porém, à medida em que as lembranças de Joel vão desaparecendo, ele começa a redescobrir o seu amor por Clementine. Joel tenta escapar do procedimento refugiando-se nas áreas mais profundas de seu cérebro e, durante a perseguição do Dr. Mierzwiak e de sua equipe através de um labirinto de lembranças, fica claro que Joel não consegue tirar Clementine da cabeça. O filme trata da memoria e da sua importância para a nossa vida, e como ela é que nos faz quem somos. Um filme de verdade que não precisa recorrer aos efeitos especiais para ser incrível, e que também tem Jim Carey em um papel dramático que se tornou um dos melhores de sua carreira.
- Pequena Missa Sunshine (Little Miss Sunshine - 2007 - Vencedor - Roteiro Original): Diante de uma situação familiar pouco estável, com cada membro da família com suas peculiares diferenças e problemas, surge a notícia que Olive foi classificada no concurso "A Pequena Miss Sunshine" na Califórnia. Sai então toda a família: O avô paterno de Olive, que ensaia todos os dias a neta para o concurso e que foi expulso de uma casa de repouso pelo uso de drogas; o pai Richard que vende um programa de auto-ajuda para quem quer ser um vencedor; a mãe típica, que valoriza a honestidade, mas que de contrapartida é uma fumante compulsiva que desmente tal hábito; o tio Frank, irmão da mãe de Olive, gay que acaba de tentar um suicídio (por isso é recomendado ficar com a família); e o irmão mais velho Dwayne obcecado em ser piloto da Força Aérea, faz um "voto de silêncio" até conseguir sê-lo. Todos juntos precisam levar a pequena Olive, sonhadora e desengonçada, com o único meio de locomoção que pode levar toda a família, uma Kombi amarela bastante usada. Na viagem de três dias entre o Novo México e a Califórnia, eles passam por diversos momentos de alegria, tristeza e descobertas. O filme trata de temas como adolescência problemática, fracasso profissional, homofobia, suicídio, desilusão amorosa e drogas.
- E o Vento Levou... ( Gone with the Wild - 1940 - Vencedor - Roteiro Adaptado) Narra a complicada vida de Scarlet O’Hara, seus amores e desilusões em um período que tem a Guerra Civil Americana como pano de fundo. Clark Gable é Rett Butler, um vivido aventureiro que passa pela vida de Scartlet, em uma relação de amor e ódio marcada por conflitos já clássicos e cenas inesquecíveis de amor. Praticamente o inventor das telenovelas, devido aos conflitos constantes de emoções manifestadas e o romance como tema – não necessariamente por uma outra pessoa, e sim por uma causa, lugar ou qualquer outra coisa que se refira sentimentalmente ao personagem. O clássico dos Clássicos não poderia faltar nessa lista, não é? O filme começa com Scarlet sendo uma menina mimada, mas no final depois de tantas coisas acontecerem ela acaba se tornando uma Mulher de Fibra.
- Crash - No Limite (Crash - 2006 - Vencedor - Roteiro Original): " Em Los Angeles ninguém te toca. Estamos sempre atrás do metal e do vidro. Acho que sentimos tanta falta desse toque, que batemos uns nos outros só para sentir alguma coisa." Crash é um filme que demonstra o retrato de uma sociedade marcada pelo preconceito. Este, no entanto, não é refletido na ingênua fórmula preto-branco, mas antes é demonstrado como uma realidade multicolorida e complexa: negros, brancos, muçulmanos, latinos, pobres, ricos .. Tudo começa a partir do roubo de um carro de uma mulher rica. A partir de então uma série de incidentes acabar por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista e seu jovem parceiro passivo em relação as suas atitudes, um detetive negro e seu irmão traficante de carros roubados, um bem-sucedido diretor de cinema negro que finge ser budista para não ter exposto sua origem afro-descendente, um imigrante persa que possui um pequeno comércio que vive sendo assaltado, um trabalhador latino que luta para sustentar sua família .. Todos estão lá como peões num intrigado tabuleiro de emoções que afloram conforme eles se encontram, ou melhor, se esbarram no acaso da vida do dia-a-dia. Nesses encontros, os personagens tomam consciência de quem realmente são e a maneira como conduzem suas vidas, muitas vezes patéticas. O sentimento que serve de fio condutor é o racismo presente nos EUA.
- As Aventuras de Pi (Life of Pi - 2013 - Indicado - Roteiro Adaptado) Uma família de um dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia, decide se mudar para o Canadá, viajando a bordo de um imenso cargueiro. Quando o navio naufraga, Pi consegue sobreviver em um barco salva-vidas. Perdido em meio ao oceano Pacífico, ele precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre-de-bengala chamado Richard Parker. As aventuras de Pi é um filme que fala sobre tentar ver o melhor das coisas, e usar a sua imaginação. O filme também é chamado de fábula filosófica, por ser um filme que tem que ser intendido e não só um filme para se entreter.
sábado, 23 de fevereiro de 2013
Top 5: Filmes do Oscar que você tem que assistir
Postado por
Kah
O Oscar tem uma enorme lista de filmes maravilhosos que ficam na nossa cabeça até muito tempo depois de ter acabado, e que permanecem em uma lugar especial no nosso coração por muito tempo por causa de sua historia que nos marca de alguma forma pela mensagem que nos passa. É por isso que o Top 5 de hoje será uma indicação de alguns desses filmes que venceram, ou mesmo foram só indicados e por alguma injustiça não venceram, a Categoria de Melhor Roteiro (original ou adaptado).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário