domingo, 21 de dezembro de 2014

Setembro-Fuxicando Sobre Romances de Época: Perdida - Carina Rissi


Isso sim é uma resenha atrasada para o desafio! Eu li o livro do desafio de Setembro no final de setembro/ inicio de outubro, e ao termina-lo não consegui postar a resenha aqui devido a minha falta de tempo provocada pela reta final do colégio e pelos meus estudos para o vestibular. O desafio de setembro consistia em ler um romance de época nacional, eu havia escolhido O Perfume da Rosa para ler, mas não o encontrei em lugar algum, e também descobri que Perdida se encaixava na categoria e também era um chick-lit, sem comentar de ser um livro da Carina Rissi, uma escritora que eu tinha muita vontade de ler algo.

Sofia vive em uma metrópole e está habituada com a modernidade e as facilidades que isso lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor à menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição.
Após comprar um novo celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como ou se voltará. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda do prestativo Ian, Sofia embarca numa procura às cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam levá-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...

Avaliação: ☻☻☻☺☺(3/5)                   364 Páginas                          Verus 

Sofia é uma mulher independente que não acredita que o amor exista para ela, após estragar seu celular ela vai em uma loja comprar um novo aparelho, a vendedora lhe apresenta um que ela diz ser o ideal para Sofia, e ao liga-lo ela acaba sendo transportada para o século passado, onde ela pode acabar mudando sua ideia sobre o amor.

Eu gostei bastante da premissa do livro, dos acontecimentos dele, e das situações engraçadas em que a protagonista se metia, achei o livro bastante cativante, mas talvez o meu erro tenha sido não me envolver com a história. Como eu estava sem tempo para ler, eu precisava ler o maior numero de páginas em menor tempo possível, acabou que eu não me envolvi com a história, não importava quantas páginas passassem, eu continuava enxergando os personagens como estranhos, só nos últimos capítulos que eu acabei me envolvendo e sofrendo junto com eles, mas já era tarde de mais e a maioria dos acontecimentos já haviam passado.

Esse livro nos faz notar como os costumes mudaram em tão pouco tempo - ok, não é tão pouco tempo assim, são pouco mais de 100 anos, mas continua sendo relativamente um tempo muito breve se você levar em conta a quanto a tempo a humanidade existe e quanto tempo ela passou praticamente igual. 

O que fez esse livro perder a primeira "carinha pintada" foi eu não ter me envolvido com a obra, como eu já mencionei, e o que fez ele perder a segunda foram os furos existentes na antiga São Paulo de Carina Rissi. Se você, que já leu esse livro e está lendo essa resenha, é uma amante de romances de época deve estar pensando que não tem nada de mais na São Paulo de antigamente, que ela é exatamente igual a dos outros inúmeros livros que você já leu... e é aí que está o problema, ela é igual. São Paulo não deve ser igual aos outros livros, pelo fato desses outros livros terem se passado na europa do passado ou nos EUA do passado, a história da Carina se passa no Brasil, um contexto, uma sociedade e costumes muito diferentes de lá. Na história da Carina faltaram os escravos, os senhores de escravos, os barões do café, etc... a história poderia ter sido bem mais elaborada. Outra falha da história foi a protagonista ser super fã de Jane Austen e não saber como se portar na sociedade daquela época.

Apesar dos pesares, eu recomendo esse livro pra quem gosta de um romance que rompa as barreiras do tempo com muita comédia e que tenha tempo para se envolver com a obra.

- Kah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário