quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Dicas para Ajudar a Aprender Inglês

Aprender inglês não é uma tarefa fácil, passam-se anos em um curso para tentar chegar no nível avançado, para chegar no fluente só ficando um tempo em país de língua inglesa. Conheço algumas pessoas que conseguiram sozinhas o idioma, não foi o meu caso, mas não é isso o que irei falar aqui, irei falar algumas coisas que aliadas a um curso/aula devem facilitar e tornar mais rápida a sua aprendizagem da língua inglesa. Não sou formada em letras, não sou da área de educação e não tenho nenhuma base cientifica para essa postagem, o que está aqui foi baseado em experiencias próprias, o que eu achei que me ajudou a conseguir um nível bom de inglês.

  • Assistir séries de língua inglesa com a legenda em inglês
Assistir séries internacionais para aprender inglês não é nenhuma novidade, mas caso você já esteja em um curso de inglês há um bom tempo, já tenha um vocabulário bom, seja das aulas de cursinho, colégio ou de assistir as séries mesmo, substitua as legendas em português por outras em inglês. Quando não se mora em um ambiente em que a língua comum é inglês, ou não se passou muito tempo em um, o ouvido não está tão acostumado com o som das palavras, o cérebro faz mais esforço para relacionar, e com a legenda em inglês você facilita essa relação.

  • Leia livros em inglês
Não estou falando em ler clássicos, ou os livros que você está louco para ler, se quiser também pode, mas é mais fácil você pegar algum livro destinado a um público mais novo, como Harry Potter, Young Adults, Chick-lits, livros com um vocabulário mais simples, sem palavras muito difíceis. Outra ideia boa é reler livros que você tenha lido (como se fosse possível reler um que nunca leu) uma ou mais vezes, que se lembra da história com detalhes ainda, mas deseja fazer a leitura novamente, mas cuide com o vocabulário, não vai querer começar relendo Guerra dos Tronos, segura aí, depois que você tiver lido uns dez livros em inglês pode pensar nele.

  • Cerque-se com o idioma
Vá nas configurações do computador, notebook, tablet, celular, facebook, twitter, etc. e coloque como idioma padrão o inglês (tem a opção português no twitter?), obrigue-se a conviver com o idioma, vendo todo dia palavras no menu, na tela, em todo lugar você irá decora-las, se obrigará a aprende-las na prática.

  • Acompanhe Youtubers gringos
Inscreva-se em alguns canais de gringos no Youtube, sobre assuntos que lhe interessam, assim quando saírem vídeos deles você será informado e se interessará pelos assuntos deles, se esforçando para entender o que falam e interpretar. No inicio você terá que pausar e dar play com bastante frequência, perderá algumas coisas, mas irá se acostumar e logo estará assistindo normalmente.

  • Utilize a tecla SAP
Sabe aquela tecla no controle da sua TV - a cabo geralmente - em que está escrito "SAP" ou "Áudio", utilize-a com frequência, principalmente quando estiver passando algum filme que você já assistiu milhares de vezes e irá assistir mais uma, e que já sabe as falas de cor. Caso veja que está perdendo muita coisa, ou foi tentar com um filme que nunca viu, utilize a tecla chamada "legenda" também.

  • Escute músicas em inglês e leia a letra
Isso é meio polemico, muitos professores de inglês torcem o nariz para elas por causa da licença poética que permite transformar "because" em "cause" e comer algumas palavras, mas a verdade é que elas são ótimas para treinar o ouvido. Ao ouvir uma musica só quem é realmente do idioma que consegue entender TUDO dito nela, mas ao ler a letra você vê o que tem nela, lê as palavra e quando escutar novamente a musica irá procura-las e treinar o ouvido para entende-las em outros lugares.

  • Decore a tabela de verbos irregulares
Me senti como uma professora agora, mas a verdade é que a maior parte do que ouvimos são os verbos, sempre que vamos formar uma frase usamos eles, e na tabela de verbos irregulares estão os mais usados (sim, os que mais usamos são irregulares) e os que não estão lá você vai pegando ao longo do caminho e pode só colocar um "ed" no final sem medo, facilita muito a vida.

Espero que vocês tenham gostado e aproveitem as dicas, eu as uso sempre, caso você já faça algumas dessas coisas ou alguma outra me diga nos comentários, vamos nos ajudar.
Beijos
- Kah

2 comentários:

  1. Helloo, Kah! Tudo bem?! *-*
    Primeira vez aqui no blog e já me deparo com esse post fantástico! Comecei a fazer curso de inglês, mas em decorrência do último ano, a correria para o Enem, tive que deixar de fazer o curso e até hoje não retomei. Não que eu não queira, é que já estou na faculdade fazendo inglês... Anyway, comecei a aprender a língua ouvindo música, lembro que no início a pronúncia não era tão boa(embromação da pega), mas de tanto ouvir fui me acostumando, e logo depois veio o vício em seriados. Assistia com legenda em português, mas depois de um tempo uma amiga disse para assistir com a legenda em inglês e assim o fiz, mas por pouco tempo porque já tinha me acostumado tanto com a língua (só escuto música em inglês) que já estava assistindo sem legenda nenhuma! :)
    Amei demais esse post e vou anotar algumas das suas dicas que eu não sabia e que achei interessante para o meu aprendizado, afinal, estamos aprendendo uma língua temos sempre que estar atentos as mudanças dela e como aprimorar o vocabulário.
    Amei o post!!
    Beijin
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sei como é essa correria de ENEM haha. Eu acho que toda faculdade deveria ter um idioma obrigatório, iria facilitar muito a vida profissional. Sim, esse vício em séries ajuda muito! haha Obrigada, temos mesmo que estar sempre atentos e buscando melhorar.
      Beijos.

      Excluir