segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Seis Distopias Literárias (mais) Antigas

Semana passada estreou nos cinemas brasileiros o filme Maze Runner: Prova de Fogo, adaptação do segundo livro da série Maze Runner, uma distopia muito bem sucedida, como Jogos Vorazes, Divergente, e tantas outras no mercado atual. Mas a verdade é que esse gênero não é nem um pouco novo, livros distópicos são bem antigos, exitem vários lançados antes da moda começar e que se mostram bem diferentes do padrão criado pelos best-sellers atuais. Neles as mocinhas não são necessariamente jovens, não precisamos de um romance, mas temos a mesma critica e anseio pela liberdade. Confira seis distopias mais "antigas" e que fogem do padrão atual.

1. Laranja Mecânica - Anthony Burgess
A probabilidade de você já ter ouvido falar do filme derivado desse livro é enorme, porém do livro é mais difícil, porém cá está ele. Em um futuro próximo, a sociedade inglesa tem uma cultura de violência juvenil exacerbada, reprimida de forma igualmente agressiva por um governo totalitário. Alex é um adolescente sociopata e as autoridades estaduais tentam reformá-lo com o uso de um método de condicionamento mental e moral.

2. A Revolução dos Bichos - George Orwell

Esse livro foi lançado em 1945, mas já conseguiu o titulo de clássico pela forma incrível que George
Orwell consegue criticar a sociedade em uma aparente fábula. Num belo dia, os animais da fazenda do sr. Jones se dão conta da vida indigna a que são submetidos: eles se matam de trabalhar para os homens, lhes dão todas as suas energias em troca de uma ração miserável, para ao final serem abatidos sem piedade. Liderados por um grupo de porcos, os bichos então expulsam o fazendeiro de sua propriedade e pretendem fazer dela um Estado em que todos serão iguais. Logo começam as disputas internas, as perseguições e a exploração do bicho pelo bicho, que farão da granja um
arremedo grotesco da sociedade humana.

3. Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
Alguém aí lembra das aulas de história ou sociologia? E o Henry Ford fez? Uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das antiquadas palavras “pai” e “mãe” produzem repugnância. Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo. Um universo que louva o avanço da técnica, a linha de montagem, a produção em série, a uniformidade, e que idolatra Henry Ford.

4. Nós – Yevgeny Zamyatin
Levando em consideração que esse livro foi escrito por um russo que viveu o a revolução russa, pode-se dizer que ele é meio realidade para o autor.Romance que narra uma sociedade conformada e controlada por um estado totalitário. A liberdade, a imaginação e a criatividade são consideradas as causas da infelicidade e a vida dos cidadãos é controlada com base nos princípios do Taylorismo.

5. Fahrenheit 451 - Ray Bradbury
A obra de Bradbury descreve um governo totalitário, num futuro incerto mas próximo, que proíbe
qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instaladas em suas casas ou em praças ao ar livre. O livro conta a história de Guy Montag, que no início tem prazer com sua profissão de bombeiro, cuja função nessa sociedade imune a incêndios é queimar livros e tudo que diga respeito à leitura.

6. O Planeta dos Macacos - Pierre Boulle
Começamos essa lista com uma distopia com filme bem conhecido, vamos terminar com outra. Em pouco tempo, os desbravadores do espaço descobrem a terrível verdade: nesse mundo, seus pares humanos não passam de bestas selvagens a serviço da espécie dominante... os macacos. Desde as primeiras páginas até o surpreendente final, O planeta dos macacos é um romance de tirar o fôlego, temperado com boa dose de sátira. Nele, Boulle revisita algumas das questões mais antigas da humanidade: O que define o homem? O que nos diferencia dos animais? Quem são os verdadeiros inimigos de nossa espécie?

* A foto principal do post é da adaptação cinematográfica de Laranja Mecânica

15 comentários:

  1. Olá!!

    Estou intensamente interessada em ler o A Laranja Mecânica, apesar de não ter visto o filme.
    Parece ser bem interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que você não viu o filme, assim irá se surpreender mais com os acontecimentos do livro.
      Beijos.

      Excluir
  2. Fahrenheit 451 e Laranja mecânica eu já ouvi falar, mas nunca me interessei muito em procurar para ler, o que é um erro, já que gosto muito de distopias.
    Vou tentar ler em breve ^^

    ResponderExcluir
  3. eu gosto muito de distopia e desses livros que vc citou eu li apenas laranja mecanica, os outros n conhecia mas já to pesquisando os preço pra ver se compro!

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Adoro ler distopias e dessas as que mais quero ler são Laranja mecânica, que ainda não li e Admirável chip novo.
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Já li alguns comentários sobre alguns desses livros e quero muito ler "Admirável Mundo Novo", A Revolução dos Bichos e Laranja Mecânica", parecem serem ótimos, uma leitura cheia de aprendizagem!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admirável Mundo Novo parece ser uma aula de sociologia extra, aplica tudo que ensinaram no colégio e ninguém prestava atenção haha - brincadeira, eu prestei bastante.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Kah, tudo bem?
    Gosto muito de distopias e sempre que posso leio o gênero. Dos livros que você citou ainda não li nenhum, mas já ouvi falar em Laranja Mecânica, Fahrenheit 451 e O Planeta dos Macacos.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  7. As pessoas falam tanto dos livros Laranja Mecânica e A Revolução dos bichos que eu quero ler.
    Agora os outros eu não conhecia, a não ser o planetas dos macacos, mas nunca li também.
    Adorei o post, foi bom conhecer as obras antigas desse gênero que eu particularmente adoro

    ResponderExcluir
  8. Olha eu ainda não li nenhuma dessas distopias, mas já ouvi falar de algumas.
    Eu também tenho visto muita gente falando de Laranja Mecânica e já vi algumas resenhas da Revolução dos Bichos, mas na verdade nunca tive muito interesse de ler. Mas seilá, quem sabe eu venha a gostar né? Vou dar uma pesquisada nas resenhas para saber um pouco mais sobre eles. Até porque eu li poucas distopias até agora, mas espero poder começar a pegar firme nesse gênero, porque eu só li um até agora. BRILHO E CENTELHA que sào ótimos !

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-menino-de-vestido.html

    ResponderExcluir
  9. Ei, tudo bem?
    Não sou fã de distopias, apesar de adorar as críticas existentes nessas histórias. Já ouvi falar de quase todos os livros que você citou, apesar de não ter lido nenhum deles. Tenho aqui em casa o Laranja Mecânica e espero poder ler nas férias. Uma distopia não tão conhecida que eu amei é Gênesis do Bernard Beckett, vale muito a pena conferir.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  10. Todos eles eu já tinha visto, mas ainda nao tive o prazer de ter-los em mãos...
    Mas seu post só me deixou com mais vontade de obter-los!!
    Obrigada pelas dicas!!

    Beijos

    http://devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir