segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Livros para te deixar no clima de Natal

Essa semana já é natal e como muitas pessoas, inclusive eu, gostam de fazer leituras que combinem com o clima dessa época, livros que se passem no final do ano ou que tragam um ar mais família e aconchego. Para ajuda-los nessa tarefa, fiz uma lista com alguns livros que considero se encaixar bem.

Ok, ok, esse eu nem li ainda, mas já sei que terá uma temática toda natalina e de ano novo. Como eu sei? Simples, só olhar a capa e o subtitulo. Além disso temos as várias resenhas que blogueiros literários ou booktubers fizeram. Nesse livro temos uma reunião de contos - pelo jeito romance - em que se passam nas festas de final de ano de diferentes culturas, escritos por escritores queridinhos da atualidade. Se não fosse a premissa, os nomes Laini Taylor (Feita de Fumaça e Osso), Gayle Forman (Se Eu Ficar, mas minha queridinha por Apenas Um Dia), Rainbow Rowell (Eleanor & Park, mas minha queridinha por Fangirl), Stephanie Perkins (Anna e o Beijo Francês), etc. já fariam ele ser a minha próxima leitura.

Se existir alguém nesse mundo que ainda não leu ou ainda não terminou de ler Harry Potter - como eu cof cof - essa é uma ótima época para por essa saga em dia, ou para quem já leu é uma ótima hora para revive-la. Hogwarts já é um local legal durante o ano todo, mesmo com Snape, Draco, Voldemort te perseguindo, continua tendo um ar aconchegante e até família - bem mais família do que o Harry tinha com os tios - e tudo isso triplica no natal, começando com os sueteres da Sra. Weasley até a incrível ceia de Natal. Meu sonho utópico é cear em Hogwarts. Se bem que depois de um certo livro os finais já não são mais tão felizes e é capaz de azedar um pouco o seu natal, para não correr o risco indico até o terceiro.
Olha o nome do livro e me diga se já não dá vontade de ler no natal? Bem, tem mais a ver com o natal dos países do norte, mas mesmo assim relacionamos aqui ao natal. Nesse livro temos três contos (sim, outro livro de contos, e se reclamar vai ter um terceiro) que se passam no dia ou véspera de natal, narrando encontros ocasionados principalmente por uma nevasca que caiu em uma cidadezinha e impossibilitou um trem de continuar o seu caminho. O legal desse livro é que todos os contos acabam se interligando e eles costumam ter um tom de comédia romântica, além de ter uma leitura bem rápida no geral e é uma ótima pedida para aquele momento que a ceia já está está pronta, já se arrumou e só está esperando o pessoal chegar. Só não vá com muita cede ao pote no conto do John Green, ele acabou sendo o que eu menos gostei.

Essa revelação será meio constrangedora para mim, Sherlock Holmes se irritaria comigo. Eu comprei esse livro no inicio do ano pelo preço e pela escritora, nem li a sinopse, coisa comum pra mim já que não gosto de pegar muitas informações, e o coloquei na minha meta para esse ano e só descobri que tinha a ver com o natal quando um leitora comentou que seria uma boa leitura para essa época do ano já que tem uma temática condizente. Como eu não percebi antes? O livro se chama O Presente e tem um boneco de neve na capa, simplesmente vergonhoso para mim. Depois fui ler o seu verso e vi que ele trata de valores legais de se lembrar nessa época.

Imagina que chique dizer que leu um clássico no Natal? Nesse livro com pouco mais de cem páginas (não se engane, não é porque é curto que é fácil de ler, ainda trata-se de Charles Dickens) temos a clássica história de natal adaptada já inúmeras vezes para cinema, de diversas formas, onde um homem não muito bom e legal é visitado pelo fantasma do natal passado, presente e futuro com o objetivo de fazê-lo mudar quem é, se tornar uma pessoa melhor. Se você já viu Os Fantasmas de Scrooge sabe o que irá encontrar aqui, ou se viu Minhas Adoráveis Ex-namoradas também, só que com um versão mais galinha e não natalina.

Quais são os livros que você me indica para entrar no clima do natal? Já leu algum desses? O que achou? Deixe sua respostas nos comentários.
Beijos
- Kah

16 comentários:

  1. Oii,adorei as dicas, estou te seguindo, bjos.

    yuugracindo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O Presente é um livro lindo, chorei horrores com ele.
    Deixe a neve cair tenho vontade de ler.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oi Karine,
    Sou doida para ler Charles Dickens, pois só ouço elogios.
    HP é mesmo a cara do Natal :)
    O Presente do Meu grande amor está na estante, comprei numa promoção na Americanas mas ainda não li.
    Ótimas dicas :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  4. Eu só conheço Harry Potter haha, é o único que li e gostei/amei. Eu não gosto do natal, desejo felicitações e tals, mas não tenho o clima natalino em mim, por isso não me interesso muito por esses temas para leitura. No entanto, para quem gosta, ótimas dicas haha!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei as dicas de livros! Nunca li nenhum mas morro de vontade de ler O Presente!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    Quero muito ler aquele primeiro livro de contos de natal, que tem aquelas escritoras que são uns amorzinhos (Gayle e Sthep).
    Nunca li o Presente, mas também é um livro que quero muito ler. Já li A lista da autora e é ótimo.
    Harry Potter é amor e você deve!! terminar logo. Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Quero ler O Presente, foi o que mais me chamou a atenção. Mas os outros parecem ser boa leituras também, menos HP, porque não curto a saga.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kah!
    Li "Um Conto de Natal" e gostei muito. Mesmo se tratando de Dickens é uma leitura leve, vc termina rapidinho. Agora estou lendo "Deixe a neve cair" e me apaixonei pelo primeiro conto. Acredito que se a autora escrevesse um livro inteiro partindo dessa história ela seria muito feliz.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Kah, lindona, tudo bom? Olha, tem a menina da neve também, não é sobre o natal mas tem tudo a ver <3 e é lindo!!!! Eu queria ler " o presente do meu grande amor" pq queria desconstruir meu preconceito por contos e só tem autor Top! Queria eu, no recesso de final de ano, conseguir colocar todas as minhas séries em dia. Seu eu quiser fazer isso mesmo, tenho que me trancar num quarto por um ano e sair de lá como o Tom Hanks no filme O náufrago hauhauhauhau Bjoss e boa leitura :*


    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Desses aí já li "Deixe a Neve Cair", os contos tem seus altos e baixos, com exceção ao primeiro que acho totalmente fantástico. E "O Presente" que sou totalmente apaixonada. Próximo ano pretendo ler "O Presente do Meu Grande Amor", pois tenho bastante curiosidade.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  11. Oi Kah!
    Adorei o post, acredita que eu estava pensando em fazer uma lista assim no meu blog acho a ideia incrível.
    Parabéns pelas sugestões, eu já O Presente de Cecelia Ahern e adorei, tenho vontade de ler Deixe a Neve Cair.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  12. Eu comprei o livro O presente na Bienal desse ano e ainda não li. Bate aqui que eu também não li Harry Potter, já to até vendo que uma hora me renderei hahaha.
    Já li Deixe a neve cair e foi em Janeiro desse ano. Apaixonante

    ResponderExcluir
  13. Hello!
    Como assim ainda nao leu Harry Potter, é uma das minhas séries preferidas e ainda vou ter toda a coleção com as capas diferentes, de tanto q eu gosto.
    Nao sou mto fã de ler os livros do Jonh Green, acho que são chatinhos e me dao sono.
    Cecilia Ahern é perfeita, amoooo os livros dela.
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Oiii!!

    Eu não li nenhum desses livros ainda ><maaaas eu tenho O Presente aqui que parece ser ótimo, é da Cecelia e deve ser ótimo. Adoro os livros dela.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    dos indicados só li Harry Potter. Acredito que é impossível pensar em Natal e não lembrar de Harry. É incrível em todos os anos ( foca nos primeiros livros rsrs ). Tenho curiosidade em ler O presente do meu grande amor , apesar de não gostar muito de contos, leria só pq tem vários autores que admiro fazendo parte.

    Beijos,
    Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  16. Desses,tenho "Deixe a Neve Cair",perdi totalmente o interesse assim que comprei,infelizmente. O do Dickens parece ser demais,mas a história já é muito manjada pra eu ter paciência de ler. Já vi filme e trocentos especiais baseados na história. Tenho vontade de ler "O Presente do Meu Grande Amor",esses livros são bons pra conhecer vários novos autores. Ce me recomendou livros natalinos,posso te recomenda um? "Annie".

    ResponderExcluir