quinta-feira, 10 de julho de 2014

Resenha: Encarcerados - Alexander Gordon Smith

De um dia para outro, Alex Sawyer passou de valentão a delinquente juvenil. Os trocados arrancados dos garotos na escola já não eram suficientes, e, com a ajuda de seu melhor amigo, Toby, começou a cometer pequenos furtos na vizinhança. Até que uma noite, homens fortes, de terno preto, e um esquisitão usando uma máscara de gás cruzaram o caminho dos dois. Toby foi cruelmente assassinado e Alex, preso e acusado pela morte do amigo. Seu novo lar? A Penitenciária de Furnace, um buraco – literalmente – para onde todos os garotos condenados são enviados, e de onde só é possível sair morto. Com guardas sádicos e criaturas terríveis responsáveis pela segurança, Furnace é o inferno. O lugar é infestado de criminosos – como as perigosas gangues Caveiras e os Cinquenta e Nove –, mas também há muitos garotos que, como Alex, foram presos por crimes que não cometeram. Como escapar e provar sua inocência? Em quem confiar? O que na verdade era Furnace: um reformatório? Um depósito? Ou, pior, um laboratório maligno?

Avaliação: ☻☻☻☻☺ (4/5)              296 Páginas             Benvirá

WOW! Pode ter certeza que essas três letras descrevem muito bem esse livro. Argh... Eu quero o segundo...agora! Eu estava com as expectativas altas quando ouvi falar desse livro, fiquei louca atrás dele e finalmente consegui acha-lo e... meu Deus, eu quero o próximo.

Alex é um daqueles garotos que nós chamamos de marginal, ele e seu amigo Toby são os valentões do colégio durante o dia, e durante a noite eles roubam casas, nada muito valioso, nada que os torne fugitivos procurados, mas eles roubam. Até que uma dessas invasões, matam seu amigo Toby e quem leva a culpa é o Alex, e não importa quantas vezes ele conte o que aconteceu, ninguém acredita nele e ele acaba sendo mandado para a penitenciaria de Furnace, uma prisão particular em baixo da terra, para onde o governo manda os menores criminosos e não se importa mais com eles. Se Furnace fosse só isso, tava ótimo... o problema é que ela é bem pior, além de os guardas maquiavélicos que não se importarem se você estará vivo amanhã ou se alguém irá te matar, existem figuras arrepiantes, cães que parecem vindos do inferno, os prisioneiros são arrancados de suas celas no meio da noite e quase nunca voltam... e quando voltam, era melhor não terem voltado.


Sob o céu está o inferno. Sob o inferno, a Penitenciária de Furnace.
Espero que desfrutem da permanência aqui.


Só para vocês terem um ideia de como esse livro conseguiu me fisgar, antes dele eu tinha lido Cidade do Fogo Celestial - o ultimo da série Instrumentos Mortais - e eu estava daquele jeito que ficam os leitores quando uma serie amada chega ao fim, e também não saia da minha cabeça, fiquei um dia sem ler nada e continuava na minha cabeça, comecei a ler Encarcerados e nem me lembrei mais que Cidade do Fogo Celestial existia, só agora quando eu vi ele.

O livro é ótimo, nos faz esquecer de tudo ao nosso redor, nos foca somente nele e tal... perfeito, o único problema é que não é todo mundo que vai gostar dele, na realidade, não é todo mundo nem que vai conseguir ler ele. Deixe-me explicar, ele tem um clima pesado, acontecem horrores dentro daquela prisão que faz estômagos de leitores mais despreparados revirar, não tem romance - nada mesmo, nem uma pontinha e se quer uma garota - e é ação o tempo todo nele... resumindo ele é o popularmente considerado livro de garoto.

O Alexander fez um trabalho incrível nesse livro, ele descreveu muito bem todas as cenas de ação e principalmente o lugar, eu me senti em Furnace enquanto lia o livro - e isso foi péssimo... quer dizer foi ótimo, por poder se sentir no livro, mas foi péssimo porque aquele lugar é horrível. Algo que surpreendeu durante a leitura é a presença de um pequeno senso de humor lá no meio, e o quanto ela é rápida, apesar de ser um livro pesado, meio sombrio, as páginas foram passando sem eu nem ver e em pouco tempo. Resumindo: Ritmo perfeito

As minha expectativas para esse livro estavam altíssimas e ele conseguiu atender todas elas, mas não as superou.... o que me deixou um pouco triste, já que eu amo quando os livros as superam. A única coisa que me decepcionou um pouco foi um acontecimento no final do livro, que me deixou preocupada até agora e se tornou um dos motivos para eu estar tão louca assim para ler o próximo livro - sabe que eu acho que foi esse o objetivo do escritor? - e também as perguntas que ficaram sem resposta, ok, eu intendo que tem toda a série para responder essas perguntas, mas eu esperava que algumas - as do inicio - fossem respondidas nesse livro... para não ser injusta, devo admitir que uma foi... só uma.

Esse livro é o primeiro da série Fuga de Furnace, que até agora já tem 4 livros lançados no EUA e a editora Benvirá já lançou até o terceiro aqui no Brasil, ainda sem previsão para o quarto. Recomendo para quem planeja fazer a leitura do livro, não ler a sinopse dos próximos antes de terminar.

- Kah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário