domingo, 29 de janeiro de 2012

Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'? 
Eu tive um relutância gigantesca para ler esse livro, talvez porque o nome e eu saber um pouco sobre os jogos me sugeriu algo que eu odeio, e chega até me dar dor-de-cabeça, mas quando tive que pesquisar sobre ele e li sua sinopse mais "aprofundada", pronto tentei me segurar por um dia, mas não deu... comecei a ler, até mesmo sem procurar um resenha e sobre. E quando comecei tive a mesma relutância de antes, só que dessa vez para largar o livro.
O livro conta a história de Katniss, uma garota que após a morte de seu pai passa a caçar para manter a sua familia... ou seja sua mãe e sua irmã Prim - qual ela ama como se fosse a mãe. E quando Prim é selecionada para os Jogos Vorazes - evento anual onde dois tributos de cada Distrito, um homem e uma mulher de 12 a 18 anos, são selecionados e levado para uma arena para lutar até a morte contra geralmente 24 oponentes, onde só restará um vivo, o vencedor - Katniss corre e se oferece como tributo para tomar o seu lugar na competição. Então ai começa a história, ela e Peeta - Ah, Peeta... opa, esqueci de dizer, ele é o tributo macho que foi escolhido junto com Katniss - viajam para o Capitol, onde dão entrevistas, são apresentados ao publico, treinam até serem jogados na arena junto com os outros tributos dos outros distritos, e a partir dai só lendo o livro.
O livro é cheio de ação sim, o que parece bem obvio pelos jogos... mas não é só isso, não, o livro também traz romance, em um pequena dose mas traz. E para quem esta se perguntando, sim é um triangulo amoroso - coisa que eu particularmente não gosto- e a autora faz um trabalho excelente ao longo da serie nos deixando tão confusos quando Katniss - mas eu tenho me favorito desde o inicio.
Katniss, nossa heroína, deixa muita mocinha chata de livro no chinelo, ela é forte, batalhadora e esperta. Esqueça a mocinha indefesa que espera que seu namorado faça tudo por ela, a proteja de tudo; Katniss é bem ao contrario, faz tudo sozinha e ainda se der carrega os outros juntos - e ainda tem um coração enorme.
Peeta é um fofo, ele pode não ser o cara mais forte do mundo e mais preparado para os jogos, mas mesmo assim ele consegue nos conquistar. Eu falaria mais dele, mas precisos de exemplos o que daria Spoilers.
Gale, o melhor amigo de Katniss ou Catnip - pra ele - e seu companheiro de caça. Esse sim é um cara bastante forte, que não, não vai para os Games, mas mesmo assim é bastante lembrado por Katniss durante os livro apesar de não aparecer.
O que eu achei bastante legal desse livro foi a ideia que a Suzanne teve de fazer Panem, um país que surgiu das cinzas de onde antigamente era a America do Norte, onde há um Capitol e em volta 13 distritos, dos quais só restaram 12 depois da revolta contra o Capitol, chamado de Dias Negros, o Distrito 13 foi totalmente bombardeado e destruído. O Distrito da onde é nossos personagens principais, é o 12. Depois dessa revolta, a qual os Distritos perderam, o Capitol criou os Jogos Vorazes para mostrar que eles podem fazer o que quiser, e os outros não podem fazer nada contra.
Acho que outra coisa que vale destacar é o Mockingjay que Katniss usa, talvez nesse livro você não entenda porque eu disse isso, mas se você ler os próximos irá entender.
O livro tem uma leitura que nos prende, quando pegamos o embalo queremos ir até o fim sem parar, e ao chegarmos no fim você quer o próximo. O livro não esta entre os meus favoritos, talvez pelo gênero ou por minha teimosia por causa dessa história de "é o próximo Crepúsculo" ou " é o próximo Harry Potter" - o livro não se parece com nenhum dos dois, não tem nada a ver - mas realmente gostei dele, é uma leitura que vale a pena, e talvez seja um dos livros mais criativos que já li.
Ficha Técnica:
Escritor(a): Suzanne Collins
País: Estados Unidos
Idioma: Inglês (original)/Português (lido)
Gênero(s): Young-adult
Editora: Scholastic(US) /Rocco (BR)
Data da publicação: 2008 (US)/ 29 de Maio de 2010 (BR)
Páginas: 400
Comprar: Saraiva
 Um trecho do livro:
- Eu não sei como dizer exatamente. Apenas... eu quero morrer como eu mesmo. Isso faz algum sentido? - ele pergunta. Eu balanço minha cabeça. Como ele poderia morrer como alguém além de si mesmo? - Eu não quero que eles me mudem. Tornem-me algum tipo de monstro que eu não sou.
- Você quer dizer que não matará ninguém?
- Não, quando a hora chegar, eu tenho certeza que vou matar assim como todo mundo. Eu não posso cair sem lutar. Eu só fico pensando em um modo para... para mostrar a Capital que eu não pertenço a eles. Que eu sou mais do que uma peça no Jogo deles.
O  primeiro filme para a trilogia Jogos Vorazes já foi gravado e tem previsão de lançamento para Março aqui no Brasil. O elenco não se parece nenhum pouco com como eu imaginei os personagens, mas vamos ver o que eles podem fazer. Para ver o trailer e o poster flamejante - deve ter sido o Cinna que desenhou ele em homenagem A Garota em Chamas kkk -  do filme basta clicar em ler mais a baixo.
Nota: 
☻☻☻☻☺
Beijos; Kah.


Trailer e Poster




Nenhum comentário:

Postar um comentário