sábado, 14 de dezembro de 2013

Resenha: O Boneco de Neve - Jo Nesbo

Considerado seu livro mais ambicioso pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é um livro arrepiante. No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.

 Não sou muito fã de livro policial, mas mesmo assim o Jo Nesbo conseguiu me cativar e como diz o pequeno príncipe, "tu és responsável por tudo aquilo que tu cativas", ele seguiu responsável e cumpriu as minhas expectativas.

Harry Hole é um investigador - que está no seu 8 livro de Jo Nesbo - e neste seu novo caso ele começa a investigar um possível Serial Killer que constrói bonecos de neve antes para as suas vitimas antes de mata-las. E esses casos já vem acontecendo a um certo tempo.

Como mencionado a cima esse é o 8 livro de uma serie, mas não precisa ler os outros para ler esse, eu nunca li nenhum deles e consegui entender perfeitamente, sem nenhuma dificuldade, até porque a trama central - a investigação - só surge nesse livro.

A leitura acabou sendo meio pesada e demorada, não pelo livro ser chato - porque ele é bem o contrario, prende a nossa atenção logo no inicio e vai até o fim.

Como eu costumo ler durante a noite, mais especificamente durante a madrugada antes de dormir, eu acabei ficando com um pouco de medo desse livro, não exatamente medo, mas meio assustada com a leitura feita naquela hora, no escuro, só com a luz do abajur para iluminar.

Esse livro não me fez sentir somente "medo", apesar de bobo, também me desesperou, e em diferentes tipos e maneiras, eu não sabia que tinha vários tipos de desespero e acabei descobrindo ao ler esse livro. Me desesperei ficando com um "hã?!!" na cara, me desesperei pela situação, me desesperei de ansiedade, me desesperei o tempo todo! E também é claro ri de algumas cenas, que imaginando elas não tinha como não rir. kkk

O grande mistério, ou final surpreendente, seja lá como chamem, eu descobri um pouco antes da metade do livro, uma coisa que ele fez acabou entregando ele pra mim e não sei como o Harry - o investigador/protagonista do livro - não descobriu na hora junto comigo. Mesmo tendo descoberto quem era o "Boneco de Neve" antes, o livro acabou me deixando em duvida por alguns momentos. Antes de revelarem tudo, nada tava se encaixando pra mim, eu tinha todas as peças do quebra cabeça, mas não conseguia junta-las mesmo sabendo como - ou quem era.

Frase:

Todos temos transtornos de personalidade. E são nossos atos que definem até que ponto somos doentes.

Ana Pedersen fez uma pausa e no mesmo instante todos três sabiam que os demais estavam pensando: Como se enterra uma cabeça?
Avaliação:
☺☺☺☺ (4/5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário