segunda-feira, 31 de março de 2014

Fuxicando Sobre Romances de Época: Liberte Meu Coração - Meg Cabot


Oi gente, estou aqui em mais um mês continuando com esse desafio, firme e forte, apesar de ter grandes dificuldades em manter o ritmo das postagens esse mês - prometo tentar mudar isso no próximo, juro. Enfim, em Março nós deveríamos fuxicar sobre um romance de época com a capa bonita, escolher o livro pela capa, sem ler sinopse nem nada. As sugestões do blog Livros & Fuxicos eram Desejo a Meia-noite, Tabu e Retrato do Meu Coração - que eu acho linda até morrer a capa, desde que vi essa semana na bienal aqui da minha cidade ♥ - e como sempre tem a opção de ler um romance que não está entre as sugestões desde que se encaixe na categoria, que foi o que eu fiz, e o meu escolhido foi Liberte Meu Coração da Meg Cabot.


Sua Alteza Real, a princesa Mia Thermopolis da Genovia, cujos diários se tornaram sucessos de venda, agora mostra ao mundo inteiro seu primeiro romance — cheio de perigo, desejo e um amor que vencerá todos os obstáculos... com a ajuda da incrivelmente talentosa Meg Cabot! Finnula é a caçula de seis irmãs e um irmão na Inglaterra do século XIII. Enquanto suas irmãs se contentam em fofocar sobre maridos, crianças e afazeres domésticos, Finnula é alvo de comentários maldosos de toda a vila por caçar nos terrenos do conde e por andar por aí em calças de couro justas!Mas de repente Finnula se vê envolvida numa complicação sem tamanho... Uma de suas irmãs acabou com o seu dote comprando vestidos e bugigangas, e a única forma em que as duas conseguem pensar para recuperar esse dinheiro é muito pouco usual... Sequestrar um lorde ou um cavaleiro rico que possa pagar um resgate! O que ela não esperava é que esse sequestro fosse criar mais problemas do que soluções: o cavaleiro recém-chegado das Cruzadas que é escolhido por Finnula vai acabar se mostrando alguém muito diferente do esperado, e a moça pode acabar tendo que abrir mão do resgate... e de seu coração

Avaliação: ☻☻☻☺☺ (3/5)       404 Páginas       Galera Record 


Devo admitir que eu já tinha ouvido falar desse livro antes de escolher ele pela bela capa para o desafio, mas nunca havia me interessado muito por ele não, apesar de amar a Meg Cabot.

Finnula é a mais nova de 6 irmãs e um irmão, e a única garota de todo o vilarejo que usa calças e caça, por isso muitas pessoas viram a cara para ela. Quando descobre que uma de suas irmãs está gravida e não tem mais o dinheiro do dote, sua irmã lhe pede para ela sequestrar algum viajante para que ele lhe pague o resgate e assim sua irmã faça cerveja para poder ter seu dote mai uma vez. Finnula acaba concordando com isso e jurando fazer antes mesmo de saber o que é, por isso se vê presa em uma promessa e ao tentar cumpri-la ela acaba sequestrando o Lorde Hugo, sem saber se tratar exatamente dele.

Desculpem-me se o paragrafo anterior ficou meio confuso, eu fiz o melhor que pude, não estou muito bem. Os livros de romance histórico adulto da Meg Cabot são assinados pelo pseudônimo de Patricia Cabot, então como nesse livro ela manteve o nome dela, eu esperava uma coisa mais leve, fofa, até porque a Mia Thermopolis "escreve" junto, e fui surpreendida ao ver que esse livro pode também ser classificado como adulto.

Eu juro que eu tento, mas esta difícil evitar comparações desse livro com os da Patricia. O que eu gosto neles é que sempre algo acontece no livro, você vê a história se mexendo, o personagem tá em certo lugar, dali a pouco já está em outro, está fazendo uma coisa, depois já está fazendo outra, e assim vai, não só nos da Patricia, da Meg também, e é isso que amos nos livros, as coisas acontecerem, só que nesse uma só coisa acontece durante quase todo o livro. Nesse livro você fica mais da metade do livro com só um conflito acontecendo, é o mesmo conflito do inicio a quase 60% do livro, depois disso surge outro conflito, que dura pouco tempo, e aí surge outro e outro, tudo no final, sem dar tempo pra nós nos envolvermos com eles.

As leituras da Meg são sempre leves, rápidas e com uma dose certa de humor, nesse livro elas continuam sendo assim, apenas só com um desenvolvimento bastante lento. Parece que em um domingo a noite a Meg pensou "ah, vou fazer um livro "escrito" pela Mia, ele vai ser assim e assim" e aí foi lá e escreveu tudo antes de dormir. - Ps.: Ainda não achei o sentido da Mia ter escrito esse livro.

Eu gostei muito da Finnula e dela se vestir com calças, caçar e mesmo assim conseguir ser feminina e colocar um vestido, só me decepcionei um pouco com ela no final por questões de "vou mudar para agradar meu marido, vou deixar de ser o que eu realmente sou por ele", isso me irritou bastante, eu achei algo totalmente machista. Já o Hugo, tinha momentos que eu queria estapear ele, principalmente quando ele agia como um idiota em relação a calça da Finnula, mas também tinha o outros que eu queria ficar suspirando diante da beleza dele *-*

O final é legal, mas já é o esperado desde o inicio do livro, clássico de um romance de época da Meg Cabot, e muito engraçado, diga-se de passagem. Só colocaria um pouco mais de sentimento nele.

Esse livro infelizmente não me agradou muito em relação a sua história, mas mesmo assim eu ri de varias situações dele, e achei uma boa leitura para passar o tempo, quem quiser.

Ps.: Se tem uma lição que eu tirei do desafio desse mês é: Nunca julgue um livro pela capa! kkk'