sábado, 10 de janeiro de 2015

Resenha: Mentirosos - E. Lockhart

Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão numa ilha particular. Cadence – neta primogênita e principal herdeira –, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Cadence admira Gat por suas convicções políticas e, conforme os anos passam, a amizade com aquele garoto intenso evolui para algo mais.
Mas tudo desmorona durante o verão de seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido... até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Avaliação: ☻☻☻☻☻ (5/5)                272 Páginas                          Seguinte

Meu Deus! Que livro é esse?! E. Lockhart conseguiu simplesmente me envolver sem eu perceber e destruir o meu coração sem se quer eu imaginar que seria possível.

Os Sinclair são uma família que vive de aparências, não importa o quanto a situação esteja critica, o quanto eles estejam infelizes, o quanto estejam o falidos, só importa que os outros pensem que eles têm a vida perfeita. Os Sinclair conservam uma tradição de passar todos os verões em sua ilha particular, na qual os Mentirosos - grupo formado por Cadence, Johnny, Mirren e Gat - se encontram uma vez por ano. Cadence é a neta mais velha - e principal herdeira - do grande patriarca da família, e no verão dos quinze ela sofreu um terrível acidente que deixou como consequência depressão, fortes dores de cabeça e amnésia. Dois anos após o acidente ela finalmente volta para ilha com o objetivo de tentar descobrir o que aconteceu com ela, já que ela não lembra de muita coisa daquele verão e sua família não lhe conta o que aconteceu.




Na família Sinclair, ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado.
Mas talvez isso seja mentira.


Esse livro causou muito burburinho nos blogs de livros no final do ano passado - e ainda continua causando - e quando eu comecei a lê-lo, não entendi o motivo de tanto alvoroço, não tinha nada de mais e até era meio parado. Quando chegou em um determinado ponto do livro pensei até em desistir da leitura, mas quis ir até o fim para descobrir que raio de mistério era esse (me envolvi sem perceber), e quando chegou o final eu vi que a autora tinha feito exatamente o mesmo que o Markus Zuzask fez em A Menina Que Roubava Livros, me conquistou sem que eu percebesse e no final arrancou o meu folego e o meu coração. Só não pensem que Mentirosos tem a mesma leitura lenta do outro livro citado, porque não tem, a leitura flui muito rápido (comecei a lê-lo as 23h e não o larguei até termina-lo as 4h da manhã), apesar de não ser uma narração leve.


Você entende, Cady? O silêncio é uma camada
 protetora sobre a dor.


A narração é feita pela Cadence, e ela não poupa o leitor de descrições chocantes, seja de algo que está realmente acontecendo ou nas metáforas que ela usa para expressar como se sente ou algo que aconteceu. Apesar de eu ter essas descrições da Cadence um dos pontos fortes do livro, ele também acabou se tornando um dos pontos fracos, pois acaba confundindo o leitor, deixando-o sem saber se aquilo realmente aconteceu ou foi só linguagem figurada. A narração da principal herdeira dos Sinclair também é marcada por mesclar os capítulos do livro com os "contos de fadas" inventados por ela, nos quais ela conta como ela vê a família dela, como é a realidade dela, e também representam as histórias que ela está descobrindo, o quebra-cabeça que ela está montando.


Não importa se o divórcio retalha os músculos do nosso coração a ponto
de mal conseguir bater sem esforço. Não importa se o dinheiro
do fundo de investimento está acabando, se as faturas do cartão de crédito
não são pagas e se acumulam sobre a bancada da cozinha. Não importa
se tem um monte de frascos de comprimidos sobre a mesa de cabeceira.
(...) Somos Sinclair. Ninguém é carente. Ninguém erra.


O mistério foi tão bem montado em Mentirosos que qualquer teoria que você forme durante a leitura estará errada. A narração da E. Lockhart nos leva a pensar em algumas explicações para o que está acontecendo, só que essas explicações estão tão afastadas da verdadeira que ela se quer passa pela nossa cabeça, e mesmo assim quando descobrimos a verdade ela se encaixa perfeitamente em tudo que aconteceu, é como se as peças que faltavam do quebra-cabeça caíssem todas na mesma hora, em seus respectivos lugares. A verdade sobre o mistério é como um soco na boca do estomago, deixa sem ar e até até faz chorar, de tão chocante que ela é. Após fechar o livro eu fiquei olhando para a parede do meu quarto, tentando absorver tudo o que aconteceu.

Cada personagem desse livro conseguiu despertar um sentimento em mim, pois apesar de seguir o padrão dos Sinclair a escritora conseguiu dar uma personalidade diferente para cada um. O meu personagem mais amado desse livro -apesar de não concordar com algumas atitudes dele - foi o Gat, namoradinho da Cadence, se eu já estava gostando dele no inicio, quando ele fez referencia ao Morro dos Ventos Uivantes, comparando a história dele e da Cadence com a do Heathcliff e da Catherine, eu me apaixonei de vez.


- Sabe o que eu sou para o seu avô? O que sempre fui?
- O quê?
- Heathcliff. De O Morro dos Ventos Uivantes. 
(...)
- Está dizendo que meu avô acha que você é Heathcliff?
- Eu tenho certeza disso - diz Gat - Um bruto sob uma superficie agradável, 
traindo sua gentileza de me deixar vir para a sua ilha protegida todos 
os anos. Eu o traí seduzindo sua Catherine, sua Cadence.


A forma como a E. Lockhart montou o livro, e a narração poética e cheia de metáforas da protagonista elevam o patamar o livro e o transforma em uma obra única e maravilhosa, com personagens complexos que só a deixa mais rica.


2 comentários:

  1. Eu PRECISO ler esse livro. Como você disse, já tem um tempo que ele está causando burbuinhos pelo universo blogueiro literário. Embora eu tenha certo receio de ler livros que estão muito na mira, adoraria me deliciar com o mistério de Mentirosos.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Também tive esse receio, Lary, mas pode ler tranquila que você não vai se decepcionar com esse livro. Beijos.

    ResponderExcluir