quarta-feira, 25 de março de 2015

Livro vs Filme: Cinquenta Tons de Cinza


Finalmente saiu o primeiro post da coluna! Eu sei que havia prometido estrear a coluna em Março, mas também havia prometido que seria com Cinquenta Tons de Cinza, e só agora tive tempo de vê-lo.

Algo que não deve ser novidade para ninguém é o meu nariz torto para o livro Cinquenta Tons de Cinza, para o Christian Grey, para a monguice da Anastasia, para a quantidade exagerada de cenas de sexo, etc. Quando fui assistir ao filme já estava preparada para ver tudo isso que não suporto e ainda mais, porém acabei surpresa.

LivroFilme
Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidosAnastasia Steele (Dakota Johnson) é uma estudante de literatura de 21 anos, recatada e virgem. Uma dia ela deve entrevistar para o jornal da faculdade o poderoso magnata Christian Grey (Jamie Dornan). Nasce uma complexa relação entre ambos: com a descoberta amorosa e sexual, Anastasia conhece os prazeres do sadomasoquismo, tornando-se o objeto de submissão do sádico Grey.
480 Páginas
2h5min
2012
2015


No livro temos uma overdose de cenas de sexo, a partir da página 110 é praticamente só isso que acontece, e ocasionalmente temos uma cena de Crepúsculo no meio, mas isso não é assunto para agora. No filme a primeira cena de sexo acontece aos 42 min, e é a primeira de quatro cenas (talvez seis ou sete se você considerar nudez). As cenas existentes ainda são tecnicamente recatadas, não chegam sequer a mostrar o
ato inteiro, diferente do livro que temos uma descrição até exagerada. No livro claramente a prioridade são as cenas, já no filme é a história, temos mais cenas com diálogos do que com gritos de prazer.

O sadomasoquismo, que foi o que mais foi vendido para o espectador, aparece em quantidade bastante reduzida. Das quatro cenas que eu disse acima, somente duas contém isso (e de uma eu nem me recordo, só lembro que existe) e das adicionais que contém nudez, só uma. Para um filme sobre o assunto, ele mostra pouco do tal. A Ana e o
Christian discutem o contrato, ele explica algumas coisas para ela e ela faz as suas pesquisas (apesar de serem resumidas a uma foto para o público). Não me interpretem mal, eu gostei disso, mas o espectador foi lesado, lhe foi prometido algo e o que lhe foi dado é diferente.

A história, as cenas que estão presentes, cenas normais, estão muito fieis. Me surpreendi com como ficou exatamente o que eu imaginei a cena do elevador, a cena do helicóptero, da sessão de fotos... Tiveram algumas cenas que eles deixaram com um quê mais cômico, como a que a Ana está bêbada e liga para o Christian, ri muito, já algumas cenas que eram para ser serias também me provocaram riso involuntário, por
serem totalmente sem sentido ou cópias obvias de Crepúsculo.

Para quem não sabe, Cinquenta Tons de Cinza era uma fanfic de Crepúsculo, que teve o nome dos personagens trocados na hora da publicação, e por conta disso temos cenas praticamente idênticas as de Crepúsculo no livro. No filme, em vez de se desassociar o máximo possível dessa "origem",  usaram elementos que nos puxavam a lembrança do outro, como o cabelo da irmã do Christian, a música que ele toca no piano (Bella's Lullaby, tenho quase certeza), a cena que ele fala um pouco mais sobre "o que ele é", quando ele salva ela de ser atropelada por uma bicicleta (sim, a van se transformou em uma bicicleta), quando dança com ela, e mais inúmeras outras. Acho que devo agradecer essas coisinhas a interferência da escritora nas filmagens, que transformou definitivamente Cinqeunta Tons de Cinza em um Crepúsculo adulto.

Desde que foi escalado para o papel, achei que James Dornan se encaixava perfeitamente no papel de Christian Grey, ele é o Christian Grey, a cara, o porte, o olhar, tudo, porém na hora de atuar ele acabou decepcionando um pouco. Parece que o James não conseguiu capitar a "aura" escura, pesada do Christian, a brutalidade, a falta de emoção. Ele transformou o Christian do filme em um homem apaixonado que não percebe, que tem medo de se apaixonar, um romântico enrustido, o que me fez gostar do Christian do filme e odiar o do livro, como isso é possível?

Já a Dakota Johnson foi uma surpresa para mim, achei que não tinha nada a ver com a Ana, mas na hora de
atuar ela se tornou a Ana, e uma Ana melhorada, que apesar de continuar sendo a mocinha sem sal, ganhou um certo tempero, Muitos dizem que a atriz é péssima, mas a realidade é que a personagem é péssima, e a atriz conseguiu se transformar nela tão bem que acabou dando um toque a mais na personagem que no livro me irritava, mas no filme me foi indiferente e as vezes até engraçada. Graças a Deus tiraram aquela coisa de "deusa interior" no filme, era o pior do livro.

A Dakota aparece em mais cenas de nudez do que o James. Na realidade não aparece sequer o peitoral ou o abdômen dele na maior parte do filme, no livro isso é justificado porque ele não tira a camisa e tal, mas no filme ele não tem o menor problema de tirar a camisa, só o enquadramento é que só deixa aparecendo os ombros.

Cinquenta Tons de Cinza teve uma diretora que tentou fazer o melhor possível com o material que tinha em mãos, mas infelizmente não foi o suficiente. Apesar de o filme focar mais na história do que no sexo, continuou vazio e se tornou um filme de romance quente, não um filme de sadomasoquismo como disseram que seria.

Qual é melhor? O livro ou o filme? Gostei mais do filme, ele é melhor ao meu ponto de vista, me agradou mais, mas mesmo assim não é um filme que eu possa chamar de bom.

- Kah

Nenhum comentário:

Postar um comentário