segunda-feira, 23 de março de 2015

Especial: O Que é uma Distopia?

Em um post, publicado já há algum tempo, eu prometi fazer uma série de posts explicando alguns generos literários que costumam confundir muitas pessoas, apesar de essas pessoas serem leitoras assíduas ou o genero estar bem "na moda". Lembrando que eu não sou nenhuma especialista no assunto, não curso letras, então colocarei somente o que eu tenho certeza nesse post, e mesmo assim se eu acabar escrevendo algo que não seja verdade, pode me corrigir nos comentários que eu arrumarei o post.

O que é esse gênero chamado distopia?

Distopias são aqueles livros e filmes que acontecem em uma realidade distopica, ou seja, em um futuro com uma realidade diferente da nossa. Geralmente se passam anos a frente do nosso, em que uma sociedade passou por algum acontecimento devastador (ex: terceira guerra mundial, falta de alimento, doença que dizimou grande parte de uma população, etc) e que após ele, com medo que repetisse ou porque foi obrigada, a sociedade se curvou a um regime politico opressor (ex: ditadura, totalitarismo, absolutismo monarquico, etc) ou até foram criadas leis que parecem absurdas para nós, mas que foram criadas devido alguma filosofia que visa proteger a população (como "o amor é
nocivo, é uma doença, só atrapalha a humanidade", então quando atingirem uma certa idade as pessoas tomarão uma injeção para nunca se apaixonarem).

A palavra "Distopia" significa algo contrário a útopia, aquela filofofia idealizadora de que todos são iguais, aquele sonho impossível, ou seja, utópico.

Nesses livros e filmes sempre tem aquela pessoal, que não era nada de mais, mas deido alguma escolha que tomou, acabou se transformando em alguém que vai lutar contra aquele regime ou lei, até derruba-lo. Isso geralmente gera uma revolução enorme que divide a população e se transforma em um conflito armado. Têm alto teor político.

Nós podemos ver algo parecido com Distopia na vida real. Na chamada Primavera Árabe, até 2010/2011 aqueles países vivam sob um regime ditatorial (em alguns casos devido as guerras civis, em outros devido ao Imperialismo), e após um cidadão atear fogo em si mesmo como foma de protesto, as pessoas cansaram de viver daquele jeito e foram as ruas protestar, o governo opressor não gostou nada disso e começou a matar os protestantes, prender, lutar, e isso gerou um conflito maior, armado, se tornou algo como uma guerra cívil, e após muito sofrimento e até intervenção externa, conseguiram derrubar o antigo governo e instaurar a democracia. Na Tailândia, após um golpe militar no ano passado, alguns manifestantes usaram o gesto de Jogos Vorazes, os tres dedo erguidos, para protestar contra o governo e acabaram presos, e o filme foi proíbido lá.

Exemplos de Livros

  • Jogos Vorazes [Resenha: Jogos Vorazes, Em Chamas, A Esperança]: Se passa em Panem, um Estados Unidos pós-apocaliptico que foi dividido em 12 facções sob o dominio da Capitol. Para reafirmar o seu dominio, todo ano são sortados um menino e uma menina de 12 a 18 anos de cada distrito para serem jogados em uma arena, em uma especie de reality show chamado Jogos Vorazes, em que devem matar e morrer até só sobrar um vivo no final, o vencedor.
  • Divergente [Resenha: Divergente, Isurgente, Convergente]: Uma chicago futurista foi dividida em cinco facções - Abenegação, Audácia, Erudição, Amizade e Franqueza - e cada jovem deve realizar um teste para descobrir a que facção pertence. Quando Tris faz o seu, descobre que é uma Divergente e os Divergentes são considerados perigosos, então ela passa a fazer de tudo para sobreviver nesse regime.
  • O Doador de Memorias: Uma sociedade é construída sem nenhuma memória do passado. Todo dia antes de sair de casa as pessoas tomam um injeção para que não tenham sentimentos. Quando nascem os bebês são encaminhados a leres que mais bem podem cria-los, e, quando atingem uma determianda idade, passam por uma cerimonia que determina qual será a sua função pelo resto da vida. O protagonista recebe a função de guardião, a única pessoa que tem acesso a todas as memorias da humanidade, e a partir disso ele percebe que há algo errado com a sua sociedade.
  • A Seleção [Resenha: A Seleção, A Elite, A Escolha]: A sociedade é dividida em 8 classes, quanto mais baixa mais pobre, onde quem nasce naquela classe deve arrumar uma profissão daquela classe. O governo é a monarquia absolutista. Quando o principe chega a idade adulta, é realizado uma seleção para escolher quem será a futura esposa do príncipe.
- Feios, Silo, Destino, Delirium, A Revolução dos Bichos, Maze Runner, A Hospedeira, Estilhaça-me, Starters, e Legend também são exemplos.

Exemplos de Filmes

Não teriam filmes nesse post, mas durante a escrita lembrei de vários, então resolvi colocar.
- V de Vingança
- Matrix
- Jogos Vorazes - Filme
- Divergente - Filme
- O Doador de Memórias - Filme
- Laranja Mecanina - Filme
- Mad Max 2
- Planeta dos Macacos
- Equilibrium
- A Ilha
- O Preço do Amanhã

Espero que vocês tenham gostado desse post, que ele tenha sido esclarecedor. Segunda que vem tem mais!
- Kah


* Imagens retiradas do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário