Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.
Avaliação: ☻☻☻☻☺(4/5) 93 Páginas Suma
Em um vilarejo no meio do nada, casos estranhos acontecem ao longo do tempo, histórias horripilantes que mostram o pior da humanidade, podendo cada um desses acontecimentos ser associado com um dos sete pecados capitais. Mais tarde, um padre demonologista que toma conhecimento da história do local, associa cada um dos pecados a um demônio.
O caráter do homem é o seu demônio.- Heráclito.
Sempre é difícil resenhar um livro de contos, nunca se sabe se deve falar da obra como um todo ou de cada uma das histórias separadamente. Com O Vilarejo não tive esse problema. A obra consegue que cada conto seja uma parte de um todo, eles estão interligados, lendo um você entende o outro, você reconhece os personagens e assim acaba descobrindo o presente (conto do mesmo), passado e futuro (contos dos outros). Sem comentar o Prefácio e o Posfácio que não são contos, mas são essenciais para criar o clima de confidencialidade e terror no livro, garantindo uma ótima leitura, que ele não seja só mais um livro de contos.
O mundo não se resume a este vilarejo no meio do nada, sr. Ivan. Existem outras línguas.E outros tons de pele. O fato de sermos todos brancos, de olhos claros, não nos tornamelhores ou piores.
Já mencionei que tinha pensado que o livro fosse uma coisa e na verdade era outra. Achava que a obra tivesse forte presença sobrenatural, como tantos filmes de terror com premissa parecida, porém quase não aborda-se esse aspecto, e ele poderia até não aparecer, de tão desnecessário que torna-se perante ao pensamento que toma a nossa mente durante a leitura, o de que o verdadeiro "demônio" é o ser humano. Isso em alguns momentos me lembrou a segunda temporada de American Horror Story, Asylum, principalmente pelos finais chocantes - e até revoltantes - dos contos.
O livro é pequeno e de leitura rápida e fácil, cada conto consegue ser lido em 15 minutos. Gostei bastante do final, não era algo exatamente esperado e fez com que teorias rodassem na cabeça do leitor.
Oi, tudo bem ?
ResponderExcluirTenho visto algumas resenhas desse livro e até agora não estava me interessando muito pelo conteúdo. Mas você conseguiu falar dele de tal forma que acabei ficando extremamente intrigada com a trama (ou seriam tramas?) que é apresentada e a conexão entre os contos. Que bom que o Skoob está aberto aqui, porque já estou adicionando "O Vilarejo" na minha lista de Desejados.
Fernanda Oliveira | Meraki
Oi linda,
ResponderExcluirEsse livro tornou-se um dos meus desejados devido ser um terror leve e vários contos. Sou amante de contos e esse deve ser muito bom.
Adorei sua resenha e adoro seu blog.
Beijocas!
poesiaqueencantavida.blogspot.com.br
Olá, amei a sua resenha! Sabe que eu morro de curiosidade de ler esse livro, parece ter uma trama bem contagiante, e já que sou apaixonada por contos, acredito que iria gostar bastante. O livro já está na minha lista.
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Oiee.
ResponderExcluirsempre achei que esse livro era tipo totalmente sobrenatural. Mas não é, interessante, gosto de ser surpreendida quando acho uma coisa e na verdade é outra.
E o livro é de contos? É isso mesmo?
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Oi!
ResponderExcluirSou louca para ler uma das obras do Raphael! Mesmo O Vilarejo não sendo o meu tipo de leitura usual, a premissa e a quantidade de críticas positivas que a obra vem recebendo me deixaram bem curiosa para pode tirar minhas próprias conclusões e espero gostar bastante.
Adorei a resenha!
Abraços,
Andy - StarBooks
Olá, Karine. Primeira resenha que leio deste conto e gostei bastante da premissa. Nunca li nada do Raphael e as opiniões a respeito de seus livros são bem divididas.
ResponderExcluirBeijo,
http://www.pactoliterario.com/
Oi, tudo bem!?
ResponderExcluirPoxa, eu também imaginei que o livro era outra coisa. Não sabia que eram contos, isso já deu uma broxadinha T_T Acho que depois de ler a sua resenha e saber mais umas verdades sobre o livro, ele não me interessa tanto quanto antes!
Beijos
LuMartinho | Face
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirEu já havia visto falar deste livro, mas ainda não havia lido nenhuma resenha sobre ele. Eu até gosto de livros de contos, o problema é que sempre demoro bastante para lê-los, pois tenho que lê-los individualmente, se não me confundo lkkk é bom saber que isso não aconteceria em O vilarejo, pois os contos tem histórias e personagens que se interligam, além de serem de uma leitura rápida de 15 minutos, né?
Estou recém na primeira season de AHS, mas quando chegar na segunda poderei entender melhor o que você quis dizer. E, realmente, quando lemos a sinopse do livro parece algo mais sobrenatural. Interessante saber que não é bem assim.
Beijos!
www.entreleitores.com
Olá
ResponderExcluirEu gosto muito de contos, gosto dessa pegada sobrenatural,mas pelo que você citou que se surpreendeu e tal, quando vi o livro nem sabia que era de contos e que tinha poucas páginas,nunca vi AHS não faz muito meu tipo, então às vezes fico na dúvida se leio ou não, gostei da resenha.
Bjss
O Vilarejo, já tinha visto em uma livraria e nos sites, mas ainda nao tinha visto sua sinopse e agora lendo sua resenha.
ResponderExcluirGostei, ultimamente tenho lido alguns contos de "terror" e suspense muito bons!
Beijos
devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/