segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Resenha: À Procura de Audrey - Sophie Kinsella

Audrey, 14 anos, leva uma vida relativamente comum, até que começa a sofrer bullying na escola. Aos poucos, a menina perde completamente a vontade de estudar e conhecer novas pessoas. Sem coragem de sair de casa e escondida por um par de óculos escuros, a luz parece ter mesmo sumido de sua vida. Até que ela encontra Linus e aprende uma valiosa lição: mesmo perdida, uma pessoa pode encontrar o amor.

Avaliação: ☻☻☻☻☻ (5/5)           336 Páginas          Galera

Esse livro é como um sopro de ar fresco no verão, ou uma limonada quando se está com sede, leve e feliz, mesmo tratando de assuntos importantes.

Audrey era uma ótima aluna, tinha facilidade e frequentemente ia bem nas provas, o que a fez começar a sofrer Bullying por parte de algumas (vacas, nojentas, invejosas que irão morrer de fome do futuro!) colegas, e a situação foi tão pesada que causou traumas na menina. Desde um certo incidente, ela abandonou a escola, não saí mais de casa, tem medo de tudo, e vive com os seus óculos escuros, que lhe dão certa segurança perante o mundo. Audrey sabe que tem que melhorar, ela quer melhorar, mas cada coisa simples parece um passo enorme para ela e para a sua doença, felizmente sabe que pode contar com o apoio da sua família hilária e de um recém chegado a sua vida chamado Linus.
Não vai ser para sempre. Vai ficar no escuro pelo tempo que 
precisar, então vai sair.

À Procura de Audrey é o primeiro livro YA da Sophie Kinsella, geralmente citada pelos seus chick-lits, resolveu se arriscar em um gênero diferente, e sua escrita para os mais jovens lembrou-me a da Meg Cabot, mesmo que essa segunda não costume lidar com temas tão sérios. Na realidade, essa doença da Audrey deixou o livro diferenciado, principalmente pelo fato de ela ser explicada ao longo dele, mostrada, não só citada, o que dá para ver que a Sophie teve uma preocupação em pesquisar, passar algo mais próximo do real, sem contar com o pré-conceito de ninguém, porque foi isso que ela quis evitar ao não mencionar o nome nenhum momento.

Mas mesmo com todo esse clima sério, a Sophie não deixa de lado o seu lado cômico dos chick-lits, e aqui ele tem a função de dar toda essa leveza para história, dar esse ar de felicidade. Ele fica em cargo da família nada normal e serena da Audrey, e chegamos a até gargalhar em alguns momentos, como quando o pai da Audrey erra a idade da mulher e tenta consertar o glacê do bolo.

Eu acho que o que eu percebi é o seguinte, a vida é feita de subidas, e 
então você escorrega, e levanta de novo. E não importa se você escorrega. 
Contanto que você esteja indo mais ou menos pra cima. Isso é tudo o 
que você pode querer. Mais ou menos pra cima.

É emocionante ver a evolução da Audrey durante o livro, como ela vai acontecendo, algumas coisas sem ela perceber, outras por intermédio ou apoio de principalmente o Linus, que acaba surgindo em uma situação que ela não vê quase ninguém e que muitas pessoas desconhecidas não iriam querer se aproximar, e ela conseguiu encontrar o amor - primeiro amor, caso queiram chamar assim pela idade da protagonista. Outra coisa incrível no livro são as mensagens passadas, como "deixe o passado para trás" e "todos tem um gráfico de altos e baixos na vida, ninguém só sobe". 

A capa do livro é linda, totalmente correspondente a história, e o nome também, descobrimos pela boca da própria Audrey, apesar de termos suspeitas sobre durante todo o livro.

Mas são como vórtices também. Infinitos. Ao olhar para alguém 
diretamente nos olhos, sua alma inteira pode ser sugada em um nanossegundo. 
É a sensação que dá. Os olhos dos outros
são ilimitados, e isso me assusta.

Enfim, À Procura de Audrey é um livro simples, mas sério, dotado de uma atmosfera única e leve, que não decepciona, mesmo desagradando alguns por não ser falado em nenhuma parte do livro exatamente o que aquelas vacas meninas fizeram para a Audrey, entende-se que é por ser fiel a sua filosofia de deixar o passado para trás, e mesmo assim, já dá para ter uma ideia do essencial para entender a história.
Beijos
- Kah 

17 comentários:

  1. Oi Kah.
    Gostei da sua resenha, me deu vontade de ler o livro. Gostei também da mensagem de superar, de alguma forma, o passado, melhor que tirar a própria vida como parece estar na moda no livros.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro novo da Sophie, mas eu quero muito ler, porque deve ser maravilhoso. Espero ler assim que puder. Gostei da sua resenha e do seu ponto de vista sobre ele. Tenho visto muita gente comentar muito bem dele e estou com bastante expectativa. Espero que a estória seja muito boa =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-enquanto-houver-amor-havera.html

    ResponderExcluir
  3. Oii Kah!

    Eu ainda não li nada da autora, mas estou bem animada em relação a isso.
    Gostei da sua comparação com Meg, eu sou extremamente fã dela e sempre quis conhecer a escrita da Sophie, mas os livros dela sempre foi muito caro e normalmente são séries. Então, estou animada em relação a esse.
    Sua resenha está ótima!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu não li nada da autora ainda mas morro de vontade de ler algum dos seus livros, acredito que eu iria preferir começar por algum dos chick-lits dela para depois ler esse livro. Mas eu amei a sua resenha e o livro parece incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Gosto da Sophie, apesar de não ter lido nada dela, esse está na minha lista há tempos, justamente por essa mensagem que ele transmite. Espero poder ler logo, mas, pra isso, o preço precisa ser camarada, os livros dela são caros demais!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiii,
    Tenho esse livro, e estou muito ansiosa para começar a ler ele.
    Vi todos falando super bem dele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada da Sophie, mas dizem que apesar desse ser uma mudança de estilo dela é um dos mais fracos.
    Que bom que você gostou.
    Espero ter a oportunidade de ler algo dela e curtir.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kah. Tudo bem? Gostei da sua resenha, já havia lido algumas resenhas sobre esse livro. Gosto de livros legais, mas não é por ser uma história boa que a autora não possa mostrar alo sério e que nos faça refletir o quanto algo "bobo" pode acabar com a vida alheia. Gosto muito disso. Outra coisa: amo os livro da Record. Bjos!

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Bullying pra mim é um tema que já deu,mas já que você o classifica como "bem leve",talvez ele seja melhor do que pensei mesmo. Bejo!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu morro de vontade de ler esse livro, até porque bullying é um tema atual, que sempre vale a pena ser lido mais e mais, para não nos tornarmos os 'agressores' nunca.
    Adorei o fato da leitura ser leve e fluida, e isso com certeza torna o assunto mais fácil de ser digerido, porém continua a passar a seriedade ainda.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Kah, tudo bem?
    Quando vi esse livro fiquei apaixonada pela capa, mas receosa porque é da Sophia Kinsela. Não gostos dos livros da autora, então já imaginei que não ia curtir esse também. Mas a história é diferente dos outros da autora, e a premissa me encantou demais, então estou tentada a dar uma chance ao livro. Até porque só tenho visto comentários positivos sobre ele.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  12. Oi Kah!
    Eu li A Procura de Audrey essa semana, gostei muito mas senti falta de algumas coisas. Esperava que a Sophie Kinsella abordasse mais o bullying em si e o que aconteceu com Audrey para que ela surtasse. Acho que fiquei mais é curiosa para entender o processo, sabe? Mas no fim, achei que é um livro bom.

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  13. Oiiii, tudo bom?
    Bem, eu amo, muito, livros sobre bullying, mas, não li esse, alias não li nada da autora, sim eu sei, sou uma vergonha, hahahah.
    Mas gostei, porque a protagonista é bem novinha PRA MIM é uma criança, então dói saber como os outros são maus, plmdds.
    Adorei a resenha.
    Bjs
    Olha, pelas suas palavras riscadas aposto que você vai gostar desse post do meu blog:
    http://tayletitshine.blogspot.com/2015/10/let-it-shine-o-projeto-dia-02.html

    ResponderExcluir
  14. Oie, Kah!
    Eu não gosto de livros do gênero, mas achei a temática bem interessante. Até um tempo atrás era tabu, poucas pessoas falavam sobre e a maioria preferia engatar naquela história de "ai, que frescura, na minha época não existia esse negócio de bullying...". É tão bom ver autoras famosas, cantoras renomadas e filmes retratando essa realidade <3 Até mesmo para quem sofre saber como agir e como lidar. Ótima resenha!

    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  15. Oiii
    Até me envergonho em dizer que nunca li nada da Sophia, pretendo corrrigir essa minha falha em breve.
    Sobre a sua resenha, amei! Bem sucinta e explicativa, parabens!
    Esse livro parece ser demais e sem dúvidas entrou pra minha lista.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Oii!

    Dizem super bem desse livro ^^ Estou louca para ler :)
    A capa é maravilhosa e a sinopse me encantou! Parabéns pela resenha :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Sophie é uma diva. Adoro seu livros e fiquei surpresa em saber que é um YA, já que a autora é voltada pra o Chick-lit. Adoro seus livros e sempre me divirto. Mas esse parece ser muito diferente do já conheço da narrativa da autora. Um assunto sério que imagino que tenha sido tratado com uma simplicidade e maestria pela Sophie. Estou curiosa para ler. Sua resenha está ótima.

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir