sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Comentários Sobre o Oscar 2016

A lista de indicados já saiu faz um tempo, a premiação está batendo na porta e só agora estou fazendo a primeira postagem sobre essa edição aqui no blog. Motivo? Estava ocupada me viciando em algumas séries, mas isso é assunto para outro post. Aqui comentarei sobre o que está chamando minha atenção ou o que está dando o que falar no mundo nessa edição.

Dicaprio finalmente leva o Oscar?
Vamos começar pelo assunto feliz mais falado dessa edição: Leonardo Dicaprio finalmente é o favorito para levar a estatueta e é o que todos as outras premiações até aqui apontam, ganhando ou não, o Twitter vai a loucura. Eu achei a atuação dele em o Regresso ótima, não tem como dizer o contrário, ele passa grande parte do filme sem falar (afinal uma pessoa atacada por um urso não tem como ter longas conversas) e isso não afeta em nada a profundidade do personagem, ele consegue demonstrar tudo com o olhar, gestos, mas em algumas cenas ele beirou o caricato, um milimetro a mais de atuação e ele teria Cageado o filme. Talvez seja isso que as pessoas estão tanto elogiando nele, ele soube o ponto de parar, trabalhou no limite, já eu prefiro ele em Django Livre.

Sai filme da Regina Casé, entra O Menino e o Mundo
Todo mundo apostando em Que Horas Ela Volta? para o Oscar, dizendo que era dessa vez que o Brasil teria finalmente um representante de novo na premiação, recebeu até verba federal, mas também, ganhou todas as premiações ao redor do mundo por onde passou, só que no Oscar ele já caiu fora ante da lista de semi-finalistas (não posso falar muito contra isso já que não achei o filme algo tão espetacular assim, é um filme bom, mas não o melhor do mundo). Mas o que ninguém esperava era que a animação O Menino e o Mundo, independente e que ninguém nem prestava atenção ganhasse uma indicação em uma categoria geral, não restrita a estrangeiros, foi um belo tapa na cara dos especialistas.

Oscar preconceituoso
Se O Regresso é a coisa feliz que mais está dando o que falar sobre essa edição, o Oscar Branco é a coisa mais triste que está dando o que falar sobre ela. Infelizmente isso não é nenhuma novidade, todo ano é assim, só que as pessoas estão falando tanto esse ano por ter ficado mais evidente (todas as indicadas a melhor atriz são brancas e grande parte loira, todos os indicados a melhor ator são brancos, filmes com maioria negra foram esnobados pela premiação ou indicara só o único personagem branco - Creed). A academia é composta em sua grande maioria por americanos abastados, caucasianos e ricos, assim a lista de indicados acaba sendo um reflexo dos seus conceitos, ou seja, do preconceito velado existente nos EUA.

Animações adultas

Acho que desde sempre a imagem da categoria de Melhor Animação esteve associada a desenhos infantis, como Frozen, Operação Big Hero, mas esse ano o Oscar resolveu fazer diferente e trouxe desenhos não feitos para crianças para a categoria, desenhos que precisa-se de um pouco mais de idade para entender e ainda deixou um filme da Pixar de fora. Na verdade, O Bom Dinossauro ficar de fora prova que a categoria está voltada para o público adulto esse ano, pois esse foi o filme mais infantil feito pela Pixar em anos, e mesmo Divertidamente e Shaun, O Carneiro estando presentes percebemos que são porque conseguem tocar o público adulto. Já os filmes O Menino e o Mundo e Anomalisa eu nem preciso comentar que é necessário alguns anos a mais para entender completamente a experiência de assisti-los. Aliás, não é porque é brasileiro, mas O Menino e o Mundo é o meu favorito na categoria, motivo? Assisti a mais de duas semanas e continuo me lembrando dele e me emocionando, coisa que nem Divertidamente fez.

Oscar com blockbusters

Não sei como era a premiação a vários anos atrás, mas desde que comecei a acompanha-la somente filmes cults eram indicados, então imaginem a minha surpresa e felicidade ao esse ano encontrar Mad Max, Perdido em Marte e Star Wars (categorias técnicas) na lista? Filmes que assisti porque tive vontade ao longo do ano, porque me chamram a atenção, não porque iriam concorrer ao Oscar, fiquei muito feliz com a possibilidade de a premiação tornar mais voltada aos cinéfilos, a quem gosta de um bom filme, não só para o pessoal cabeça, um equilíbrio.

Vou assistir os indicados? Vai ter critica?
Primeiro, esse ano decidi não assistir os filmes simplesmente porque estão no Oscar, irei assistir somente aqueles que já tinha um interesse prévio ou que descobri através da lista e me interessei. Ainda falta assistir alguns desses, mas são uns dois, e não estou fazendo nem farei criticas estilo Na Tela pois é o Oscar e temos milhares de criticas, inclusive especializadas, falando desses filmes por aí, o máximo que posso fazer é soltar uns comentários semana que vem sobre eles, meio geral.

Quais filmes você já viu? Quais são os seus favoritos? Tem algum comentário a fazer ou algo a acrescentar nos meus? Diga nos comentários.
Beijos
- Kah 

Um comentário:

  1. Eu também não vou assistir aos filmes só porque são indicados afinal, qual credibilidade eles tem assumindo essa postura de só indicar atores e artistas brancos? Eles viram de costas para muitos talentos então por isso também só assisti os que me interessaram de verdade! Como Carol, Os 8 Odiados e O Quarto de Jack!
    Já assistiu um desses?

    Beijos
    Giulia | www.1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir