terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

TAG: Viajando com os Livros

Todo mundo já deve ter ouvido falar pelo menos uma vez na vida que a leitura te faz viajar, te leva para lugares que você nunca foi e que nunca poderá ir? Então, essa TAG consegue provar que isso é verdade e ainda lhe dar alguns exemplos seguidos de dicas. Vi essa TAG no blog Eu Vivo Lendo e foi criada pelo vlog Fetiche Literários.

- Um Livro que Te Levou a um Lugar Fantástico -
Isso pode ser a resposta mais obvia e mais ouvida para essa pergunta, mas não existe lugar mais fantástico que Hogwarts, então com certeza minha resposta é Harry Potter. Não existe sensação melhor de leitura para mim do que a de estar em Hogwarts, no salão comunal da Grifinória, é como se eu voltasse a minha infância.
- Um Livro que te Levou para Outro Continente -
Não vou indicar o primeiro livro que se passa em outro continente que me veio a cabeça, vou indicar o que se passar no continente mais distante e culturalmente diferente que já li, A Noiva Fantasma. Pode não ter sido uma leitura fácil ou muito boa para mim, mas com certeza leva o crédito pela retratação de um local e uma cultura diferente, não parece se passar somente em outro continente, sim em outro mundo. Se passa em Malaia.

- Um Livro que Te Levou para um Local Desértico -
Curiosamente lembro-me de várias adaptação cinematográficas de sucesso que se passam em desertos, mas livro lidos só me recordo de O Pequeno Príncipe, que caso você não se lembrem se passa no deserto onde o aviador está consertando o seu avião e conhece o princepezinho que lhe conta todas aquelas histórias.

- Um Livro que te Levou Para Um Lugar Triste - 
Quer um lugar mais triste que um hospital? Para quem só viu o filme, na verdade o livro Se Eu Ficar se passa quase cem por cento no hospital e temos lembranças da Mia sendo contadas, mas só. Resenha.

- Um Livro que te levou Para Um País que Você Gosta -
E agora, são tantos que não sei escolher, geralmente leio os livros exatamente por se passarem nesses países que gosto já que ainda não tive a oportunidade de conhecê-los. Nos destaques nós temos Holanda, Reino Unido, França e República Tcheca, qual? Bom, acho que vou pegar Paris mesmo, com a resposta mais clichê possível, Anna e o Beijo Francês, esse livro fez eu me sentir uma turista na França mesmo. Resenha.

- Um Livro que Te Levou Para Um Lugar que Você não gosta - 
Sinceramente, se alguém aqui gosta de estar em uma arena de Jogos Vorazes ou em um dos distritos durante a ditadura da Capital, eu aconselho procurar um bom psicologo. Nem preciso explicar o motivo da escolha, né? Resenhas: 1, 2 e 3.

- Um Livro que te levou para a Floresta - 
O primeiro que me vem a cabeça é A Majestade do Xingu, onde Noel Nutels vai para o meio da mata ajudar os índios do Xingu, vacinando-os conta a varíola e ajudando na questão das demarcações de terras junto com os irmãos Villas-Boas.

- Um Livro que te Levou para a Guerra -
Você basicamente é ensinado durante as aulas de história que a Alemanha foi responsável pela morte de milhões de judeus, civis e soldados durante a segunda guerra e esquece que os alemães também sofreram com ela e que na verdade eles foram as primeiras vitimas do nazismo. Meus olhos foram abertos durante a leitura de A Menina que Roubava Livros, uma história não romantizada que mostrou como foi a II Guerra para os alemães e que nem todos eram produtos moldados no pensamento de Hitler. Resenha.

- Um livro que te levou em uma viagem -
Minha mas recente leitura que eu amei e me levou em uma boa mochilada foi Apenas Um Dia, em que a protagonista estava no fim da sua viagem pela Europa, conhece um ator de teatro que se oferece para leva-la para conhecer Paris, cidade que ela mais queria e que por um imprevisto ficou de fora da grade. El aceita e vai com ele passar um dia na cidade, mas depois desse dia ela não é mais a mesma. Além da viagem para Paris também temos a personagem na Inglaterra, EUA, México e Holanda. Resenha.

- Um livro que te levou para uma época passada -
São tantos clássicos que posso citar, mas acho que vou ficar com livros de época mesmo e ainda de fantasia. Peças Infernais é uma série tecnicamente derivada de Instrumentos Mortais, mas que se passa na Londres vitoriana e com os antepassados dos personagens, e ainda acaba conseguindo a façanha de ser melhor que a sua original. Pode não mostrar muito da Londres da épocas, mas os vislumbres já são fantásticos.

Quer saber? Gostei tanto dessa TAG que acho que semana que vem dou uma adaptada e faço com os filmes. Gostaram das minhas respostas? Fiquem a vontade para responder a TAG no seu blog ou nos comentários, estou curiosa para saber as suas respostas.
Beijos
- Kah

Um comentário:

  1. Achei essa tag incrível! Adorei que ela trata de um dos poderes mágicos da leitura que é nos levar para qualquer lugar :)
    Adorei as suas respostas, conhecia alguns livros que você citou, mas apenas li dois que estão aí e que amo muito (A menina que roubava livros e O pequeno príncipe)

    Estou ansiosa para ver a sua adaptação para filmes!

    Twee

    ResponderExcluir