segunda-feira, 13 de abril de 2015

Gêneros: O Que é um New Adult?

Já é segunda e está na hora de mais um post da série de gêneros. Já falei sobre Distopias, Chick Lits e Young Adults (exatamente nessa ordem), e aproveitando que já estamos nas classificações etárias, falarei sobre New Adults, geralmente abreviados de NA.

Repetirei o que já disse no post dos Young Adults, esse gênero não é muito difundido no Brasil, pois aqui só separamos em Infantil, Infanto-Juvenil e Adulto, mas existem muitos outros como o New Adult. Não sou formada em Letras, nem nada parecido, então se eu falar algo errado me corrijam nos comentários.

Afinal, o que é esse gênero chamado New Adult?
Em tradução livre New Adult quer dizer Novo Adulto, refere-se a jovens que estão se tornando adultos agora, algumas pessoas chamam de Older Young Adults. New Adults são livros destinados a um público entre 18 e 25 anos e tem protagonistas na mesma faixa etária, e nesses livros acontecem conflitos típicos de quem já é maior de idade e está aprendendo a ser adulto, como primeiro emprego, escolha da carreira, faculdade, sexualidade, morar sozinho, amizades pós ensino médio, medo de falhar, perda de inocência, etc.Geralmente classificado como o gênero das primeiras vezes, os New Adults também apresentam os temas dos Young Adults, problemas familiares, álcool, drogas, depressão, etc. só que em um nível mais sério. Na maior parte dos livros é considerada uma leitura realista, pois apresenta o lado da humanidade que geralmente é mascarado para os adolescentes, e também mostra que nem tudo são flores, que para chegar no arco-iris e catar aquele pote de ouro, você tem que passar por muitas estradas ruins. Em sua esmagadora maioria cenas de sexo são descritas, mas também não há exagero.

No Brasil esse gênero vem ganhando cada vez mais e mais espaço nas livrarias, só que geralmente são confundidos com livros eróticos, o que é um erro absurdo, já que é completamente diferente, o público e o foco da história não tem nada a ver.

Por ser uma classificação etária, pode ser aliado a qualquer outro gênero referente ao conteúdo, como New Adult Distópico, New Adult Romantico, New Adult Fantástico, e por aí vai.

Exemplos

Belo Desastre - Jamie McGuire
Easy - Tammara Webber
Perdendo-me - Cora Carmak
Paixão sem Limites - Abbi Glines
Fingindo - Cora Carmak
Desastre Iminente - Jamie McGuire
True - Erin McCarthy
Louco Por Você - Josinda Wilder
Uma Razão Para Respirar - Rebecca Donovan 
Aposta - Rachel Van Dyken

Nenhum comentário:

Postar um comentário