sexta-feira, 24 de abril de 2015

Gêneros: O que é um Thriller?

Estou de volta com mais post sobre gêneros, só que um pouquinho atrasada dessa vez. Após explicar o que é uma Distopia na primeira semana, um Chick Lit na segunda, um Young Adult na terceira e semana retrasada e um New Adult na semana passada. Essa semana chegou a vez de explicar o que é um Thriller.

Serei sincera com vocês, estava com muita preguiça de fazer esse post porque, como os chick lits, os Thrillers possuem diversas divisões e eu não tenho tido muito tempo ultimamente. Lembrando que eu não sou formada em letras, e não sou nenhuma especialista no assunto, então caso eu fale alguma besteira aqui e você saiba me corrija nos comentários.

Afinal, o que é esse gênero chamado Thriller?

Um Thriller nada mais é que um livro (ou filme) de suspense, que provoca tensão no leitor/espectador. Ele é um dos mais antigos gêneros literários, e além de Sherlock Holmes como exemplo, temos a própria Odisséia de Homero, um dos livros mais antigos do ocidente, como um protótipo do gênero. Thrillers são geralmente caracterizados por serem filmes ou livros que escondem informações importantes do leitor, e também tem o famoso grande clímax, em que até a vida do protagonista é ameaçada.

Existem vários subgêneros nos Thrillers, e um se difere drasticamente do outro. Confira abaixo.

Thriller Psicologico

Eu ia tentar não me manifestar, mas não deu, esse é o meu subgênero queridinho. Nessa clássificação, não será usando a ação que o protagonista conseguirá vencer no final, mas sim usando a mente, o cérebro, pensando como se livrar, enganando, despistando. Outro ponto muito marcante é a capacidade que esse subgênero tem de entrar na cabeça do leitor e engana-lo, pô-lo na história, fazê-lo sentir exatamente o mesmo que personagem e geralmente isso acontece de uma maneira inacreditavelmente forte. Para causar esse efeito, a narração costuma ser feita em primeira pessoa. Muitos escritores usam a volta ao passado em flashbacks nesse tipo de narração.
Exemplos: Caixa de Pássaros, Bela Maldade, Mentirosos e A Desconstrução de Mara Dyer

Thriller Policial/Criminal

Geralmente chamados de livros policiais, eles contam com uma investigação criminal, e geralmente o protagonista é quem a faz (é o detetive), apesar de toda a história focar e girar em torno do bandido. Os temas mais comuns são os serial killers e desaparecimentos. Também amo esse gênero, gente, e sou doida para ler Sherlock Holmes.
Exemplos: Sherlock Holmes, O Chamado do Cuco, Agatha Christie e O Boneco de Neve

Thriller Politico

É o livro ou filme que mostra uma disputa por poder, onde tem corrupção, terrorismo e guerra. Se tornaram muito comuns após a morte do presidente Kennedy nos EUA. Podem ter fatos reais ou ser bem fantasiosos. Algumas Distopias podem ser classificadas como Thrillers Politicos. A proposito, também amo haha
Exemplos: Insurgente e A Esperança

Thriller Tecnológico

São Thrillers que usam e possuem muita descrição da parte tecnológica. Geralmente os livros falam sobre Hackers, Tecnologia Militar e principalmente espionagem.
Exemplos: Fortaleza Digital e O Enigma de Andrômeda

Thriller de Conspiração

Geralmente os protagonistas são jornalistas ou pessoas normais, que descobrem uma coisa e vão investigando, "puxando o fio", acabam descobrindo uma conspiração e têm suas vidas ameaçadas por isso. Há a presença de fatos históricos, verídicos no meio do enredo ficticio.
Exemplos: O Símbolo Perdido e Inferno


Exemplos de Livros

Garota Exemplar - Gillian Flynn
A Desconstrução de Mara Dyer - Michele Hodkin
Mentirosos - E. Lockhart
O Simbolo Perdido - Dan Brown
Em Chamas e A Esperança - Suzanne Collins
Fortaleza Digital - Dan Brown
Caixa de Pássaros - Josh Malerman
Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Stieg Larsson 
Assassinato no Expresso Oriente - Agatha Christie
Sherlock Holmes - Conan Doyle
Inferno - Dan Brown
O Leopardo - Jo Nesbo
O Boneco de Neve - Jo Nesbo
Bela Maldade - Rebecca James
O Codigo da Vinci - Dan Brown
Dias Perfeitos - Raphael Montes
Feche Bem Os Olhos - John Verdon
Silencio na Floresta - Harlan Coben

Exemplo de Filmes

Clube de Luta
V de Vingança
Psicose
Antes de Dormir
Cisne Negro
Garota Exemplar
Batman (Christopher Nolan)
Efeito Borboleta
Capitão America 2: Soldado Invernal
O Sexto Sentido

Espero que vocês tenham sanado suas duvidas com o post, e se eu falei alguma besteira me corrijam nos comentários. Não sei se semana que vem terá mais algum post dessa série, se eu conseguir pensar em mais algum gênero ou vocês derem alguma sugestão terá.

- Kah

4 comentários:

  1. ajudou a mim também obrigada :D

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post. Acredito ter tirado muitas dúvidas de muita gente. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma dúvida!!!!O Thriller é um género (que pode-se sobrepor com outros) ou um subgénero do terror e de outrso generos????

    ResponderExcluir