sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

7 Filmes de Sobrevivência

Sabe aquele filme que dá uma aflição assistir? Que o protagonista esta com uma zica danada, já deu tudo errado pra ele e agora ele tem que lutar para sobreviver? Exatamente desse tipo de filme que será essa lista, filmes de sobrevivência, então deixe o nojinho de lado e exalte o amor pela vida para encarar esses títulos.

127 Horas talvez fosse mais reconhecido pela imagem do James Franco com o braço preso em uma pedra. Essa adaptação da vida real para as telas mostra um cara que estava fazendo rapel no Gran Canyon e acabou sofrendo um acidente que o deixou preso entre rochas durante 127 horas, com um desfecho no mínimo angustiante e que mostra muita coragem do seu personagem.

Wiiiillsoooon!? O Naufrago pode ser muito bem lembrado só por essa frase. Pode não ser o melhor filme da carreira de Ton Hanks, mas com certeza O Naufrago disputa a posição de mais reprisado na Sessão da Tarde com O Terminal. Nele o personagem central que trabalha na companhia de entregas FedEx sofre um acidente e vai parar em uma ilha deserta, lá tenta sobreviver e encontrar um jeito de voltar para a civilização, apesar de já ter sido dado como morto.

O Regresso é um dos filmes mais falados no universo cinematográfico atualmente e até mesmo a grande inspiração para essa lista aqui. Deixando-se os aspectos técnicos impecáveis e os comentários sobre quem sabe finalmente Dicaprio vencendo  o Oscar, esse filme conta a história de um homem que é uma espécie de guia para caçadores, porém um dia é atacado por um urso e seu sócio o abandona lá, sendo deixado entre a vida e a morte ele luta para tentar sobreviver primeiro aos seus terríveis ferimentos e depois a região perigosa onde está, só que aqui a superação não vem por meio do amor a vida, mas sim da vontade de vingança.

Perdido em Marte é a escolha certa para você que mesmo querendo ver um filme de sobrevivência não abre mão de momentos para rir. O personagem de Matt Smith pode até parecer o que menos sofreu, mas se você pensar bem isso é mérito do seu cérebro porque a sua situação faz a dos outros dessa lista parecer mamão com açúcar, afinal a pessoa tem que ser muito... sofrida para ser dada como morta em um planeta não habitado após ser atingido por um destroço no momento que todos estavam indo embora, para nossa sorte não para por aí, a vida do nosso protagonista ainda piora muito, mas como isso nós vemos o cérebro humano funcionando e aprendemos a plantar batata em marte e que fita durex resolve tudo (ou quase). O filme está sendo indicado ao Oscar 2016 e sinceramente, é um dos meus favoritos.

As Aventuras de Pi pode até parecer nome de filme de sessão da tarde, mas não é. Tirando toda a carga religiosa e filosófica do filme, principalmente o final, temos uma história de sobrevivencia do jovem indiano que viaja com a sua família e alguns animais do zoológico em um navio até o mesmo naufragar e ele ter que dividir um bote com o tigre chamado Richard Parker, sobrevivendo em alto-mar até encontrar a costa. Ok, tudo bem que o Pi não fez muita coisa para sobreviver, que se virou com o que tinha lá e ainda ganhou uns peixes de mão beijada, mas o filme vale muito a pena só pelas imagens, me arrependo até hoje de não ter ido assistir no cinema.

Invencível conta outra história real (e você aí reclamando da sua vida), dessa vez de um atleta olímpico que luta na segunda guerra e após o seu avião cair fica a deriva no oceano com mais dois soldados, se você acha que aí está ruim, quando acha que está sendo resgatado é capturado por soldados inimigos e vira um prisioneiro dos japoneses. Mesmo sendo chamado de piegas, o filme dirigido por Angelina Jolie foi indicado a Oscar, BAFTA, Critics, SAG e por aí vai.

Apollo 13 conta mais uma história de sobrevivência no espaço, só que essa é - adivinhem - baseada em fatos reais. O enredo nos conta o a história por trás da frase "Houston, we have a problem here", em que três astronautas em uma nava que pretendia pousar na Lua, viram seus tanques de oxigênio explodirem e a nave ficar a deriva no espaço, como chegar ao seu destino não tinha mais acontecer, os tribulantes tiveram que entrar em uma mini cabine projetada só para duas pessoas, fabricar um filtro de ar (mais uma vez a fita adesiva sendo útil), refazer cálculos e usar os astros ao seu favor. Como eu disse, você ainda reclama da sua vida, né?

Conhece mais algum filme desse gênero? Já assistiu algum desses? Qual te deixou mais aflito? Deixe sua resposta nos comentários.

Um comentário:

  1. Este comentário é excelente, a lista de filmes e muito boa, sem dúvida tem filmes interessantes mais meu favorita e O regresso, pessoalmente eu acho que é um filme que nos prende. Esta historia é muito interessante, eu gosto muito deste tipo de roteiro, te mantém no suspense até o final por que tem uma maravilhosa produção, todos os elementos deste filme estão muito bem cuidados. Sou fã de as filmes com Tom Hardy, por que se compromete muito com o personagem, é um dos meus preferidos, por que sempre leva o seu personagem ao nível mais alto da interpretação, adoro os projetos aonde ele participa. Sem dúvida voltaria a ver este filme!

    ResponderExcluir