segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Resenha: Apenas Um Dia - Gale Forman

A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida. Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

Avaliação: ☻☻☻☻☺(4/5)                        384  Paginas                              Novo Conceito

Sabe aquele momento na sua vida que você está tão cansado que só quer uma leitura para te fazer tirar a cabeça dos problemas, do cansaço e relaxar com um livro leve, fofo e que te faça torcer pelos protagonistas sem muita angustia ou estresse? Então, Apenas Um Dia seria ideal para esse momento.

Allyson está em uma viagem pela Europa com a sua melhor amiga desde sempre, essa viagem foi planejada como presente pela formatura e futura faculdade de medicina dos seus pais. Aliás, "planejada" é a palavra chave da vida de Allyson, tudo é milimetricamente regrado pela sua mãe e organizado, ocasionando em não muita diversão para ela, inclusive na sua viagem. Porém, no último dia de seu tour na Europa ela conhece um ator chamado Willem que lhe convida para passar um dia com ele em Paris, o lugar que ela mais queria ir e não pode na grade da viagem, para surpresa de sua amiga ela aceita pensando em ter o melhor dia de sua vida, mas não tem ideia de que pode mudar sua vida.

- Por ora, o tempo não existe. É o que Jacques disse... fluido?
- Fluido - repito, como um encantamento. Se o tempo pode ser fluido, então
talvez algo que seja apenas um dia possa continuar para sempre.

Acredito que cada livro tem o seu momento para ser lido por uma pessoa, nós não lemos livros bons, nós lemos livros que se encaixam no nosso estado de espírito, pois por mais que o livro seja incrivel se não o lermos no momento certo, ele parecerá ruim, não iremos gostar. Com esse pensamento eu queria começar esse resenha, talvez Apena Um Dia não pareça tão bom para todos vocês quanto pareceu para mim, porque eu tenho certeza que o li no momento exato, ele era a leitura que eu precisava, que eu procurava.

Ele se encaixou tão bem no período que o li, porque queria algo com o clima parecido com o de Para Onde Ela Foi - resenha, leve e que pareça deixar o local onde leio ensolarado, e tudo mais que escrevi na introdução. A vida da protagonista estava no eixo no inicio do livro, mas estava totalmente enfadonha, ela tinha todo o futuro na frente, tudo certo, mas ele só prometia mais cinza na vida dela, e ela foi vendo que ela podia ser alegre, que o futuro poderia ser azul, que não existia só o cinza, esse foi o inicio do livro que me arrebatou.

Então alguém apareceu e me mostrou que havia uma porta no quarto. Uma porta
que eu nunca vira antes. E ele a abriu para mim. Segurou minha mão enquanto eu a atravessava. E, durante
um dia perfeito, fiquei do outro lado. Estava em outro lugar.
Era outra pessoa.

Ele começou com tudo, me conquistou no inicio, o meio me manteve com a mesma taxa de sentimentos, porém o final foi desgastando o meu amor pela obra. O motivo? O clima mudou, não era mais o que eu procurava, mas entendo a mudança, deve ser por causa dela que ele se torna relevante para outros leitores, pois é devido essas mudanças que ele traz lições importantes para a nossa vida de maneira sutil.

Não vou dizer que são tudo flores nele, temos uma protagonista meio chata, que felizmente acaba tomando um pouco de jeito no final, mas continua tomando algumas decisões que não apoio. O final também foi algo que me desesperou.

Se você gostou de Para Onde Ela Foi pode apostar nesse livro, ele consegue cativar tanto que me faria correr para Apenas Um Ano, se não fosse só um POV do Willem, mas estou louca por Apenas Uma Noite.
Beijos
- Kah

27 comentários:

  1. Olha primeiramente quero te parabenizar, porque você fez uma parte reflexiva sobre o livro que me chamou bastante atenção e depois começou a desenvolver a estória do livro e depois seu ponto de vista. Olha eu fiquei extremamente encantada com sua resenha. Eu já li o livro e também gostei bastante, apesar que esse livro pra mim por vezes foi um pouco massante, mas me deixou tão curiosa para saber o que aconteceria sabe? Eu adoro a Gayle e ela me conquistou por conta das obras anteriores dela e por isso insisti em ler esse, porque não queria eu mesma me decepcionar com a leitura. E acabei ficando ainda mais curiosa após terminar o livro rs....Espero poder ler logo o próximo e mais uma vez mais do que PARABÉNS. Sua resenha ficou maravilhosa menina !

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/memorias-literarias-5-um-picante-ano.html

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro assim que lançou e fiquei agora na dúvida, já lançaram essa nova capa? EU me irritei com a protagonista em alguns momentos também, mas assim como você eu super amei a leitura e me desesperei com o final, tanto que assim que pude comprei o segundo livro e... até agora não pude ler ): Triste essa vida de sem tempo para ler todos os livros, mas pretendo ler em breve e ver qual o rumo que a história irá tomar! Sua resenha ficou ótima e fez jus a história!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  3. Amo todos os livros dessa autora incrível, mas esse em especial é um dos meus favoritos! Parabéns pelo blog! Amei ele e suas resenhas! Todas!

    http://365diasliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Kah,
    a resenhista do meu blog também teceu enormes elogios a obra, e ela nem queria ler,rs.
    Também acredito que cada livro tenha seu momento e sua fase, ás vezes, um livro super elogiado não é o que você precisa no momento e acabamos frustrados por não termos gostado de uma coisa que todo mundo gosta.
    Da Gayle, eu li só o Se eu ficar, e por incrível que pareça em comparação com o filme, eu prefiro o filme.
    Depois de duas opiniões lindas, vou me aventurar nesse.
    Adorei a resenha reflexiva.
    bjs,
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá ^^
    Concordo muito com você sobre o momento certo para ler uma obra, vivo falando isso, as vezes tenho aquela pontinha de vontade de ler uma obra, mas penso é isso que estou querendo ler, ultimamente ando com um bloqueio para distopias por exemplo.
    Quanto a esse livro, sinto muita vontade de ler o segundo, O apenas Um Ano, será que da para ler sem ler o primeiro? Se bem que até tenho vontade de ler esse, mas o segundo é mais forte XD.
    Beijos
    http://poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!
    Adora a escrita da autora e Amei os dois outros livros que li dela, tanto que já comprei mais um para ler. Este esta na milha lista e espero ler o quanto antes. A resenha mostra sinceridade em relação a leitura, parabéns.

    Carla Fernanda
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Ainda não li nada desse autor...no momento acho que ele não se encaixa na minha vida..não sei..posso estar errada mas acho esse livro meio enfadonho..e como vc mesma disse cada livro tem que se encaixar no seu momento e por hora ele ainda não é o meu...mas quem sabe um dia eu não o leia :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-vai-sonhando-megan-maxwell.html#comment-form

    ResponderExcluir
  8. Já conhecia a escritora de Para Onde Ela Foi, apesar de nunca ter lido, mas vi em muitos blogs por aí. Esse eu não conhecia. Achei bem interessante o plot, mas fiquei com o pé atrás quando diz que ele foi lido no momento certo. Pois isso é algo quase impossível de sabermos. Normalmente a gente só percebe isso quando termina a leitura. Mas, enfim. Valeu a dica, e tá anotada pra quando for o meu momento ;).

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  9. Oiii!

    Essa série dela eu ainda não li, mas li o Eu Estive Aqui e a escrita da autora é sensacional. Muito fluente e eu me encantei.
    Achei lindo a forma como VC falou de como a leitura mexeu você e eu acho isso muito legal.
    É mágico quando isso acontece. O enredo é muito bom mas ainda não tenho tanta vontade de ler.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Kah,
    eu sempre vejo algumas pessoas mencionarem essa caída no final de Apenas um dia, e parece ter sido algo bem infeliz na história. Não curto muito livros com protagonistas chatinhas, gosto de me conectar com as personagens e quando elas são assim, isso acaba não acontecendo e a leitura não fluindo.
    Gostei bem mais dessa capa da obra que da anterior, eu tenho em casa a sequência pretendo ler esse em breve. beijos

    ResponderExcluir
  11. Só li um livro até agora da autora, e simplesmente amei a escrita dele, preciso ler logo outros livros. Eu entendo isso de ler na hora certa, acontece muito comigo. Espero que essa personagem chata não me incomode, ultimamente só peguei personagens femininas pentelhas. rs
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Ka lindona eu odiei Para onde ela Foi, amei Se eu Ficar mas a continuação odoei, faltou tanta coisa, tantas pontas soltas por isso fico sempre com pé atrás com essa autora vou aguardar sair todos os livros para começar a ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Linda
    Confesso que esse livro está na minha lista há tempos, mas infelizmente não consegui parar e ler.
    Acho que é pelo fato de estar um pouco enjoada da escrita de Forman, foram muitos livros e todos criticam a personagem!
    Ainda darei uma oportunidade, mas não agora.
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  14. Ola antes de qualquer coisa parabéns pela resenha muito bem desenvolvida, li este livro ano passado e o amei, gostei da narrativa e da forma em que a Allyson foi amadurecendo, ouve um determinado momento em que fiquei um pouco entediada mais este livro foi perfeito para colocar a Gayle em minha lista de autores preferidos, ainda não li a continuação mais espero ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Eu nunca li nada da Gayle, mas tenho muita curiosidade em relação a esse livro, pois a premissa é diferente dos livros que estou acostumada a ler. A única coisa que me deixa chateada é a protagonista ser um pouco chata, mas de todo o jeito o livro está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Concordo totalmente com você sobre o fato de o que determina realmente se iremos gostar ou não de um livro é o nosso estado de espírito.
    Eu adoro os livros da Gayle, o último que li foi Eu Estive Aqui e eu adorei.
    Ainda não li apenas um dia, mas tenho muito interesse, pois já ouvi ótimos comentários.
    Uma pena o livro ter perdido um pouco do significado pra você ao decorrer da leitura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito de Gayle Forman e esse, curiosamente, é o único livro dela que não li ainda. Fico feliz em saber que é bom. Em breve lerei! :D

    ResponderExcluir
  18. Oi, quero muito ler esse livro e estou até tentando um troca com alguem da mesma cidade que eu, rs. Economia!
    Bom, gostei de sua resenha e pena que perdeu um a graça para ti, como nunca li nada da autora fico curiosa e receosa.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  19. Eu venho querendo ler esse livro há tempos e você deu o empurrãozinho certo para mim, pois eu adorei Para Onde Ela Foi infinitamente mais do que gostei de Se eu Ficar e eu entendendo totalmente essa coisa de cativar pela história dependo de seu humor e afins.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie!!!
    Não sei sinceramente o que achar dessa autora, tentei ler Se eu ficar e não gostei nem um pouco. Porém estou pensando seriamente em dar mais uma chance a ela. Já que tantas pessoas gostam tanto.

    ResponderExcluir
  21. Mesmo que eu não tenha curtido muito Apenas um ano, acho que você devia ler. Ele só vai algumas páginas além do final de Apenas um dia, mas conta muita coisa que não tem como saber sem ler. Apenas um dia eu amei, sempre gosto demais dos primeiros livros da Gayle, apesar de normalmente ter problemas com os segundos. Não achei a Allyson chata não, gostei dela. Estou bem ansiosa por Apenas uma noite também.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  22. Oi,

    Meu sonho é ter uma mala e viagens por todo o planeta. Quando comecei a ler a resenha já me interessei apenas por este fato. Apesar da protagonista ser chatinha vou dar uma chance a ele.

    Beijos,

    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Ainda não li nenhum livro dessa escritora e fiquei muito curiosa com Apenas um Dia. Gostei da sua resenha e fiquei bem interessada. Porém, acho que me chatearia com a protagonista. Como você mesmo disse, ela é meio chata e só toma decisões erradas e isso me incomoda um pouco. Mas ainda sim quero dar uma chance.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  24. Super concordo com você quando comenta que existe um momento certo para a leitura. Isso é o que me faz não abrir mão de alguns livros quando eles parecem não acontecerem. Li algumas resenhas desse livro mas nenhuma delas me fez pensar tanto em dar uma chance a leitura do que a sua. Não sei se estou no momento para ela agora, mas acho que vale manter a dica.
    Já li 3 livros da autora e em cada um tive um sentimento (amei um, achei morno outro e não consegui ler o terceiro!)... vai adivinhar o que vou achar desse??? hehehehe
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  25. oi, Karine!
    Gosto muito dos livros da Gale Forman, mas ainda não li Apenas Um Dia. Para falar a verdade, essa é a primeira resenha que leio do livro. E apesar de ter gostado da sua resenha, não gostei da historia.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Gostei muito do que falou de cada livro tem sua época pra ser lido, e concordo muito com isso, principalmente com os livros da Gale.
    Eu li só o primeiro dela, e não curti na época, não se se lesse outra vez acharia a mesma coisa, mas ando vendo resenhas tão boas deles que penso em dar outra chance a autora.
    Gostei muito do tema apresentado nesse livro, pena que a protagonista é chata

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá... tudo bem??
    Concordo com você que cada livro tem seu tempo exato para ser lido, o meu problema é que eu nunca sei quando rs... porque vou pela minha vontade no momento e as vezes percebo quando começo a ler que não era... mas não gosto de desistir e deixar para outro momento sabe... enfim... pareceu confuso agora, mas eu sou uma pessoa bem confusa as vezes... bom eu já tive vontade de ler o livro, mas depois desencanei de tantas resenhas que li e cada uma com um detalhe a mais... eu preferi ficar apenas nelas... que bom que curtiu a leitura mesmo com a protagonista chatinha... que bom que foi o livro que pegou no tempo certo... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir