segunda-feira, 29 de julho de 2013

Resenha: Anna e o Beijo Frances - Stephanie Perkins

“Isto é tudo o que sei sobre a França: Madeline, Amélie e Moulin Rouge. A Torre Eiffel e o Arco do Triunfo também, embora eu não saiba qual a verdadeira função de nenhum dos dois. Napoleão, Maria Antonieta e vários reis chamados Louis. Também não estou certa do que eles fizeram, mas acho que tem alguma coisa a ver com a Revolução Francesa, que tem algo a ver com o Dia da Bastilha. O museu de arte chama-se Louvre, tem o formato de uma pirâmide, e a Mona Lisa vive lá junto com a estátua da mulher sem braços. E tem cafés e bistrôs — ou qualquer nome que eles dão a estes — em cada esquina... Não é que eu seja ingrata, quero dizer, é Paris. A Cidade Luz! A cidade mais romântica do mundo.” Anna Oliphant não está nada entusiasmada com a ideia de se mudar para Paris, já que seu pai, um famoso escritor norte-americano, decidiu enviá-la para um colégio interno na Cidade Luz. Anna prefere ficar em Atlanta, onde tem um bom emprego, uma melhor amiga fiel e um namoro prestes a acontecer. Mas, ao chegar a Paris, Anna conhece Étienne St. Clair, um rapaz inteligente, charmoso e bonito. Só que Etiénne, além de tudo, tem uma namorada... Anna e Etiénne se aproximam e as coisas ficam mais complicadas. Será que um ano inteiro de desencontros em Paris terminará com o esperado beijo francês? Ou certas coisas simplesmente não estão destinadas a acontecer? Stephanie Perkins escreveu um romance de estreia divertido, com personagens espirituosos que garantem dedos formigando e corações derretendo.

Anna e o Beijos Frances foi um livro que eu deixei me enganar pela capa, e pelo titulo. Quando eu vi ele pela primeira vez, a mais de um ano atras, eu achei que se tratava de um livro bobo, chato e entediante, então acabei não o lendo porque julguei sem saber direito. Ainda bem que esse ano resolvi lhe dar uma segunda chance, vi muitas pessoas dizendo que amaram e fui ler... E me apaixonei!

Anna é uma garota normal do ensino médio, com um pai escritor de livros dramáticos - durante o livro realmente me lembrou Nicholas Sparks - que resolve manda-la para fazer o seu ultimo ano em um "colégio interno" em Paris, mesmo contra a sua vontade - que tipo de pessoa reclama de ir para Paris? Ainda longe dos pais? Lá ela acaba conhecendo Étienne St. Clair - mas pode chama-lo só de St. Clair, é assim que todo mundo chama ele mesmo - um garoto americano com sotaque inglês e nome francês -confuso? Tem uma explicação no livro. Ele e ela acabam virando melhores amigos, mas querendo mais... "Mas será que eles querem mais mesmo?" Essa é a pergunta que eles se fazem o livro todo. O problema é que os dois não estão "disponíveis". Anna tem um inicio de relacionamento que foi deixado nos EUA, e St. Clair tem uma namorada na faculdade, ali mesmo na França.

O livro é super engraçado, e muito fofo. Os personagens são engraçados e fofos, mas como nem tudo são flores tem alguns defeitos. Anna é legal, realmente parece uma garota normal, mas eu acho ela um pouco sensível de mais, ela chora por quase tudo, o que é chato. St. Clair parece um verdadeiro cavalheiro, com um temperamento um pouquinho estourado, e seus valores.

O cenário não poderia ser melhor, a Cidade Luz, Paris... minha amada Paris! Cheia de charme, com seu glamour, romance e mesmo assim clássica! Tenho que admitir que um dos motivos para eu querer continuar lendo o livro mais e mais foi a cidade.

A narrativa é rápida, engraçada e leve, como um verdadeiro Young Adult. Bem escrito e de fácil entendimento, mas com alguns trocadilhos em inglês que talvez só quem saiba irá rir. Stephanie soube como descrever os locais e como montar uma Paris na cabeça do leitor. Ainda tem algumas palavras em Frances! Graças a Steph - olha a intimidade haha - já sei como comprar um ingresso para o cinema quando for para lá.

O final é obvio desde o inicio do livro, na realidade desde que você lê a sinopse, mas mesmo assim você lê torcendo pra ele acontecer e até brigando com os personagens - principalmente com a melhor amiga da Anna. E fica aquele gostinho de quero mais na sua boca depois que termina o livro.

A capa acabou fazendo com que eu achasse que o livro iria ser chato, mas se eu olhar bem ela até que é bonita. Eu não gostei muito de terem colocado a foto de uma garota na capa para ela ser a Anna - e ainda sem o perfil dela -, mas não vou reclamar, em alguns países colocaram o St. Cair na capa também, eu teria pirado se não pudesse imaginar ele do meu jeito.

Recomendo esse livro para quem é leitor de primeira viagem - estou até pensando em dar ele para a minha amiga que nunca leu um livro inteiro - e pra quem quer ler alguma coisa só para se distrair, e gostar de um romance fofinho e bem humorado.

Ficha Técnica: 
Autor: Stephanie Perkins
País: EUA

Idioma: Português (lido)

Gênero(s): Romance, Young - Adult
Editora: Novo Conceito
Data de publicação: 2011
Páginas: 288
Frase: 
"Quem manda os filhos para um internato? É tão Hogwarts. Só que no meu não tem feiticeiros bonitinhos, balinhas mágicas ou aulas de voo".

O livro tem uma "continuação", chamada Lola e o Garoto da Casa ao Lado, só que não tem nada a ver com esse livro, ele só é considerado por ter um crossover de personagens. Mas a Anna e o St. Clair aparece fazendo uma participação especial.
Avaliação:
☺☺☺☺ (4/5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário