terça-feira, 30 de julho de 2013

Resenha: Insurgente - Veronica Roth

Atenção: Spoilers sobre o enredo de Divergente.
Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor. 

Quando terminei Divergente eu queria mais, queria correr para esse livro, mas não podia pois minha amiga estava aqui na minha casa, o que me levou a uma dolorosa semana querendo este livro. Quando ela foi embora e comecei a ler o livro, pensei que já tinha perdido o ritmo da leitura, mas ele voltou facilmente pra mim quando comecei e só quis ficar lendo ele o tempo todo.

O livro começa exatamente onde Divergente parou, com eles fugindo no trem. Tris e Tobias - apesar de passar o tempo todo lendo o nome dele no livro, tive que ir lá ver qual era... não sei porque, mas eu não consigo gravar esse nome dele, só gravo o "To" - vão procurar abrigo na sede da Amizade junto com Marcus, Peter e Caleb - esses últimos dois nomes... quero falar muito sobre eles depois - para terem um lugar seguro para ficar, por pelo menos algum tempo, durante toda a revolução que acontece lá fora. Mas infelizmente eles não ficam lá por muito tempo e já tem que sair, pois a Erudição e a parte da Audácia, que se aliou a Erudição, estão caçando eles.

Nesse livro temos algumas "olhadas" diferentes para os personagens, ou melhor, eles revelam ou mostram um lado diferente . Para começar, Tris acabou ficando "traumatizada" após os acontecimentos de Divergente. Agora toda vez que ela toca em uma arma ela se lembra de Will caindo morto depois que ela atirou nele, se lembra dos seus pais morrendo e tudo... Tudo bem que isso não é uma coisa fácil e que acabou realmente traumatizando ela, mas isso já deixou ela frágil na visão do leitor, a Veronica Roth não precisava ter feito ela chorar quase que o tempo todo durante o livro também. Isso me irritou, eu simplesmente me irrito com "mocinhas" assim, que parecem de açúcar e choram simplesmente por qualquer coisinha que machuque um pouco elas, como o próprio Tobias disse para ela "Acredito que você ainda está ai dentro. Volte pra mim". É assim que eu me sinto, essa não é Tris que eu conheci no primeiro livro, aquela Tris era forte, com essa eu me decepcionei... E eu realmente espero que no próximo livro ela já tenha se recomposto, pelo menos em relação as lágrimas. Tobias acabou demonstrando um lado mais frio e calculista dele nesse livro, me fazendo até pensar se era o mesmo personagem do primeiro. No primeiro livro ele era serio na hora seria, ele era profissional, mas nesse não, nesse ele é calculista e misterioso - pelo menos é isso que a Tris faz a gente pensar - claro que ele continua apaixonado de mais pela Tris, eles tem seus momentos de paixão ardente e também de quase rompimento, passando pelos de casal firme.

Outros personagens merecem ser destaque nessa resenha também, como eu falei já lá em cima, e parece que nesse livro a Veronica resolveu surpreender a gente com os personagens, a primeira surpresa é com uma personagem que a gente mal se lembra. Essa surpresa eu adivinhei um pouquinho antes de ela acontecer, mas adivinhei brincando, tipo "aposto que  blah blah blah"  ai eles vão fazer a surpresa e eu fico "Nossa, não é que eu tinha adivinhado!"... tipo coisa de médium, porque como a própria Roth falou, não se encaixava direito. Agora o próximo personagem é o Caleb... Como? Por que? Como você pode fazer isso? Na hora - vocês vão me entender quando lerem o livro - eu me coloquei no lugar na Tris, e eu ficaria totalmente atordoada se fosse o meu irmão - nós nem somos próximos, mal nos vemos - e como o ator que fará o irmão dela é o mesmo que fará o Augustus em A Culpa é das Estrelas, eu pensei "Já era o filme". E por ultimo Peter, esse eu já ficava imaginando que ele faria algo desde o inicio, então não foi surpresa foi só algo como "EU SABIA!"

O enredo é bom, a escrita é boa, mas algumas coisas não se encaixam, e a própria escritora disse isso. Não sei se foi só eu, mas por causa disso eu ficava com a pergunta na minha cabeça o livro todo "Como? Mas como fizeram isso?".

O que eu gosto nessa serie, é que os livros não são feitos separados e juntados só por "se vc não leu o primeiro não vai entender o segundo".Não, essa serie é como um livro gigante dividido em 3 partes, por isso você não pode dizer se adivinhou o final, porque ainda não teve o final, você só deu uma pausa.

E por falar em final... O "final" do livro foi totalmente "quero mais" e "O que?", por isso necessito imediatamente do terceiro que só será lançado em Outubro. Sim, ele é totalmente inesperado e eu adorei, e deixou tudo com um enorme ponto de interrogação.

Ficha Técnica:
Autor: Veronica Roth
País: EUA
Idioma: Português (lido)
Gênero(s): Distopia, Young Adult
Editora: Rocco 
Data de publicação: 2013
Páginas: 512
Frase: 
"Descobri que as pessoas são compostas de camadas e mais camadas de segredos. Você pode achar que as conhece, que as entende, mas seus motivos são sempre ocultos, enterrados em seus próprios corações. Você nunca as conhecerá de verdade, mas as vezes decide confiar nelas."

"- Mas se lembre de que, as vezes, as pessoas que você oprime tornam-se mais poderosas do que você gostaria."

A serie tem um terceiro livro que será lançado em Outubro desse ano nos EUA, sem previsão para o Brasil. O titulo será Allegiant.

Avaliação:
☺☺☺☺ (4/5)
PS.: Eu li esse livro no meu Kindle por causa do Calibre. O e-book era em Epub e eu passei para MOBI no Calibre e li normalmente como se fosse da Amazon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário