segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Resenha: O Lado Feio do Amor(Ugly Love) - Colleen Hoover

Quando Tate Collins conhece o piloto de avião Miles Archer, ela não acha que é amor à primeira vista. Eles nem sequer se consideram amigos. A única coisa que Tate e Miles têm em comum é uma atração mútua inegável. Uma vez que os seus desejos estão esclarecidos, eles percebem que têm um arranjo perfeito. Ele não quer amor, ela não tem tempo para o amor, por isso só deixa espaço para o sexo. Seu arranjo pode ser surpreendentemente e sem trabalho, enquanto Tate seguir as duas únicas regras que Miles tem para ela. 1- Nunca pergunte sobre o passado. 2- Não espere um futuro. Eles acham que podem lidar com essa situação, mas percebem quase imediatamente que não podem lidar com isso em tudo. Corações se infiltraram. Promessas se quebram. Regras ficam abaladas. O amor fica feio.

Avaliação: ☻☻☻☻☺ (4/5)                 336 Páginas                   Atria Books

São em momentos como esse, quando eu leio um livro ainda não lançado no Brasil, que eu fico muito feliz por ter um Kindle e ter feito curso de inglês.

Tate Collins é uma quase formada enfermeira que começa a morar com o seu irmão piloto em um prédio cheio deles, e no seu primeiro instante lá ela conhece - de uma maneira não muito boa - Miles Archer. Apesar da atração entre eles ser inegável nenhum quer começar um relacionamento agora, Tate por não ter tempo e Miles por não querer mais saber do amor desde que viu o seu pior lado, então decidem começar uma especie de "Amizade Colorida".

É incrível a capacidade que a Colleen tem de me deixar parecendo uma adolescente fanática com as suas histórias leves e mesmo assim tocantes. Por mais que o livro aborde algum tema pesado, as vezes até tabu, a escrita dela deixa a obra leve e fluída. A Colleen é uma escritora tão fantástica que por mais que a atmosfera do livro esteja péssima, que só coisas ruins estejam acontecendo, nós entramos de cabeça nas suas histórias, como se depois de ter lido a primeira página aquele fosse o nosso mundo, e toda vez que tentamos fechar o livro, algo não deixa, como se existisse alguma especie de gravidade ali que nos impede de abandonar aquele mundo. Colleen Hoover é Colleen Hoover, sem mais.



Se você está tentando me impressionar, você está indo pelo caminho errado.
Eu prefiro um homem com um pouco mais de
modéstia e um pouco menos de esposa.


Esse livro, apesar de parecer o mais descontraído da escritora por ter uma semelhança com o filme Sexo sem Compromisso, é o mais sensível dela, o mais tocante. Ugly Love nos mostra as duas faces do amor, a bonita que já estamos acostumados a ver nos livros e filmes de romance, e também nos apresenta a feia, a cheia de dor e de arrependimentos, aquele que não se deixa ser esquecida, que nos assombra o tempo todo depois que a encontramos. É esse ultimo lado, esse lado feio, que transforma esse livro em um romance único, que nos mostra que o amor pode tanto construir como destruir alguém.

A narração é feita em dois tempos nesse livro, o primeiro tempo é o presente que é narrado pela Tate e conta a história dela com o Miles; o segundo tempo é o passado, seis anos antes, é narrado pelo Miles e conta a história dele com a Rachel e caminha para nos contar o que aconteceu no seu passado que o transformou. É gritante a diferença entre o Miles dos dois tempos, enquanto o Miles do passado é doce, romântico, o namorado perfeito, o Miles do presente é de gelo, sem emoção (o que é totalmente compreensível depois que se descobre o que aconteceu com ele).


O amor nem sempre é belo, Tate. Às vezes, você passa todo o seu tempo
esperando que ele será, eventualmente, algo diferente. Algo melhor. Então,
antes que você se dê conta, você está de volta ao ponto de partida, e você
perdeu seu coração em algum lugar pelo caminho.



Se tem um personagem que merece destaque nesse livro é o velho Cap, o operador de elevador do prédio, muito sábio e querido, que parece um meio termo entre vô e amigo para qualquer um que precise (mas principalmente para Tate). Ele sabe exatamente o que falar quando você precisa e, apesar de saber os segredos, nunca os conta. Quero um Cap na minha vida!

Ao terminar a leitura de qualquer livro da Colleen eu tenho que me segurar para não dar cinco estrelas para ele, eu procuro pensar mais um pouco sobre ele e tentar achar algum defeito, algo que me impossibilite de fazer isso, porque como eu faço resenhas eu tenho que ser uma leitora mais critica. Depois de muito pensar, consegui achar um defeitinho no livro da Colleen - para alguns nem devem fazer diferença. O final do livro, a grande revelação do que aconteceu com o Miles é meio obvia, o leitor pode adivinhar ela desde que os personagens nos são apresentados, o que tira aquele choque que as revelações da Colleen costumam nos dar, não nos deixando surpreendidos, assim acabando com um pouco da magia do livro.

Ugly Love é um livro envolvente que nos mostra o poder que o amor tem de modificar uma pessoa, e que a vida não é feita só de momentos felizes ou de momentos tristes, mas sim da mistura dos dois.


"Como me coloquei nessa confusão?"
"Você já deve ter ouvido aquela expressão, 'quando a vida te dá limões...?"
"Faça limonada" eu digo
"Não é assim que termina" ele diz "Quando a vida te der limões, verifique que você sabe nos
 olhos de quem precisa espremê-los."

-Kah. 

2 comentários:

  1. Olá Kah, muito boa a sua resenha!!! Mas realmente esse é o primeiro livro da CH que eu pauso a leitura... Séério fiquei furiosa com a Colleen HAHA acho que ela é mt boa em nos fazer sentir exatamente o que ela quer e nesse livro ela realmente queria passar a ideia de um "ugly love" e o amor não é feio ( Birra Eterna). Confesso que sou uma fã de finais felizes que "concertam" todos os problemas do livro, e desta vez ela deu um final feliz, mas com "poréns". Então estou me sentindo a unica pessoa da face da terra que não amou esse livro!!! Axo que vou abraçar métrica, hopeless e maybe someday que é melhor u.u Beijãão :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi e obrigada!
      Acredite, esses "poréns" do final do livro também acabaram um pouco comigo. Se lhe ajudar a se sentir melhor, eu também não AMEI esse livro, mas tive que admitir que ele é muito bom.
      Pode se jogar em Hopeless, você vai amar (sou meio suspeita para falar, adoro esse livro).
      Beijão.

      Excluir