domingo, 22 de fevereiro de 2015

Na Tela: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

No passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.

Avaliação: ☻☻☻☻☺ (4/5)                           1h59min                       Alejandro Iñárritu

Finalmente cheguei ao último filme do Na Pilha, e foi bem a tempo do Oscar - desisti de ver O Jogo da Imitação, e vi Operação Big Hero no lugar. Quando os créditos desse filme começaram a passar, eu tive a sensação de que tinha achado o ganhador de melhor filme desse ano.

Birdman conta a história de um ator que fez o papel de um super herói chamado Birdman, o que lhe rendeu muitos fãs e dinheiro, a bilheteria dos filmes dessa série era tão grande que chegaram a fazer três e queriam um quarto, porém o ator recusou e acabou caindo no esquecimento de Hollywood. Para tentar voltar aos tempos de gloria ele resolve dirigir, roterizar e estrelar uma peça da Broadway.

A critica quanto a Hollywood é obvia nessa história, e principalmente quanto a filmes de
"entreterimento" e a seus atores. Bem, não é exatamente uma critica, Alejandro Iñárritu só nos mostra a realidade por trás dos belos filmes e peças de teatro que vemos, aliado a um olhar cinico que deixa tudo engraçado. No filme fica claro que para os criticos e que para ser considerado um ator de verdade, não basta fazer um filme que renda bilheteria - aliás, fica extremamente claro que render bilheteria não é sinonimo de qualidade -, que isso só lhe transforma em uma celebridade (como uma critica mesmo fala no filme).  O filme chega a passar uma sensação de submundo com tantos corredores estreitos e sujos nos bastidores do teatro, mostrando que nem tudo é glamour.

Os personagens deixam a história ainda mais rica, por serem um espetaculo a aparte. Edward Norton dá um show com o seu personagem sem escrupulos e surtado, que proporciona várias das situções mais engraçadas do filme. Naomi Watts também está incrivel, mas não chega a se destacar tanto quanto Emma Stone que faz a filha deslocada e meio revoltada que sente a ausência pai em sua vida devido a fama (o Mike, Birdman). 

Existem cenas que confundem o espectador, deixa realmente sem saber se aquilo está acontecendo ou é só a cabeça do personagem. O humor nesse filme é levemente negro, como o das outras comédias indicadas ao Oscar, mas tem sucesso em fazer-nos rir, apesar de não deixa a barrida de ninguém doendo.

O segundo titulo do filme - A Inesperada Virtude da Ignorancia - não faz sentido durante toda a obra, mas no final consegue se justificar de uma maneira única e, como tudo nesse filme, critica.

Birdman é um filme crico que nos mostra a realidade por tras das telas e dos palcos de Hollywood e da Broadway, mostrando que não tem tanta diferença entre eles quanto se pensa, e que no final o que todos querem, e vão atrás a qualquer custo é da fama.

- Kah

Nenhum comentário:

Postar um comentário