sábado, 28 de fevereiro de 2015

Resenha: Sem Esperança - Colleen Hoover

Atenção: Se você não leu Um Caso Perdido não leia esta resenha, nem mesmo a sinopse desse livro.

Assombrado pela culpa e pelo remorso por não conseguir salvar Hope nem Less, Holder desenvolveu uma personalidade agressiva. Mas, quando finalmente se depara com Hope depois de tantos anos, não poderia imaginar que o sofrimento seria ainda maior após o reencontro. Em Sem esperança, Holder revela como os acontecimentos da infância de Hope, que agora se chama Sky, afetaram sua vida e sua família, fazendo-o buscar a própria redenção na possibilidade de salvá-la. Mas é apenas amando Sky que ele finalmente será capaz de começar a se reconciliar com si mesmo.

Avaliação: ☻☻☻☻☺ (4/5)            320 Páginas               Galera Record

Eu amo tanto Um Caso Perdido que acho que nenhum livro da Colleen nunca mais chegará aos seus pés, mesmo sendo a mesma história, só que narrada por outro personagem.

Quando Holder era só uma criança ele deixou Hope sozinha na frente de sua casa e ela foi sequestrada. Holder sempre se culpou por isso, achou que havia falhado com a sua amiga, e essa sensação só piora quando sua irmã gêmea comete suicídio e ele passa a achar que decepcionou as duas pessoas que mais amava. Um ano após a tragédia que assolou a sua família, e após vários boatos sobre a sua saída da cidade, Holder volta e já no primeiro dia encontra uma garota chamada Sky que ele tem quase certeza que é a Hope.

Eu amo Um Caso Perdido, foi o melhor livro de 2014 pra mim, e entrou na minha prateleira de favoritos - metaforicamente, porque eu não tenho uma. E uma das coisas que eu mais gostei nele, foram as surpresas que eu tive, pensar que ele era só mais um romancezinho e levar um tapa na cara ao descobrir que ele é o que eu esperava, mas que não era só aquilo, tinha muito mais, tinha um mistério, um drama e algo totalmente tabu exposto com leveza. Em Sem Esperança nós não temos isso, desde de a primeira página sabemos da existencia da Hope e que o Holder acha que a Sky é ela, nâo temos a reviravolta inesperada que fez eu me apaixonar pelo primeiro.

Sem Esperança é mais focado em como o Holder se sentia perante toda a situação com a Hope desde a morte da Less, a sua irmã, então nós temos as muitas das cenas que lemos em Um Caso Perdido contadas por ele nesse livro, só que a narração dessa vez é mais concentrada em transmitir o que o personagem está sentindo e o que aquilo significa pra ele, do que o que está acontecendo naquele momento.

Graças a esse enfoque maior no Holder, nós contamos com algumas cenas novas, com algumas novidades em relação a sua irmã e a acontecimentos com ele, principalmente. Por exemplo nós descobrimos que a Less tinha um caderno para ele desabafar, como um diário que deram pra ela na terapia que ela fazia, e após a sua morte o Holder passou a usar-lo para escrever mensagens para a sua irmã, mesmo sabendo que ela jamais lerá aquilo por estar morta, mais como uma especie de desabafo. Sim, isso me lembrou um pouco Carta de Amor aos Mortos e até As Vantagens de Ser Invisível, mas só um pouco mesmo, apesar de não ter lido nenhum dos dois ainda sei que não é nada como aquilo.

Também vemos mais o amigo do Holder nesse livro, não lembro sequer se ele apareceu em Um Caso Perdido, mas nesse o Daniel aparece bem mais, vemos toda um rolo dele com a Val - até entendemos porque ela é tão odiosa no primeiro livro - descobrimos a mania estranha e engraçada dele de não chamar as pessoas pelo nome, e descobrimos que ele tem uma história com uma certa garota que ele não sabe o nome, criando um engate para Finding Cinderella.

Uma coisa interessante sobre essa "série" é que o primeiro livro em inglês se chama Hopeless, que quer dizer Sem Esperança, o nome dado para o segundo livro no Brasil, que em inglês se chama Losing Hope, Perdendo a Esperança traduzindo livremente.

Apesar de ter um ritimo mais corrido, e focar mais nos pensamentos do que na história propriamente dita, Sem Esperança mantem a mesma qualidade que Um Caso Perdido e foi feito para os fãs do primeiro.

P.S.: Para uma resenha mais focada nos acontecimentos do livro e com mais detalhes, leia a resenha de Um Caso Perdido clicando aqui.

- Kah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário