sábado, 7 de março de 2015

TOP 5: Personagens Femininas Fo...ortes


Mulher é o sexo frágil? Que nada! Nós podemos até não ter tanta força física quantos os homens, mas conseguimos compensar isso muito bem com outras características que podem nos permitir até vencer um luta, e prova disso são as personagens desse TOP 5. Essa personagens provam que nem toda mulher, na vida real ou em uma história, tem que ficar só chorando, se preocupando com a beleza e esperando que um príncipe chegue para salvá-la, essas personagens mostram que nós podemos sim ir a luta, atrás do que acreditamos e conseguir o que queremos sem a ajuda de nenhum príncipe encantado.

Confira a seguir cinco personagens femininas fortes, que faz qualquer um engolir o seu preconceito com as mulheres. Esse post é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março). Não está em ordem de preferencia.

1- Katniss Everdeen - Jogos Vorazes: Quem nunca ouviu falar dessa moça? Seja nos livros ou nos filmes, Katniss prova que não é mais uma mocinha indefesa de Saga indo para os Jogos Vorazes no lugar da irmã, vencendo, levando o Peeta junto na vitória, começando uma revolução, virando símbolo dela, derrubando aquele regime politico absurdo, etc. Quando eu li Jogos Vorazes, antes até do lançamento do primeiro filme, fiquei fascinada com a Katniss, com a sua personalidade, com modo nenhum marmanjo deixa ela para trás, sua inteligencia, com como ela vai a luta pelo o que quer e não é uma idiota que não consegue ficar sobre os próprios pés quando vê um homem bonito. Leia a resenha de Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança.

2- Tris Prior - Divergente: Existe uma quantidade considerável de pessoas que não gostam dessa
personagem, e eu sinceramente não vejo o motivo. A Tris é uma personagem que se assemelha muito a uma pessoa real, ela tem as suas fraquezas e seus pontos fortes, o que faz ela estar nessa lista é ela saber disso e ser corajosa e inteligente suficiente para superar as suas limitações. Por ela seu uma personagem mais real, mais fácil de existir do que a Katniss, eu até já disse na resenha de Covergente que eu queria ser mais como ela. Confira a resenha de DivergenteInsurgente e Convergente.

3- Hermione Granger - Harry Potter: Sinceramente, o que teria sido do Harry e do Rony sem ela? Os dois teriam morrido já no primeiro livro se não fosse a Hermione. Tudo bem, o Harry era o escolhido para matar o Voldemort, mas ele já teria sido morto por algum dos capangas de Você-sabe-quem ou não teria conseguido sequer reunir as Horcrux sem a ajuda da Mione. Além disso, ela também sofreu muito preconceito por ser inteligente, por ser filha de pais trouxas, teve que escolher entre a família ou salvar o mundo, sofreu por amor, e nunca se deixou abater por nada disso, sempre encarou tudo de cabeça erguida.

4 - Jane Eyre - Charlotte Brontë: Na época de Jane não era nada fácil ser mulher, elas tinham que se encaixar em padrões de beleza, conseguir um bom marido e cuidar da família, só, não podiam fazer nada além disso. Contrariando tudo isso, Jane estudou, conseguiu um emprego e se sustentava, e mesmo em uma situação que muitas mulheres naquela época diriam sim, ela disse não, manteve a sua dignidade e não abandonou o que acreditava. Ela foi uma pioneira na luta das mulheres pela igualdade na literatura. Leia a resenha do livro aqui.

5 - Claudia Parr - Uma Prova de Amor: Não tinha como terminar essa lista sem citar uma personagem bem-sucedida que sabe o que quer. Claudia Parr é tudo isso, desde jovem ela nunca teve interesse em ser mãe, adora os sobrinhos, mas nunca quis ter um bebê e sempre foi bem honesta com o seu marido em relação a isso, ela nunca quis ser presa por uma criança, só. Quando ela começa a ter problemas no casamento em relação a isso, ela não fica se lamentando e faz escolhas bem decididas. Ela tem os seus objetivos bem definidos, é uma mulher de "fibra", um verdadeiro exemplo de mulher segura. Leia a resenha do livro aqui.

E você? Quais seriam as cinco personagens que você colocaria aqui? Não concorda com alguma escolha minha? Deixe nos comentários a sua resposta.

2 comentários:

  1. Olá.
    adoro livros com mulheres fortes. Li apenas Jogos Vorazes e Harry Potter, de sua lista, mas conheço a Tris pelo filme e achei a personagem bastante forte e inspiradora. A Mione salvou o trio inúmeras vezes e isso torna ela uma de minhas personagens favoritas. A coragem da Kat também faze com que eu tenha muito orgulho dessas mulheres. Eu colocaria a Luna nessa lista. Embora não seja considerada uma garota inteligente ou algo assim, ela é ela mesma sempre, sem ligar para as opiniões dos outros e isso, a meu ver, demonstra muita coragem.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a Luna é muito corajosa. Nunca tinha pensado por esse ângulo antes, mas você tem razão.
      Beijos.

      Excluir