quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Resenha: A Vingança de Mara Dyer - Michelle Hodkin

Terceiro e último volume da trilogia Mara Dyer A série mescla paranormalidade, conspiração e romance para contar a história de uma adolescente com poderes especiais. Elogiada pelas autoras das séries Divergente e Instrumentos Mortais, Michelle Hodkin cria aqui uma trama surpreendente, onde nada é o que parece. Depois de descobrir que consegue matar apenas com o pensamento, assim como seu namorado é capaz de curar com a mesma facilidade, Mara Dyer é capturada por uma inescrupulosa médica, que a faz passar por uma série de testes e experimentos. Mas Mara não está sozinha. Outros jovens com poderes igualmente extraordinários são usados como cobaia. Com a ajuda deles, e de um velho inimigo, ela consegue fugir e parte em busca de vingança.

Avaliação: ☻☻☻☻☺(4/5)                          378 Páginas                                 Galera Record

Depois de um ano do final que apesar dos acontecimentos não me impactou tanto, nem me fez acreditar nele, fiz finalmente a esperada leitura de A Vingança de Mara Dyer, mais por uma cede de respostas do que curiosidade do que vem a seguir, e devo dizer que foi o livro mais decepcionante da série. Ok, talvez a culpa seja das minhas altas expectativas. 

Após o final de A Evolução de Mara Dyer, onde após fazer a clinica onde estava desabar para poder fugir de Jude - até parece a trama do primeiro isso. Mara é levada para um local pior, onde é dopada o tempo todo, sem nunca conseguir voltar a consciência antes de doparem-na de novo, e a Dra. Kells fazem testes, aplicações e experimentos nela buscando controlar a sua habilidade. Mara quer sair de lá, saber finalmente porque ela é assim, voltar a vida normal e principalmente descobrir se o que lhe falaram sobre Noah é verdade.
"Stella seguiu meus olhos, parou e apontou para um pequeno globo suspenso no teto, no canto direito do lugar.
Fitei-o um instante, depois ergui a mão e mostrei o dedo do meio
. — Achei que você fosse fazer a saudação do Distrito Doze para ele — brincou Jamie."

Essa trilogia começou sem nenhuma expectativa para mim, nem sabia sobre o que era, e após pegar A Desconstrução ele se encheu delas para mim, amei a mescla que a Michelle fazia de Thriller psicológico, suspense e até terror - suave -, todo aquele mistério. O livro parecia um grande quebra-cabeça para mim, bem bagunçado, na verdade, o que eu amava, sei que ao longo do tempo esses quebra-cabeças tem que ao longo do tempo eles tem que se organizar, mas esse terceiro ficou muito organizado, parecia que o livro tinha perdido uma parte da sua identidade, tudo estava no lugar, só esperando ser posicionado. Aliás, as peças estiveram sempre na frente dos personagens, a explicação cientifica-sobrenatural (tendo caminhado muito mais para esse primeiro) sempre esteve lá, em baixo de suas barbas, mas isso é assunto para mais tarde.

Todo mundo tem um pouco de louco. Só que algumas 
pessoas escondem melhor que outras.

Minha relação com a Mara sempre foi meio conturbada, no primeiro livro eu apoiava algumas coisas que ela fazia, as "alucinações" que ela disfarçava para não voltar para a clinica psiquiátrica, mas discordava de muitas idiotices que ela fazia, que era obvio que ninguém ouviria ela e ela passaria por louca. Agora, nesse terceiro, eu me irritei com ela, quando ela não estava tomando alguma atitude que eu não concordava, estava sendo uma "Bella Swan" da vida - há exceções, claro. Já o Jamie que eu não via muita necessidade nos anteriores, achava ser só uma pessoa na vida da Mara, tornou-se uma das melhores partes do livro, ele era o responsável pelos momentos engraçados, bem vindos para quebrar o clima pesado do livro, todas as referencias pop e também por parte das aparições da "Mara legal".

— Como era o nome do livro? — indagou Jamie. 
— Novas teorias em genética, de... Cacete. 
— Isso é um pseudônimo?

Uma coisa que aconteceu ao final da minha leitura do anterior e ao longo de toda desse foi a minha incapacidade de me envolver sentimentalmente com a história - o que me fez sofrer menos, ainda bem - algo que acontece em todas as leituras que mergulho de cabeça e não consigo largar - o que aconteceu aqui, porque mesmo com todas essas minhas implicações, ainda é um Mara Dyer - sempre pulo, me desespero, já aqui parecia que uma barreira impedia as emoções de chegar até mim, a única explicação é que eu não acreditava no que lia.

O final do livro, a explicação, estava na cara o tempo todo como já disse, era algo que cheguei a pensar na leitura do seu antecessor, me deu a impressão de a Michelle ficar com preguiça de elaborar mais aquilo, as perguntas principais foram todas respondidas, mas as criadas ao longo do caminho não tiveram resposta.

— Estou bem interessado em ver Mara lançar a 
Maldição Cruciatus nesses bundões, na verdade.

Mesmo com toda essa frustração, A Vingança de Mara Dyer consegue cumprir a sua função de encerrar a série, ainda que sem a necessidade de ser tão esticado, e gostei do final. Apesar dos leitores que acompanharam a série merecerem um encerramento melhor, os anteriores compensam esse passo em falso e me fazem continuar indicando a série.

18 comentários:

  1. Confesse para você que como não livro nenhum dos livros, e nem sabia que era trilogia fiquei sem saber o que falar.
    Porém vou deixar um comentário sobre sua resenha, você disse que o último livro cumpriu a função de encerrar a história. Isso é tão quando acontece, tem trilogias que os autores deixam a história com fios soltos :( ficou doida com isso

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olha eu sinceramente não curto muito esse gênero de livro, mas mesmo assim eu gostei de tudo que você contou sobre a estória. Eu não sei, mas ele não me interessou muito não, principalmente por fazer parte de uma trilogia também. Estou evitando livros que são de série, porque quero terminar de ler os que tenho aqui antes de tudo =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/outubro-rosa-editora-petit.html

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu tenho muita vontade de ler essa série já faz muito tempo, mas nunca tive oportunidade ainda infelizmente. A sua resenha me deixou mais animada para ir atrás do livro logo, estou louca para saber mais dessa história.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  4. O ruim de trilogia é que sempre terminam de forma incompleta...deixam lacunas em aberto ou sem convencimento dos fatos que ocorreram.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso! Tirou as palavras da minha boca!
      Beijos.

      Excluir
  5. Bom, estou doida por essa trilogia, porém ainda falta eu comprar o 2 ( tenho o 1 e o 3) então só lerei quando ele chegar aqui na minha mão...
    Você não é a primeira pessoa que diz ter se decepcionado com o final de tudo...
    Alguns ainda me disseram que o 2 foi uma enrolação só, o que me deixa com medo de gastar uma dinheirama comprando hahaha...
    Mas como você apesar dos altos e baixos da leitura, ainda gostou e recomenda, vou deixar ele na lista de compras para a próxima BF.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Entendo o que as pessoas que falaram que era uma enrolação quiseram dizer, o segundo possui algumas cenas desnecessárias para a história, mas ele também adiciona novos elementos, e sinceramente, eu gostei bastante, achei uma boa continuação para o primeiro que foi INCRÍVEL. Tem até resenha no blog (clique aqui para ler). O único que me decepcionou mesmo foi esse ultimo, mas mesmo assim a série continua valendo muito a pena, espero que leia!
      Beijos.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Olá!

    Não conhecia o livro, mas achei interessante a premissa. Se eu lesse, claro que começaria do primeiro, só não o leria agora, pois estou com uma lista enorme de leitura.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    desde o lançamento dessa série eu tenho vontade de ler, porém nunca tive oportunidade de comprar os livros e agora estou sem.tempo para isso.

    Uma pena que o livro não tenha te conquistado taaaanto durante a leitura. Acho que a autora deveria ter ousado mais durante o decorrer da leitra.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Eu conheço essa série de ouvir falar,mesmo com suas ressalvas quer muito ler,mas concordo que deixa algumas questões por menor que elas sejam em aberto é um pouco frustrante mesmo.

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar muito da trilogia, mas ainda não li nenhum e nem acho que vou ler porque não curto muito thiller.
    Mas achei sua resenha muito boa e fico feliz da história ter tido um fechamento porque muitas vezes isso nem acontece. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Sempre ouço falar muito bem ou muito mal dessa trilogia e ainda não consigo me decidir se quero ler ou não. Se for pela capa, quero ler, se for pelas resenhas, não sei se quero... E essa coisa de não ter respostas para todas as perguntas elaboradas durante o livro me deixaria BEM frustrada!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?
    Ainda não li nenhum dos livros, mas já ouvi falar sobre ela. Alguns amam de paixão, outros odiaram. Vou aguardar uma oportunidade de conferir a leitura e formar uma opinião. Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem?
    Eu li apenas o primeiro livro da série e gostei muito. Quero continuar lendo, mas tenho desanimado um pouco por causa das resenhas que vejo por aí, me fazem pensar que a história ficou um pouco desconexa. Mas parece que você gostou, então me animei mais! ☺

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá desde o lançamento desse livro que eu tô louca para ler. Sua resenha só fez aumentar a minha vontade. Parece ser um livro bem misterioso, que deixa o leitor preso. Espero ler em breve!

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Conheço a série e tenho curiosidade com a história porque só vejo ótimos comentários sobre ela. Uma pena que o último livro seja decepcionante e já tive esse tipo de experiência com a finalização de uma série. Pelo menos a trama parece ter sido coerente.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. OI, tudo bem?
    Estou bem curiosa curiosa para ler essa trilogia, apesar de estar vendo várias opiniões diversas sobre ela. Ainda sim parece ser um livro que vou curtir, principalmente se eu for sem expectativas.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir