segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Resenha: A Desconstrução de Mara Dyer - Michelle Hodkin

Um grupo de amigos… Uma tábua ouija… Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto… até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente pertubada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz. Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações – ou seriam premonições? – Os corpois e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la….

Avaliação: ☻☻☻☻☺(4/5)       375 Páginas      Galera Record

Wow! Eu já queria ler esse livro a algum tempo, e agora que achei posso dizer que valeu a pena a espera. E também digo: Que venha The Evolution Of Mara Dyer!

Um prédio desabou na cabeça de Mara Dyer, sua Melhor Amiga e deu namorado, mas só ela saiu viva de dos escombros, e sem se lembrar de nada sobre o acidente. Devido ao trauma que sofreu ela começa a ter alucinações com seus amigos mortos, o que leva ela e a sua família a pensar que ela está com Transtorno pós- traumático e ficar olhando sempre para os mesmos lugares onde ela via os amigos mortos, não vai ajudar o transtorno passar. Então ela e a sua família resolvem se mudar para outra cidade, onde ela acaba conhecendo Noah, um cara que a uma primeira olhada parece só mais um cafajeste, mas que pode ajudar Mara com algo que pode tornar sua vida ainda mais difícil.

Eu ainda não sei bem que genero é esse livro, pra mim ele mais parece um pouquinho de vários. Ele poderia ser terror, um leve, mas terror, poderia ser um suspense (na realidade, acho que é), um Young Adult, Romance, Sobrenatural. Bem, ele é uma mistura que acabou dando em um livro incrível.

A Mara é uma garota com Transtorno pós-traumático, e até que aguenta firme a situação, e de certa maneira é forte. Mas o Noah, meu Deus, o Noah é magnético, tem a fama de ser o quebrador de corações, um cafajeste que usa as garotas e joga fora, enquanto a verdade pode até não ser essa, e mesmo que seja, ele ainda se importa com as pessoas e com os cães, ele ajudou a salvar um cão e eu me apaixonei por ele nessa hora. E tem mais, ainda é um leitor! Ah, quero pra mim kkk'. E outro personagem que eu tenho que comentar é o amigo da Mara, o Jamie, ele é hilario, dá o toque perfeito de humor que o livro precisa, e eu queria ter ele como amigo, divertido, inteligente e pronto pra defender os amigos quando precisa.

Esse livro me envolveu de uma maneira que eu lia 100 páginas em uma hora e nem notava. A Narrativa é boa e durante a história surgem - como posso dizer sem ser spoiler - coisas nos personagens que fazem você simplesmente devorar ele mais e mais. Geralmente os livros são só o que tá na sinopse que vai fazer ele se desenrolar, ou surge mais alguma coisa no meio e vai assim até o fim, mas nesse livro não, tem o dá sinopse que é bem explorado e quando você pensa que vai ficar só nisso acaba acontecendo uma coisa que faz você querer ler, e ai você pensa: pronto é só isso o livro, mas que nada dali a pouco vem mais outra coisa pro enredo, e depois outra, mas essas coisas não se misturam e viram uma bagunça como Lost, não, todas elas são bem exploradas e de maneira incrível que não deixa nenhum pouco a desejar.

Como Mara perdeu a memoria após o acidente, é obvio que ela vai acabar recuperando as lembranças dessa noite gradativamente ao longo da história, e nos momentos que isso acontece eu simplesmente amo, amo o jeito como esse momento tem um ar sombrio, como nós temos um vislumbre de como era a Mara antes de tudo isso, de como ela era diferente. O final do livro simplesmente é de deixar qualquer um de boca aberta, principalmente quando tudo começa a se encaixar pra Mara, chega até dar um arrepio na gente e nos fazer soltar um "Meu Deus!".  E com certeza esse é um daqueles finais que faz você ficar procurando que nem louca por mais páginas no livro, conferindo se acabou mesmo ali, porque não dá pra se conformar com a espera que será até o lançamento do próximo.

Ultima coisa que eu quero falar ante de sair é sobre a capa, ela é incrível, dá uma impressão de a garota estar afundando até que alguém tenta puxar ela de volta, salva-la. Esse é um dos raros casos de que se você escolher o livro pela capa você não vai se arrepender.

Meu nome não é Mara Dyer, mas meu advogado disse que eu precisava escolher alguma coisa.. Sei que ter um nome falso é estranho, mas confie em mim: é a coisa mais normal a respeito da minha vida no momento. Até mesmo contar tudo isso a você provavelmente não é sensato. Mas sem minha enorme boca, ninguém saberia que em algum lugar por aí há uma aluna mediana com uma trilha de cadáveres nas costas. É importante que você saiba, para que não se torne o próximo.