terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

TOP 5: Clássicos Para Começar a Ler Clássicos

A leitura de clássicos nem sempre é algo fácil, algumas vezes acabamos nos perdendo no meio de uma linguagem mais arcaica, ou no contexto completamente diferente da nossa realidade. Em clássicos é bastante comum encontrar páginas e mais páginas de narração para pouca ação, e são raras as histórias que não dão aquele frenesi todo para você saber o que acontece na página seguinte, geralmente elas ficam naquela zona de conforto em que a leitura é boa enquanto dure.

Grande parte dos leitores brasileiros, principalmente os iniciantes, torcem o nariz para os clássicos dizendo "Por que eu vou ler essa coisa chata se os livros de hoje são melhores?". Em primeiro lugar porque eles não são chatos, são somente difíceis como eu já expliquei o porquê a cima; em segundo lugar eu não acho que os livros de hoje sejam melhores, pela simples razão de que a maioria dos livros atuais que nós lemos é tem semelhança com algum clássico, ou é praticamente igual; em terceiro lugar porque clássicos nos dão uma lição de história, de escrita e de vida sem que nós percebamos. Ler um clássico é melhor do que passar horas tendo aula de história, redação ou lendo um livro de auto ajuda, e é tão eficiente quanto.


Ler um clássico não é uma tarefa fácil, mas depois que você termina o primeiro que você leu porque queria (ser obrigado a ler como as escolas fazem não vale, pois você vai odiar, é obvio), você pensa na história e vê que valeu a pena toda a dificuldade, já pensa no próximo que quer ler. Um dos primeiros livros que eu li porque queria (os que fui obrigada pelo colégio nem conto como lido) foi um clássico, O Morro dos Ventos Uivantes, admito que ele não foi nada fácil, sofri enquanto lia, passei dias sem sair de 10 páginas, mas como eu já tinha uma noção da história eu sabia que ia gostar dele, e quando terminei de lê-lo se tornou um dos meus favoritos da vida até hoje. Já tirei lições de vida, de seres humanos, do comportamento humano, citações e comparações em redações, e até lições de psicologia dele, para vocês verem como a leitura de um clássico vale a pena. Sem comentar que não tem nada mais bonito que um livro clássico com capa dura na estante, né? As pessoas até começam a olhar com mais respeito depois de verem o livro lá.

Uma dica muito importante para quem quer ler o seu primeiro clássico e entrar nesse mundo, é escolher como primeira leitura um clássico de algum gênero que você gosta de ler, ou algum clássico que você já tem mais ou menos uma noção da história/já viu a adaptação cinematográfica.

Confira a baixo cinco clássicos relativamente fáceis de ler para você que quer começar nesse universo.
P.S.: As obras a baixo são somente clássicos internacionais, pois tem uma leitura bem mais fácil para quem nunca leu um clássico, e também porque até hoje nem eu consegui me acostumar com os clássicos nacionais.

1- Orgulho e Preconceito - Jane Austen [Resenha]: Quando se trata de romances clássicos leves e de fácil leitura, Jane Austen é a rainha. Apesar de ter muita narração, o livro é um romance para ninguém por defeito, um verdadeiro romance com "R" maiúsculo. Na Inglaterra de 1797, as cinco irmãs Bennet - Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty - foram criadas por uma mãe que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai. Quando o sr. Bingley, um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy. Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.

2- O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas: Amor, traição, assassinato e vingança... Quem nunca ouviu falar dessa verdadeira obra prima, ou já viu a sua adaptação cinematográfica? O jovem e destemido marinheiro Edmond Dantes é um rapaz honesto e sincero, cuja vida pacífica e planos de se casar com a linda Mercedes são abruptamente destruídos quando Fernand, seu melhor amigo, que deseja Mercedes para ele, o trai. Com uma sentença fraudulenta para cumprir na infame prisão da ilha do Castelo de If, Edmond se vê aprisionado em um pesadelo que dura 13 anos. O Conde de Monte Cristo é a clássica história de Alexandre Dumas sobre um jovem inocente que errôneamente, mas deliberadamente, é preso, e de sua brilhante estratégia para se vingar daqueles que o traíram.

3- Emma - Jane Austen: Como eu já disse, Jane Austen é a rainha dos clássicos fáceis de ler, na realidade até dizem que ela é a percursora do Chick-lit. O filme As Patricinhas de Bervely Hills foi inspirado em Emma. Emma Woodhouse é uma jovem aristocrata que vive entediada em um palacete próximo a Londres, na companhia do pai idoso e viúvo. A vida havia se tornado insuportavelmente enfadonha após o casamento e a partida de sua governanta e única confidente. Emma consegue fugir da monotonia ao promover encontros entre pares que considera ideais para se casarem. Leva e traz comentários românticos entre rapazes e moças, sussurrando em seus ouvidos impressões próprias a respeito dos sentimentos alheios. Apesar de ser repreendida pelo querido amigo George Knightley, Emma insiste em dar continuidade à sua
"missão", certa de estar praticando o bem. No entanto, uma inesperada reviravolta acontece em sua vida, desestabilizando completamente a jovem que acreditava exercer total controle sobre os assuntos do coração.

4- Drácula - Bram Stoker [Resenha]: Nem só de romance são feitos os clássicos, de terror também, e não se engane, Drácula não tem um pingo de romance.Uma aura de terror se abate sobre Londres. O Vampiro estabelece o seu domínio. Sangue e medo são o rastro de sua jornada. Uma caçada ao mostro, à Besta, à Fera tem início. Uma luta entre a civilização e as forças do caos. Esta saga é o enredo de Drácula, um livro que prende o leitor do começo ao fim, transformando-o praticamente em um protagonista da história.

5- Revolução dos Bichos - George Orwell: Para quem gosta de obras com teor político (como Jogos Vorazes, Divergente e distopias a fim), a Revolução dos Bichos é o livro certo para entrar no mundo dos clássicos. Sob uma aparente fábula, George Orwell faz uma critica satirizada ao regime comunista
soviético.Num belo dia, os animais da fazenda do sr. Jones se dão conta da vida indigna a que são submetidos: eles se matam de trabalhar para os homens, lhes dão todas as suas energias em troca de uma ração miserável, para ao final serem abatidos sem piedade. Liderados por um grupo de porcos, os bichos então expulsam o fazendeiro de sua propriedade e pretendem fazer dela um Estado em que todos serão iguais. Logo começam as disputas internas, as perseguições e a exploração do bicho pelo bicho, que farão da granja um arremedo grotesco da sociedade humana.


Gostaram das minhas sugestões? Você que nunca leu um clássico, irá tentar ler algum desses? E você que já lê clássicos, tem mais alguma sugestão? Deixe sua resposta nos comentários para que eu possa saber a sua opinião.

- Kah

4 comentários:

  1. Oi Kah
    Até hoje só li um clássico e ele era nacional. Me deu um trabalho do caramba lê-lo mas a história até que era boa. O que li foi Senhora, de José de Alencar. Como o li estudando o período em que foi escrito, foi mais fácil compreender tudo o que o autor quis passar com a obra. Sobre O morro dos ventos uivantes devo confessar que abandonei a leitura ano passado. Mesmo assim, coloquei-o como meta para esse ano, para ver se finalmente vai. Sou louca para ler Orgulho e Preconceito e todos os livros da Jane, mas me falta dinehirinhos para comprá-los.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  2. Oi Lary
    Muitas pessoas me falam o mesmo de O Morro dos Ventos Uivantes, e eu tenho que admitir que ele não é um livro fácil, mas ele vale a pena, você não vai se arrepender de lê-lo.
    Os livros da Jane têm algumas edições bem caras mesmo, mas existem umas mais simples que são mais baratas. Também fique de olho no submarino, sempre tem alguma edição do livro em promoção, já vi até por 9,90 uma vez.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Comecei por ele e deixo também como recomendação: Lolita, Vladimir Nabokov

    ResponderExcluir