sábado, 30 de maio de 2015

Na Pilha: TBR Junho

Voltei com as minhas promessas de leitura. Nessa lista encontram-se os livros que pretendo ler em Junho (mês do meu aniversário, caso queiram me dar um presente haha). Não são muitos titulos, pois tenho muito estudo e pretendo ter algum espaço para ler algo que apareça pelo mês. Dois livros nessa lista não terão resenha por serem leituras obrigatorias. Não está na ordem em que as leituras serão feitas.

Além do Ponto e Outros Contos - Caio Fernando Abreu
Dentre os diversos aspectos que se destacam nas 10 histórias desta antologia, temos a problemática do isolamento do indivíduo em face de uma realidade estranha e alheia aos seus sentimentos. Seus personagens operam tentativas de criar uma nova realidade, que dê vazão ao seu mundo interior - tentativas efêmeras, frustradas, em vão. Às vezes, nas relações afetivas se estabelecem o isolamento e a incomunicabilidade: a palavra não dita na partida; o par que sofre rejeição de colegas por serem homossexuais; o casal que já não tem mais o que dizer; o rapaz adoentado que tenta se abrir com a mãe sobre sua sexualidade e suas angústias e não consegue; a relação trágica de uma solitária menina com seu gato de estimação; os desencontros em uma grande cidade. Por vezes, a solidão traz lembranças ternas e tristes; noutras, faz com que se perceba a sensaboria de uma comemoração - ou vai ainda mais longe, e leva à percepção da própria miséria física e moral.


O Fantástico na Ilha de Santa Catarina - Franklin Cascaes

Edição ampliada e atualizada da obra escrita principal de Franklin Cascaes, lançado originalmente em 1979. Conta com 24 contos, oriundos das coletas de relatos orais feitos pelo autor entre 1946 a 1976 pela Ilha de Santa Catarina, cidades vizinhas e nas Ilhas dos Açores, Madeira e Faial, de onde vieram entre 1746 q 1756 cerca de 5 mil famílias para habitar a Vila de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis. Esta edição faz parte da "Coleção Repertório", projeto da Editora da UFSC que propõe publicar obras de autores catarinenses.




Caixa de Pássaros - Josh Malerman
Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.




O Leopardo - Jo Nesbo
Ao trocar a fria Oslo por Hong Kong, Harry Hole encontra refúgio no ópio, no álcool e nos jogos de azar para fugir de sua antiga vida. Porém, por mais que ele tente se manter afastado, um sórdido assassino consegue trazê-lo de volta à realidade. Duas mulheres são encontradas afogadas no próprio sangue, e uma terceira é morta por enforcamento. A cobertura da imprensa provoca grande comoção na cidade. Não há pistas do assassino, a única conexão entre as mortes é o fato de que todas as vítimas passaram a noite em uma cabana isolada nas montanhas. Conforme a investigação avança, Harry tem certeza de que está lidando com um perigoso e implacável assassino, que escolhe suas vítimas a dedo. Porém, ele não imagina que, ao assumir o caso, coloca-se também na mira desse perigoso psicopata.

Jardim de Espelhos - Veridiana Maenaka
Cristina nasceu de um relacionamento proibido entre dois jovens da alta sociedade, por isso é rejeitada e entregue, ainda bebê, a uma mulher humilde. Ignorante de sua origem, cresce como serviçal na fazenda Redenção. Apesar da diferença social, ela e André, filho do dono da propriedade, tornam-se companheiros de folguedos e, na adolescência, namorados. Mas esse amor custa caro a Cristina, e ela cai em desgraça. Quem a salva do desamparo é Olívia, reconhecida alcoviteira, que a transforma numa mulher cobiçada e elegante, uma acompanhante de alto luxo. Na solidão dessa vida a um só tempo glamourosa e degradante, Cristina reencontra André, o amor de infância. Obcecada por reconquistá-lo e retornar triunfante à fazenda Redenção, a moça precisará da ajuda do detestável – e atraente – Eduardo. Paixões, intrigas e sensualidade num envolvente romance de época.

Gostaram das minhas próximas leituras? Já leu algum desses livros? Deixe sua resposta nos cometários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário