sexta-feira, 22 de maio de 2015

Prateleiras e Estantes Criativas

Como alguns devem saber, esse ano comecei a faculdade de Arquitetura & Urbanismo, e digamos que decoração de ambientes faz parte da profissão. O que isso tem a ver com o post? Não muito, mas resolvi fazer um post com algumas ideias para você que está pensando em fazer uma prateleira, uma estante, um lugar para colocar o seus livros, mas que não quer algo tão comum, como uma tábua pregada na parede, ou uma em cima da outra pregadas em duas outras tábuas verticais (ou até pode ser. Com mais estilo, claro), quer algo um pouco diferente, mais criativo.

Que tal aproveitar aquele espaço que geralmente vira um canto morto em baixo da escada para fazer uma estante cheia de estilo? Nessa aqui fizeram na mesma cor da escada, branca, preenchendo direitinho com os nichos normais das estantes.
Essa aqui também é da mesma cor da escada, no caso madeira. Só que dessa vez ela foi feita mais para frente, e ocupa-se todos os espaços disponíveis, onde não cabe em pé põe-se deitado o livro.

Nessa aqui, a lamina de madeira que dá o suporte para subir a escada é feita para dar a impressão que sobrou, que era mais larga que o necessário, e então os livros foram colocados deitados entre elas. Na realidade são somente prateleiras feitas com  mesmo material da escada.

Essa estante é feita em formato de Batman, e desconfio que ela foi cortada por partes no MDF e foi montada depois, pois não vejo como ela poderia ter sido feito inteira. Sim, os livros ficam meio bagunçados, mas como cabe poucos não é lá um grande problema.

Essa foi montada em formato de Yn e Yang e foram colocadas prateleiras no meio para poder dar suporte aos livros.

Bem conhecida no Facebook, essa aqui é feita no formato de READ, ler em inglês, e tem prateleiras no meio das letras para dar algum suporte também.

Não estou muito certa que essa é um piano velho, mas pode ser, já que ela está sustentada no chão, não na parede. Mas também pode ter sido feita em formato de piano, e as teclas terem sido pintadas.

Essa aqui é genial, foi feita com uma capa de violão velha forrada com jornal ou revista, e foram colocados ferros, desses de construção mesmo (só que finos) para fazer os separadores. Essa está no chão, mas ao meu ver pode ir tranquilamente ser fixada na parede.

Aqui nós temos duas versões de uma arvore, uma simples e outra mais complexa.

Essa é para Geeks mesmo, em formato de um fantasma do Pacman (desculpe, mas não sei qual é, descobri a pouco tempo que cada um tem um nome).

E essa aqui que lembra um labirinto? Fãs de Maze Runner piram.

Gente, é a Tardis! *-*

Moderna é a palavra que descreve essa estante.

Esse vazado em um lado e fechado no outro, aliado a ela ser colorida causa um efeito bem legal.

Essa aqui não passa de caixas de MDF ou madeira posicionadas de maneira que forme uma flor, algumas estão retas, outras viradas.

Essa já é uma ideia para a cama também, em vez de comprar uma cama, fazer uma base dessa, e só colocar o colchão em cima e na base fazer esses nichos para colocar os livros. Eu faria uma base menor, só um pouco maior que o colchão.

Essa está disposta em espiral, de forma que coloque os livros deitados.

Essa foi feita de forma totalmente despojada, com as prateleiras tortas.

Essas prateleiras foram posicionadas na parede para dar a impressão que os livros estão caindo. Haja suporte para tudo isso.

Essas caixas foram fixadas para parecer que estão caindo.

Zig-zagueada. O bom é que ela faz o caimento para o lado fechado, assim não sendo necessário o uso do suporte.

Só eu que estou lembrando uma tubulação ao ver isso?

Espero que vocês tenham gostado das ideias, sei que elas não são lá muito baratas, nem tão fáceis de fazer, mas o que é bonito dá trabalho mesmo. Farei um post com algumas ideias mais práticas e baratas para estantes, que poderá usar meteriais que tem em casa e baratos para fazer grande parte.
* Fotos retiradas do Weheartit e Google Images

Beijos
- Kah

Um comentário:

  1. adorei sua arte.Como tenho marcenaria vou fazer adorei muito. Parabéns sou acadêmico de Direito mais sempre vou com alguns amigos nas aulas de arquitetura.

    ResponderExcluir