segunda-feira, 6 de abril de 2015

Gêneros: O Que é um Young Adult?


Há duas semanas eu comecei uma série de posts, na qual eu explico o que são alguns gêneros. Semana retrasada expliquei o que era uma distopia - leia aqui - na passada o que era um chick lit - leia aqui - e agora explicarei o que é um Young Adult, geralmente abreviado como YA.

Como vocês já devem ter notado, essas classificações não são muito difundidas no Brasil, em geral as conhece quem trabalha mais com elas, como quem tem um blog de livros ou os leitores mais ligados a isso, e os Young Adults não são uma exceção. No Brasil dizemos somente que um livro é infantil, jovem- adulto ou adulto, mas existem varias outras classificações etárias que não estamos muitos acostumados a ouvir, e uma dessas seria o Young Adult.


Afinal, o que é um Young Adult?

Em tradução livre Young Adult quer dizer Jovem Adulto, mas na prática refere-se somente a livros destinados a um público entre 13 e 18 anos e tem seus personagens principais na mesma faixa etária. Nesses livros acontecem conflitos tipicamente adolescentes, como primeiro amor, amizades, bullying, popularidade, crise de identidade, etc. Geralmente são evidenciadas por conflitos diretos, como a separação dos pais. A linguagem geralmente possui muitas gírias e diálogos centralizando o enredo. Cenas de sexo não são muito comuns, mas quando presentes não são tão descritas.

Apesar de ser um gênero que domina as prateleiras brasileiras, poucas pessoas sabem denomina-lo, e se você pedir algum "Young-Adult" na livraria vão lhe olhar como se você fosse maluco - experiência própria!

Como Young Adult é mais uma classificação etária, seus livros se encaixam em mais um gênero no mínimo. Ou seja, existem Young Adults Distópicos, Young Adults Chick Lits, Young Adults Fantásticos, Young Adults românticos, etc. E eles não são subgêneros, somente junção de dois gêneros, podendo juntar até três, quatro e por aí vai. Os Young Adults em mais evidência atualmente são os distópicos e os sick-lits (que tem uma doença como parte importante do livro).

Exemplos


Espero que vocês tenham gostado de mais esse post explicando um gênero, não esqueçam de conferir o que é uma distopia e o que é um chick lit. Caso eu tenha falado alguma bobagem, me corrija nos comentários e semana que vem eu volto com outro gênero.

2 comentários:

  1. Olá
    Eu tive que pesquisar muito, por causa do blog, para entender melhor esses gêneros literários. Gosto bastante de YA. Acho que tem uma linguagem bem fácil e estórias tocantes. Mesmo não sendo livros para minha faixa etária, quem decide isso sou eu e eu gosto ué kkkkk. Adorei sua definição do gênero e os exemplos.
    P.S.: Amanha, dia 12/04, vai sair uma TAG no blog e eu indiquei você. Ficaria feliz que respondesse.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary
      Você está certa, se gosta tem que ler, não importa a faixa etária kkk. Também gosto bastante de YA, e acho que existem alguns que dão de 10 a 0 em livros para adultos.
      Pode deixar que eu vou responder!
      Beijos

      Excluir