quarta-feira, 24 de junho de 2015

Terminei o Colégio e Agora?


O último ano de colégio supostamente deveria ser o melhor ano da sua vida estudantil, mas a verdade é que aproveita-lo não é uma tarefa tão fácil com o peso de um iminente acontecimento: A vida pós terceiro ano.

O ano escolar acabou, veio a noite dos belos vestidos (não queria tirar o meu nunca mais), fiz o vestibular e pude finalmente soltar a respiração. Minha ficha só caiu de verdade quando o periódo que seriam as minhas ferias acabou e eu vi que não tinha mais colégio para voltar, que não haviam mais certezas, tudo era uma espécie de chão instável, não havia onde eu pudesse ir e ter a certeza de que não me arrependeria. Quem acaba não passando no vestibular acha que quem passou está melhor, porém não é fácil para nenhum.

Quando não se consegue entrar em uma universidade a primeira coisa que se ouve é o "não acredito que você não passou, até fulano passou", e o pior é que não vem só da tia chata que pergunta dos namoradinhos ou do tio que faz a piada do pavê, vem de toda a sua família, inclusive dos seus pais, mesmo que seja silenciosamente, através de olhares. Nossa, aquele olhar de pena, como irrita! E além de ganhar o seu nome fora da lista de classificados, você ainda ganha mais um ano da mesma tortura que foi o outro "Será que é isso que eu vou gotar de fazer pelo resto da minha vida?", "Será que estou estudando o suficiente dessa vez?", etc. com o adicional do pensamento de que você está perdendo um ano da sua vida, de que se você não passar de novo não terá cara para sair na rua.

Mas a situação não é muito melhor para quem passou, não. Além das pilhas de trabalhos e de xeróx para pagar, ainda tem a incerteza de que é aquilo que realmente quer, de que escolheu certo, de se o mercado vai querer você nele, se você não vai morrer de fome, se não estaria melhor na sua outra opção, e se depois ver que não é isso que quer.

A verdade é que o futuro é um tiro no escuro, não tem como saber se está fazendo o certo, um território, uma rotina desconhecida, causa medo mesmo e não tem nada que possa se fazer quanto a isso. Pensamentos como "será que fiz a escolha certa?" irão nos acompanhar pelo resto da vida, só nos resta aprender a conviver com eles e ser menos duro consigo mesmo, tudo bem não passar de primeira, tudo bem tirar um ano de "folga", tudo bem errar, tudo bem querer trocar de curso no meio da faculdade, tudo bem muitas coisas, só não é tudo bem perder o sono pelo que os outros falam.

Beijos
- Kah

2 comentários:

  1. Oi Kah
    Logo que terminei o terceiro ano, comecei a trabalhar. Na época, tinha prestado vestibular pra uma faculdade pública, mas não passei porque zerei em exatas. Sou péssima nisso. Ano passado eu finalmente iniciei meu tão desejado curso de Letras, mas tranquei na metade do ano pro causa da gravidez e já aprendi que aquele curso não é o que eu esperava. Acontece.
    Logo que terminei o ensino médio, bateu aquele pequeno desespero: e agora? O que faço da minha vida? Mas tudo se ajeitou maravilhosamente bem.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary
      Quase fiz isso também prova. Que bom que deu tudo certo!
      Beijos

      Excluir