sexta-feira, 19 de junho de 2015

Na Tela: Êxodo: Deuses e Reis

Exodus é uma adaptação da história bíblica do Êxodo, segundo livro do Antigo Testamento. O filme narra a vida do profeta Moisés (Christian Bale), nascido entre os hebreus na época em que o faraó ordenava que todos os homens hebreus fossem afogados. Moisés é resgatado pela irmã do faraó e criado na família real. Quando se torna adulto, Moisés recebe ordens de Deus para ir ao Egito, na intenção de liberar os hebreus da opressão. No caminho, ele deve enfrentar a travessia do deserto e passar pelo Mar Vermelho.

Avaliação: ☻☻☻☺☺ (3/5)                  2h31min                Ridley Scott

Não costumo falar desse tipo de filme aqui, mas abri uma exceção devido esse Na Tela não ser exatamente como os outros.

Êxodo foi um filme que não fez sucesso pois o diretor não soube quem agradar. O filme tenta mostrar os acontecimentos do livro de Êxodo na Bíblia de forma mais racional (?), sem tirar o crédito divino por trás deles. Mas isso acabou incomodando cristãos que não aceitam uma virgula de mudança em uma adaptação, e mesmo se dizendo que uma adaptação nunca fica fiel ao livro, murmuram mais que o povo no deserto (o que aliás não foi mostrado no filme).


Esse filme também não agrada quem acredita em uma explicação lógica para tudo, já que ainda existe o dedo divino, então só sobram os que acreditam que há um meio termo, o que são poucos, já que o ser humano é radical por natureza e a religião sempre foi um dos temas que mais causaram guerras na história.

Ótimos efeitos 3D, devo vergonhosamente admitir que só vi o filme porque era em 3D e queria testar a TV nova, felizmente fiz uma ótima escolha. Os efeitos são incríveis, não é um filme que somente foi convertido para 3D no final, ele
realmente foi todo filmado e produzido com essa finalidade, o que gerou um 3D que passa longe de ser decepcionante e que valeria cada centavo do ingresso mais caro.


Christian Bale prova mais uma vez que é elástico e que nem um hernia - causada de ter que passar do corpo do Batman para a barriga de chope de Trapaça - lhe irá fazer parar fazer suas loucuras com o peso.

Não gostei muito do filme pois não me senti arrebatada pela trama. A narrativa, apesar de cheia de cenas de ação, parece um pouco lenta. Se existe algo que realmente me agradou e surpreendeu no enrredo foi o foco maior na "amizade" de Moisés com seu irmão antes do mesmo se tornar Faraó. Fora isso, nada contra, nada a favor, meio termo, se não tiver nada para ver posso muito bem assisti-lo novamente.

Beijos
-Kah

Nenhum comentário:

Postar um comentário