segunda-feira, 22 de junho de 2015

Resenha: Beleza Perdida - Amy Harmon

Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar. Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido. Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.

Avaliação: ☻☻☻☻☺(4/5)                         332 Páginas                       Verus

Coloquei Beleza Perdida na minha wishlist, mas não na pila TBR desse mês, e mesmo assim acabei lendo antes dos que estavam na lista. Por que? Bem, é comparado com A Bela e a Fera.

Ambrose Young é lindo, e o melhor lutador de sua cidade, que é tão louca por luta quanto Brasil por futebol, até parece um deus grego, Hércules. Fern Taylor é a patinho feio de sua escola e tem consciência disso, apesar de gostar de Ambrose, sabe que não tem chances com ele. Isso muda quando Ambrose  resolve ir para a Guerra ao Terror com seus amigos, após os atentados 11 de Setembro, e após um acidente lá, dos cinco somente um retorna e possui cicatrizes desde seu coração ao seu rosto.

Você age como se a beleza fosse a única coisa que faz as pessoas serem dignas de amor.

Espero que minha sinopse não tenha ficado muito brega, porque foi difícil não mencionar nada relacionado a Bela e a Fera nela. Antes de ler o livro e o motivo que me fez passa-lo a frente de todos foi o fato de ser comparado com a Bela e a Fera, meu conto de fadas favorito da vida, mas eu não tinha noção de como era parecido. A história poderia ser perfeitamente o conto de fadas reescrito nos dias atuais, temos a aproximação lenta dos personagens, um filho da mãe a la Gastão, o ostracismo do Ambrose, o gosto pela leitura (como algo proibido) da Fern, as lições sobre aparecia não importa e, pela primeira vez em um New Adult da Verus, não existem cenas mais quentes - se é que vocês me entendem.

Os livros permitem que as pessoas sejam quem elas querem ser, para escapar de si
mesmas por um tempo.

O livro realmente perderia toda a sua "aura", o seu compasso, sua essência - chamem como quiser - se tivesse alguma cena dessas, principalmente explicita, mas ele foi vendido como New Adult, e tinha toda uma inclinação para isso, o que acabou me deixando um pouco aquém com o meu envolvimento com a obra. Como já disse, gostei de não existirem essas cenas, mas me pareceu que faltou um pouco de "química", de paixão dos personagens, e apesar de entender que a obra trata de Amor e não de paixão, de gostar disso, talvez o marketing e as minhas expectativas tenham comprometido meu arrebatamento.

Talvez todo mundo represente uma peça do quebra-cabeça. Todos nós nos encaixamos
para criar essa experiencia que chamamos de vida. Nenhum de nós consegue enxergar o
papel que desempenha ou a forma como tudo vai acabar. E talvez a gente apenas não
reconheça as bençãos que resultam de coisas terríveis.

Os secundários são muito bem desenvolvidos, a muito tempo não pegava um livro que teve tanto cuidado em cria-los. Bailey é encantador e até eu me encantei com ele, ele me lembrou um pouco o Isaac de A Culpa é das Estrelas, queria como amigo, trocaria fácil fácil todos os meus primos por ele. A Rita, pelo menos na primeira parte do livro, me lembrou bastante a Charlotte La Bouff de A Princesa e o Sapo. Fatos históricos aliados a história sempre me cativam, parece que elas dão um toque de realidade, uma conexão dela com o livro, e aqui são os atentados de 11 de Setembro, um acontecimento que para o Brasil não teve muitas consequências, já nos EUA fez um estrago enorme, os colocou em guerra como aconteceu com o mundo durante as duas grande guerras.

Isso é que é legal na amizade. Não se trata de ser perfeito
nem merecedor. A gente te ama e você ama
a gente, por isso vamos estar do seu lado.

O inicio do livro foi meio parado, tem suas razões para ser. É uma leitura que não te deixa com aquela ânsia de saber o que vem a seguir, mas que te deixa com vontade de reencontrar os seus personagens mais rápido possível, ele segue seu próprio ritmo.

Beijos
- Kah

Nenhum comentário:

Postar um comentário