segunda-feira, 29 de junho de 2015

Na Pilha: Maratona Literária de Inverno 2015

Depois de ter enfrentado um desafio literário sofrido ano passado e fugido da raia até agora, resolvi entrar na Maratona Literária de Inverno 2015 promovida pelo Geek Freak. O objetivo da maratona é ler uma quantidade maior de livros nesse período de tempo do que geralmente lê, só que haverão sorteios ao longo da maratona que vai de 06 de Junho a 03 de Agosto, e quanto mais categorias você cumprir durante a leitura, maior é a probabilidade de você ganhar, mas elas não são obrigatórias, nem os temas semanais. Caso você queria participar só precisa ter alguma dessas redes sociais: Facebook, Twitter, canal no You Tube ou um blog, e seguir as instruções do evento no Facebook.

Eu já havia planejado mais ou menos o que leria próximo mês, e para a minha sorte as minhas futuras leituras já se encaixariam certinho nos temas de cada semana, porém como a meta é ler mais do que geralmente lê, e eu tinha planejado cinco livros (média do que geralmente leio por mês), irei acrescentar mais alguns titúlos para ler e ainda tentar deixar um espaço para algo que surja durante o mês e que me dê vontade de ler, como geralmente faço. Desejem-me sorte - começo as aulas da auto escola, além das minhas aulas normais em julho - para que eu consiga cumprir sem me prejudicar.

Antes de começar a mostrar a minha TBR, confira as categorias e semanas temáticas.

Desafios
- Um livro com figuras e/ou ilustrações
- Comece e/ou termine uma série
- Livro que alguém escolheu por você
- Virou ou vai virar adaptação cinematográfica
- Um livro com a capa azul
- Do gênero que você menos leu ano passado
- Um livro que você ganhou
- Um livro com mais de 400 páginas

Semanas Temáticas
1ª: Fantasia, Distopia e/ou Ficção Cientifica
2ª: Thriller, Suspense e/ou Terror
3ª: YA Contemporâneo, Romance e/ou Drama
4ª: Livros Nacionais











TBR


SOLITÁRIA - ALEXANDER GORDON SMITH
Estou louca para ler esse livro desde que li o primeiro em Julho do ano passado. Ele se encaixa na categoria Gênero que Menos Leu Ano Passado e deve ser lido na segunda semana. Quando mandaram a Sala Dois pelos ares, Alex, Zê, Gary e Toby acreditaram ter alcançado a tão sonhada liberdade. Porém, o que parecia um sonho acabou se transformando em um de seus piores pesadelos. A explosão os jogou nas profundezas de Furnace. Nada de ar puro, apenas escuridão e labirintos de pedra. Com os guardas e o diretor da prisão em seu encalço, os garotos sabem que é uma questão de tempo até voltarem para a cela. O verdadeiro horror de Furnace só está começando. Recapturados, eles agora precisam encarar a solitária - nada mais que um buraco no solo com apenas uma porta, trancada pelo lado de fora e vigiada pelos ternos-pretos e pelos temidos Ofegantes.


HARRY POTTER E O CALICE DE FOGO - J.K. ROWLLING
Sei que isso é vergonhoso, mas ainda não terminei de ler Harry Potter, apesar de querer muito, mas um dia chego lá. Ele se encaixa na categoria Livro que Virou ou Vai Virar Adaptação Cinematográfica, deve ser lido na primeira semana. Esse é o quarto livro da série, dispensa sinopse, é nele que acontece o torneio tribruxo.








POESIA MARGINAL - VÁRIOS POÉTAS
Leitura obrigatória para o vestibular, é um livro brasileiro de poemas. Ele se encaixa na categoria livro que você ganhou e deve ser lido na última semana. O amor, o sexo, a poesia, a política, o medo e a vontade de cair fora, tudo isso aparece nos poemas reunidos neste livro. Todo o clima dos anos 70 você vai reencontrar aqui, nos versos breves e contundentes de cinco dos mais representativos autores da geração mimeógrafo: Ana Cristina César, Cacaso, Chacal, Francisco Alvim e Paulo Leminski.







ALÉM DO PONTO E OUTROS CONTOS - CAIO FERNANDO ABREU
Outra leitura obrigatoria minha, essa deveria ter sido feita mês passado, mas a susbstituí por outra. Deve ser lido na última semana. A solidão, o desespero, a desilusão, o afeto inesperado... Caio Fernando Abreu trabalha, em seus contos, os impasses vividos por uma geração que sofreu muito, mas que também amou muito. Criador de uma literatura corajosa, o autor enfrentou os estigmas de seu tempo e fez uso de uma linguagem que mistura prosa e poesia, rompendo com os padrões. Construções ideológicas inovadoras combinam-se a inovações estéticas e dão o toque essencial da literatura desse grande escritor.



A RAINHA VERMELHA - VICTORIA AVEYARD
Esse livro cumpre a categoria de começar ou terminar uma série, e a de ler um livro com mais de 400 páginas, deve ser lido na primeira semana. O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses. Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho? Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe — e Mare contra seu próprio coração.
Skoob

NEVER NEVER - COLLEEN HOOVER, TARRYN FISHER 
Esse livro ainda está em inglês, foi lançado somente nos EUA e espero que a classificação do site esteja certa e seja um romance/ YA, mesmo eu achando que a Colleen é rainha nos NA. Ele deve se encaixar no desafio de capa azul e ser lido na terceira semana. Melhores amigos desde quando podiam andar. Apaixonados desde os quatorze anos. Completamente estranhos desde essa manha. Ele fará tudo para lembrar. Ela fará tudo para esquecer.






ESTA É UMA HISTÓRA DE AMOR - JESSICA THOMPSON  
Esse livro se encaixa na categoria escolhido por alguém, foi minha mãe que escolheu bem aleatoriamente, só pelo nome e capa, e por ser um romance deve ser lido na terceira semana. Um rapaz conhece uma menina e a menina se apaixona pelo rapaz – até aí, nenhuma novidade. Mas, com Sienna e Nick, as coisas não acontecem do jeito que costumam acontecer nas histórias de amor. Tudo bem que ela o achou superparecido com o Jake Gyllenhaal, seu ator preferido. E ele teve o maior frio na barriga quando viu aqueles lindos olhos azuis-escuros no metrô. Nada disso importa quando a gente está fechado para balanço. Ela é frágil... Tem tantos segredos. E ele não está a fim de nada sério. Engraçada e ao mesmo tempo triste, esta é a história de duas pessoas destinadas a não ficarem juntas... mesmo sendo a coisa que elas mais querem no mundo.



O SEGREDO DE EMMA CORRIGAN - SOPHIE KINSELLA 
Esse livro é um Chick-lit, então será lido na terceira semana, e ele não se encaixa em nenhum desafio, não, está aqui porque sempre é bom uma leitura leve e descontraída no meio de uma maratona. A vida de Emma Corrigan não é extremamente um livro aberto. Ela tem segredos que não revela para ninguém, muito deles sobre o seu trabalho e namorado. No entanto, durante uma viagem de avião repleta de turbulências, ela pensa que vai morrer e acaba contando todos os segredos para o bonitão ao lado.





Para acompanhar direitinho cada passo meu na maratona (que promete me esgotar) curta a página do blog no Facebook que devo postar algo sobre ela todo dia, foto, andamento, algo assim. Todo domingo, após o início da maratona até o final dela, irei postar um resumo dos livros, do andamento dela, acontecimentos da mesma, etc. Se eu fizer resenha de algum desses livros, elas serão soltas aqui no blog sem programação. Para um não atrapalhar o outro, essa semana estou programando posts para o mês inteiro, assim as postagens continuarão normalmente - segunda livros, quarta variedades, sexta fimes e domingo maratona.

Caso você participe da maratona, ou somente tenha se interessado por algum desses livros, deixe seu comentário.

Beijos
- Kah

21 comentários:

  1. Oi Kah, tudo bem? Gostei bastante do seu post... também vou participar da maratona, mas estou esperando um livro para poder fazer meu post.

    Desses eu só li "Harry Potter e o Cálice de Fogo", tenho bastante vontade de ler "A Rainha Vermelha" e "Os Segredos de Emma Corrigan".

    Boa sorte e boas leituras!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaella
      Pelo menos você já leu Harry Potter, né? Eu nem isso! haha
      Estarei de olho para ver a sua TBR!
      Beijos.

      Excluir
  2. Ótimas escolhas. Fiquei bastante interessado em ler Poesia Marginal e Além do ponto e outros contos, espero que goste e que faça resenha dos mesmo. Vou aguardar... Abraços,
    Iuri Rodrigues | alteregopessoal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu decidi nao participar dessa maratona, já participe tantas que mais uma me deixaria louca. Espero que voce consiga cumprir seus desafios. Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aline. Sei como você se sente, ano passado uma quase me deixou louca haha
      beijos.

      Excluir
  4. Olha eu espero que você consiga cumprir a maratona de inverno.
    Uma das minhas colaboradoras também está participando de uma, mas eu não sei se é esse ai. Espero que todos consigam cumprir com as leituras. Eu nem participo, porque estou precisando descansar um pouco. É muita leitura para pouco tempo sabe? hahahahaa...Mas enfim...Espero poder ver suas resenhas aqui, principalmente de Emma Corrigan e Rainha Vermelha que já estão na minha estante xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resumo-do-mes-junho.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, desejo boa sorte a sua colabora também. Tentarei fazê-las o mais breve possível.

      Excluir
  5. Gostei das suas escolhas para a maratona. Te desejo sorte porque fácil não é!
    Estou participando de um desafio literário desse ano, são 26 livros cada um com um tema, já li 22 mas alguns deles não se encaixam em tema nenhum por isso ainda falta uns.
    Beijos
    Ingrid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ingrid. Desejo-lhe boa sorte com o seu desafio também.
      Beijos.

      Excluir
  6. Gente to ficando tensa com tantos livros legais para ler nessa maratona! Ainda nem fiz minha postagem por que estou em dúvida quanto aos livros, mais sei que vou devorá-los!!!Ehehehe
    Adorei os seus Kah e boa sorte com todos eles viu!Vamos precisar de velocidade dessa vez!
    Beijo, divirta-se com a maratona
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mila!
      Sim, precisaremos de velocidade, Victor abusou dessa vez haha
      Boa sorte para você também, ficarei de olho para ver a sua TBR.
      Beijos.

      Excluir
  7. Eu quero tanto participar dessa Maratona! Mas não sei se vou ter tempo :(
    O semestre está acabando e ainda tenho alguns trabalhos e provas para entregar, o que pode acabar me prejudicando no início. Dúvida cruel essa, viu?

    Adorei suas escolhas. Li "A Rainha Vermelha" recentemente, então dessa lista esse é o único que conheço bem, rs. Achei a capa de "Solitária" muito interessante (e olha que geralmente não curto pessoas na capa), vou procurar saber mais um pouco!

    Boa sorte e boas leituras!

    m3raki.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é não ter tempo. Mas você poderia pegar um pouco mais leve no inicio.
      Espero que você tenha gostado de A Rainha Vermelha. Se você se interessou pela capa de Solitária, olhe a do primeiro livro, "Encarcerados", devo dizer que me influenciou muito a ler.
      Obrigada.
      Beijos.

      Excluir
  8. Uau! Quanto livro! Nunca me propus a participar de uma maratona assim. Acho que eu acabaria lendo por obrigação. Mas participo de vários desafios! :)
    Boa sorte!!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que as vezes isso acontece mesmo haha
      Obrigada!

      Excluir
  9. Oii Kah!

    Estou vendo ainda se vou participar, parece ser muito legal e tal, mas estou sem tempo para ler ultimamente, mas espero poder participar ^^

    Beijos, Amanda ^^
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!
      Tomara que você consiga, será bem divertido.
      Beijos.

      Excluir
  10. Estou amando essa maratona, uma pena nao conseguir participar, mas estou acompanhando a sua rsrs!!
    Quero muito este livro do Caio F. Abreu!!! Nunca li nenhum livro completo dele!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bem?

    Quero participar deste desafio também, mas, estou com medo! Hahaha

    Quem sabe eu crio coragem?

    Amei suas escolhas e te desejo muita, muita, muita sorte! <3

    Beijos e até!

    dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir