sábado, 18 de janeiro de 2014

Resenha: O Chamado do Cuco - Robert Galbraith

Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar ao detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.
Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.
Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P.D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios

Avaliação: ☻☻☻☻☺(4/5)       448 Páginas         Rocco


Quando eu li o nome desse livro fiquei interessada nele logo de cara, sem nem saber muito, depois de um pouco de tempo é que eu me toquei que esse era o livro escrito pela J.K. Rowling sob pseudônimo, ai eu quis ler na hora.

No inicio do livro somos apresentados a cena do, considerado pela policia após muitas investigações, suicídio da modelo problemática Lula Landry. Depois de algum tempo, ainda sem acreditar no resultado que a policia chegou após as investigações, o irmão da modelo resolve procurar Cormoran Strike para fazer uma investigação particular e achar o assassino da irmã.

Esse livro me lembrou um pouco a série Monk, pelo jeito como o Cormoran resolveu o caso, porque tudo o que ele vê é nos apresentado o tempo todo no livro, mas a gente - pelo menos eu - não consegue formar o quebra cabeça como ele forma, colocando todas as peças no lugar e nos dando uma explicação que não nos deixa duvidas de que está certo. Eu até acabei chutando no inicio o que acabou sendo o resultado da investigação, mas foi um chute do tipo "Ah, só falta ser sei lá o que", também voltei a pensar nisso mais vezes só que todas elas eu não conseguia achar um motivo, nem sentido então parava por ai. No final até acabei achando que era outra pessoa.

A J.K. Rowling é uma escritora incrível, ela com certeza tem o talento e a técnica, ela é um gênio escrevendo e fazendo os personagens serem tão diferentes uns dos outros, e muito mais profundos do que parecem, faz você pensar uma coisa e depois mostra que é outra. Resumindo ela é um gênio, mas eu não consigo achar a leitura dela leve e fácil, ela sempre acaba parecendo um pouco pesada pra mim, e a pesar das descrições incríveis que ela faz eu não consigo me deixar levar pelo livro, não sei se a culpa é minha que deveria ter me concentrado mais, ou do livro, não importa ela continua sendo fantástica de qualquer jeito.

Uma coisa que eu notei é que ela tá atirando pra todo lado, parece que ela quer se testar ou mudar sempre, afinal os livros dela são muito diferentes, cada um tem um gênero, ela tem Harry Potter que é Harry Potter - kkk- tem Morte Súbita que é um Thriller Psicológico- podem me julgar, mas pra mim aquela leitura foi tão pesada que eu não consegui ler, tentei duas vezes, mas sempre fui até a pagina 20 e parei. Talvez se eu tivesse me esforçado mais e continuado, eu tivesse gostado, afinal tem muita gente por ai rasgando elogios ao livro- e agora um  policia, O Chamado do Cuco, o primeiro de uma série do detetive.

Eu achei o livro bem legal, e acho que quem gosta desse tipo de livro que você tem que ser realmente um detetive e procurar as pistas você mesmo e ir montando na sua cabeça a historia, vai gostar, ele me parece bem clássico.

A morte apenas podia falar através das bocas daqueles que ficaram para trás, e através dos sinais os quais aqueles que partiram haviam deixado como rastros.

 Bjs, Kah.