terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Resenha: Todo Dia - David Levithan


Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

Avalialção: ☻☻☻☻☺(4/5) -  Galera Record -  2013


Eu resolvi ler esse livro depois de tanto ouvir a Mi do blog Minha Vida Literária falando dele. Depois de tantos comentários dela, eu finalmente resolvi ler e entendi o porque de ela gostar tanto.

O livro narra a história de A, uma pessoa - não tem sexo, ou se tem não sabe qual é e não faz diferença - que está acostumada a acordar todo dia no corpo de uma pessoa diferente, e é assim desde que ele se lembra. Até que um dia ele acorda no corpo Justin, e durante esse dia ele acaba se apaixonando pela namorada do Justin, Rhiannon, e resolve fazer de tudo para poder ficar com ela.

Em primeiro lugar eu devo falar que amei a ideia desse livro, e pelo o que eu li nos agradecimentos ela saiu do meu querido John Green - tinha que ser, né? - essa história nos possibilitou aprender varias lições, afinal estando cada dia na vida de uma pessoa diferente, você vê o mundo de um jeito diferente todo dia, você tem uma perspectiva da vida diferente a cada dia seja ela por um drogado, uma suicida, um homossexual, um heterossexual, uma garota que vive uma vida de futilidades, ou uma que tenha que trabalhar duro para poder sobreviver.

Com cada uma das pessoas que o A foi durante toda a história nós aprendemos valiosas lições, lições que nós não notamos que estávamos aprendendo, mas que no final vimos que estávamos com todas elas na nossa cabeça.

E também tem a parte do Amor nesse livro, que acabou nos mostrando que não importa o quão bizarra, estranha ou difícil seja uma relação, se tiver amor a pessoa vai tentar passar por cima de tudo, da sua incerteza, desconfiança, preconceitos, dificuldade... para tentar ficar com a pessoa que ama. E eu quis realmente dizer tentar, porque nem sempre pode dar certo, nem sempre a gente consegue, mas o importante é que foi passado por cima de tudo para fazer dar certo.

Outro ponto ainda sobre o amor, que foi falado no livro, palavras da própria Rhiannon, é que não se pode amar uma pessoa sem conhecer ela, que o amor ou a paixão só vem conforme você vai vivendo e conhecendo a pessoa.

Esse é um livro incrível, onde o autor fala com o jovem para o jovem, nos dando lições sem notarmos, e o que importa não é o fim, mas sim o caminho percorrido. Sem comentar das incríveis frases que por si só já dão uma lição.

E falando em fim, eu estava torcendo por outro final, mas eu sabia que era isso que iria acontecer e que era esse o melhor final que a história poderia ter.

Livro indicado - pelo o que eu li por aí - para quem gostou de Will & Will. Livro que por acaso agora eu quero ler, afinal amo John Green e o David me encantou.

Não sei como isso funciona, nem o porquê. Parei de tentar entender há muito tempo. Nunca vou compreender, não mais do que qualquer pessoa normal entenderá a própria existência. Depois de algum tempo é preciso aceitar o fato de que você simplesmente existe.

Bjs, Kah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário